10 gigantes com forte presença "verde" nas redes
Cada vez mais empresas recorrem às redes sociais a fim de espalhar suas iniciativas em prol da sustentabilidade para o público. Veja as 10 companhias que tiram o...
Vanessa Barbosa
Publicado em 29 de outubro de 2013 às 15h25.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h08.
Ter uma forte presença "verde" nas mídias sociais é uma procupação crescente entre as maiores empresas do mundo. Segundo o relatório SMI-Wizness Social Media Sustainability Index 2012, a maior parte das gigantes globais (87%) possuiam, em 2012, perfil ativo no Facebook para comunicar seus esforços nessa seara. Elas também buscam o Twitter, Pinterest e blogs para tornar público as iniciativas que estão abraçando a fim de reduzir sua pegada ecológica. Entre as 100 megacorporações avaliadas no Índice, 10 se destacaram. Veja nos slides a seguir quem está tirando o melhor proveito das redes para comunicar seu engajamento com a sustentabilidade.
O que diz o relatório: A Levi Strauss tem boas histórias para contar, seja pelo fornecimento de algodão mais sustentável, oferecendo aos clientes conselhos úteis sobre como lavar e cuidar do jeans, seja pela introdução de uma linha de produtos que geram menos resíduos e levam garrafas de plástico e bandejas de alimentos reciclados na sua composição. A companhia apostou no Instagram para lançar a campanha Waste
O que diz o relatório: O banco da Espanha Bilbao Vizcayo Argentaria (BBVA) é uma enxurrada constante de atividades online e inovação. Um dos seus projetos mais notáveis em 2012 foi o BBVA Centro de Innovación, cujo site principal, juntamente com o Facebook, Twitter e Pinterest, abrange temas como cidades inteligentes e crowdsourcing. Mas isso é apenas parte da estratégia de comunicação da sustentabilidade do Banco. Em 2011, o BBVA também lançou o Projeto Momentum, uma colaboração iniciada em 2011 com escolas de negócios da Espanha para promover o empreendedorismo social no país.
O que diz o relatório: "Equipe Verde" parece um termo fora de moda, mas isso não impediu o eEbay de montar um portfólio impressionante de ações e serviços de sustentabilidade que só poderia ser bolado por um grupo totalmente focado e inspirado pelo conceito. A iniciativa mais interessante da empresa em 2012 foi uma parceria feita com a organização Common Threads para a criação de uma loja online para venda de equipamentos, roupas e outros materiais de segunda mão para quem quer viajar para regiões gélidas, como a Patagônia, que empresa seu nome ao projeto.
O que diz o relatório: A Danone tem duas principais iniciativas de sustentabilidade com foco social - o Down to Earth, um espaço aberto para discutir os deafios do mundo e o Communities, um site que reúne informações sobre empreeendorismo social, financiamento e desenvolvimento de empresas locais em prol de um modelo econômico sustentável. O Down to Earth é o carro-chefe de comunicação da Danone com foco na sustentabilidade. Mistura de blog e site, a plataforma é visualmente atraente com uma linguagem criativa, capaz de alcançar um amplo plúbico.
O que diz o relatório: Pouco tempo atrás, a GE era vista como um dinossauro dos negócios desligado das tendências online. Não mais. Desde o sucesso do Desafio Ecomagination, projeto que estimulava a inovação entre estudantes de design de todo o mundo, a multinacional vem produzindo instigante conteúdo online e projetos de inovação e sustentabilidade. Hoje, a empresa possui uma carteira de inteligentes canais de mídia social (Txchnologist.com, Healthymagination, Ecomagination, Idéias Lab) e seus Relatórios de Sustentabilidade estão sendo disponibilizados no formato digital.
O que diz o relatório: A segunda empresa espanhola no top 10, a gigante Telefônica, oferece uma miscelânea de meios de comunicação em torno de questões de sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa. Cada post novo no seu blog de sustentabilidade sai dali direto para o Twitter e o Facebook. A Telefônica também tem um site vibrante voltade para comunidade e a iniciativa Think Big, que incentiva e financia os jovens para ajudar a melhorar suas comunidades locais.
O que diz o relatório: A gigante de tecnologia continua a impressionar com suas iniciativas resguardadas sob o guarda-chuva do mantra "Smarter" (Mai Inteligente), que coloca a ação colaborativa no centro dos esforços da marca. Nos últimos anos, a IBM abraçou a filosofia dupla de tecnologia empresarial e sustentabilidade, através de programas como o Smarter Planet, Smarter Cities e Smarter Commerce.
O que diz o relatório: Apesar de ter dado o ponta pé inicial em sua estratégia de sustentabilidade em 2007, a gigante do setor de varejo britânica Marks & Spencer demorou para acertar a mão no uso das mídias sociais. Tudo mudou ano passado, quando a empresa assinou um pacto com a Oxfam, uma das instituições conservacionistas mais importantes do mundo, para reciclar peças velhas de roupa. A campanha não só ajuda a M&S a dar um upgrade na comunicação para explicar termos como "sustentabilidade" ao grande público, mas também deu aos clientes um canal de comunicação direto, através de um aplicativo para Facebook.
O que diz o relatório: Através da iniciativa "EarthSmart" a transportadora de entrega global FedEx mantém uma estratégia bem definida de comunicação de suas ações de sustentabilidade. A FedEx usa seu blog corporativo, assim como o feed do Twitter de seu vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitch Jackson, para oferecer atualizações diárias sobre as atividades da empresa. Através de seu site EarthSmart, compartilha informações de forma divertida, e também lança mão de aplicativos criativos para contagiar clientes, como o app Enchanted Forest do Facebook.
O que diz o relatório: A Microsoft aposta em blogs para difundir seus esforços de Cidadania desde 2008. Mas foi ano passado que a gigante do software lançou um programa de responsabilidade sócio-ambiental ambicioso o YouthSpark, projetado para ajudar 300 milhões de crianças em 100 países a "ter uma boa educação, encontrar trabalho ou iniciar seu próprio negócio". O projeto inclui um portal de micro-funding, o Innovate4Good, rede mundial que visa ajudar os jovens a "colaborar, inspirar e apoiar uns aos outros enquanto usam a tecnologia para fazer a diferença em suas comunidades", além de uma série de outros mini-projetos alojados no Hub YouthSpark. Todas essas ações são potencializadas pelo trabalho de divulgação que a empresa faz no Twitter e Facebook.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democraciaOs novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a TrumpPin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradoresSuprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok