Revista Exame

Todos contra o crime

Um grupo de lideranças públicas do Brasil foi à prestigiada Universidade Colúmbia, em Nova York, estudar táticas para combater a sensação de insegurança generalizada — e, assim, tentar melhorar o ambiente de negócios do país

Polícia de Nova York: queda drástica na criminalidade transformou a metrópole em case mundial (Joel Carillet/Getty Images)

Polícia de Nova York: queda drástica na criminalidade transformou a metrópole em case mundial (Joel Carillet/Getty Images)

Leo Branco
Leo Branco

Editor de Negócios e Carreira

Publicado em 23 de janeiro de 2025 às 06h00.

Mesmo para os brasileiros, já acostumados com a falta de segurança pública, os últimos meses não têm sido fáceis. Há uma sensação generalizada de avanço do crime organizado pelo país. Em novembro, um tiroteio na área de desembarque do Aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país, matou um delator de lideranças do Primeiro Comando da Capital, o PCC, o maior bando criminoso do país, criado num presídio de São Paulo em 1993. Além dele, um motorista que apenas transitava no local morreu. Dois meses depois, uma investigação da Polícia Civil paulista prendeu 14 policiais militares acusados de participação no crime. No Rio de Janeiro, a guerra entre facções criminosas costuma parar o trânsito e vitimar turistas cujo único erro foi estar no lugar e na hora errados.

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:1271

Mais de Revista Exame

Oásis perene: como a dona da Riachuelo apoia oficinas de costura no sertão do RN

Instituto cultural de Porto Alegre atingido pela enchente prepara expansão e projeto de prevenção

Formas e funções: indicamos cinco gadgets para os seus momentos de lazer

Sem mau tempo: bar icônico de Porto Alegre retoma após enchente sem perder o bom-humor