Descubra qual a principal diferença entre as duas opções (Pixabay/Fotos Públicas)
Da Redação
Publicado em 22 de março de 2021 às 17h13.
Última atualização em 19 de abril de 2021 às 17h53.
Existem tantas opções de seguros no mercado que é muito comum termos dúvidas em relação ao que cada uma atende, quais as coberturas, quando são obrigatórios e quais se adequam às nossas necessidades reais.
Então, vamos procurar sanar algumas dessas dúvidas relacionadas ao seguro habitacional e ao seguro residencial, explicando cada um separadamente.
Seguro habitacional
Essa modalidade de seguro é relacionada à quitação de um imóvel financiado em caso de morte do segurado ou incapacitação permanente (invalidez), impedindo-o de continuar trabalhando e arcando com as parcelas do financiamento. Geralmente, sua contratação é obrigatória para que a financeira tenha garantias contra possíveis prejuízos, como inadimplência.
Ele, em geral, costuma cobrir danos ao imóvel em caso de explosões, incêndios, alagamentos, enchentes, raios, vendavais, desmoronamentos, destelhamento devido a chuvas de granizo ou ventos muito fortes.
A diferença desse seguro para o seguro residencial é que ele não cobre a perda de pertences pessoais dos moradores. A intenção é proteger o imóvel apenas, pois, em caso de inadimplência por parte do contratante, a seguradora tem a garantia de retomar o bem para levá-lo à leilão.
Seguro residencial
O seguro residencial possui coberturas relacionadas à estrutura física do imóvel e as mais básicas costumam ser contra incêndios, explosões e raios. Mas, é possível contratar outras coberturas que garantam indenizações na ocorrência de um sinistro. Entre elas, estão:
Basicamente, essas são as diferenças entre seguro habitacional e seguro residencial. Caso necessite contratar um deles, busque as melhores opções no mercado.
Quer saber tudo sobre crédito? Acesse já o nosso portal creditopara.vc e fique por dentro!