11 fotos dos preparativos para a Campus Party
A Campus Party de 2014 começa na próxima segunda-feira, 27, e a organização ainda está trabalhando na montagem do evento, como dá para ver pela foto. Confira a seguir...
Da Redação
Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 17h01.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h57.
A Campus Party de 2014 começa na próxima segunda-feira, 27, e a organização ainda está trabalhando na montagem do evento, como dá para ver na foto acima. Confira a seguir outras imagens dos preparativos da festividade e mais alguns detalhes sobre a feira deste ano.
No palco principal, localizado ao fundo da arena, serão feitas as maiores apresentações. Entre os nomes de destaque, estão John Lunn, diretor global de desenvolvimento do PayPal, e Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, piloto e empreendedor de sucesso.
Já os palcos secundários os chamados Cenários, sete ao todo serão movimentos por palestras sobre desenvolvimento, segurança, cultura de internet e empreendedorismo.
Alguns deles seguem montados um do lado do outro, como aconteceu nos anos anteriores. Pode ser, então, que vejamos novamente reclamações sobre o som de uma palestra vazando e atrapalhando um pouco o andamento de outra.
A disposição das mesas foi levemente alterada na edição deste ano, dando a impressão de que há mais espaço para os campuseiros. É só uma ilusão, no entanto, embora realmente pareça que os visitantes do evento terão mais lugar para acomodar suas máquinas.
De acordo com a organização, serão utilizados entre 4 e 5 quilômetros de fibra para espalhar internet por todo o pavilhão do Anhembi. Isso, claro, sem contar tudo que será utilizado para trazer o sinal de 40Gbps das centrais da Telefônica/Vivo, nas regiões do Ibirapuera e da Consolação.
Eles chegarão ao servidor central da empresa, o OVNI, passarão pelos da Futura, organizadora do evento, e aí sim chegarão aos cerca de 8.000 campuseiros que, somados aos visitantes, somarão 10.000 pessoas, segundo estimativa da organização.
Falando em OVNI, aliás, a estrutura de 2014 será redonda, e não oval. Dentro dela ficarão 13 racks, que distribuirão o sinal para internet fixa e móvel (3G e 4G). O primeiro vai pelos quilômetros de cabos, enquanto o segundo será espalhado por uma antena dentro da própria Campus.
Ela é chamada pelos engenheiros de site sustentável, e fica, normalmente, com parte da estrutura embaixo da terra. No evento, ela ficará relativamente exposta e posicionada próxima ao OVNI, servindo como o carro-chefe da empresa de telefonia.
Nada de Wi-Fi vindo da Telefônica/Vivo, no entanto. De acordo com os engenheiros, um sistema de internet sem fio poderá ser testado na CP do Recife ainda neste ano, e talvez em 2015 vejamos um projeto da companhia no evento em São Paulo.
Uma curiosidade: dentro do OVNI, a temperatura é regulada para ficar entre 19 e 20 °C, mantendo os servidores frios. E assim como no ano passado, a estrutura terá um gerador próprio, que funcionará durante todo o dia para evitar que eventuais quedas de luz que aconteceram em edições anteriores derrubem a internet no evento.