Pop

McDonald's tem filas em seu último dia de operação na Rússia

Além do McDonald's, nomes como Starbucks e Coca-Cola também estão deixando a Rússia

Restaurante do McDonald's em Moscou: último dia de operação nesta segunda-feira, 14 (Vlad Karkov/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Restaurante do McDonald's em Moscou: último dia de operação nesta segunda-feira, 14 (Vlad Karkov/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2022 às 12h39.

Última atualização em 14 de março de 2022 às 13h48.

A rede americana de fast food McDonald's teve nesta segunda-feira, 14, seu último dia de operação na Rússia. Na semana passada, a rede havia anunciado que encerraria por tempo indeterminado os serviços no país em meio à guerra na Ucrânia.

Quer saber tudo sobre a invasão da Ucrânia e como isso impacta o Brasil e você? Leia na EXAME

Nas redes sociais e em agências de notícias, circularam imagens de filas nas principais unidades do McDonald's no país, que já vinham desde o anúncio do fechamento em 8 de março.

O último turno acabou ainda na manhã desta segunda-feira, pelo horário de Brasília, e já fim do dia em Moscou.

Veja imagens dos últimos dias do McDonald's russo:

 

Pessoas na fila para entrar em McDonald's em Moscou (Vlad Karkov/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

 

Clientes em unidade de Murmansk (Semen Vasileyev/Anadolu Agency/Getty Images)

 

Carros em frente ao McDonald's em Moscou, em 9 de março, um dia após o anúncio do fechamento (Alexander Sayganov/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

 

Clientes em unidade do McDonald's em Moscou, em 9 de março. Lojas ficaram lotadas ao longo dos últimos dias (Konstantin Zavrazhin/Getty Images)

 

Fechamento temporário

O McDonald's tinha quase 850 lojas na Rússia, segundo o presidente global Chris Kempczinski, que fez o anúncio do fechamento na última semana.

O encerramento das atividades, no entanto, é temporário, ainda que por tempo indeterminado.

O executivo disse que a rede continuaria pagando os funcionários durante os fechamentos, o que indica que a empresa espera retomar as atividades em um futuro próximo.

Segundo Kempczinski, é "impossível prever" quando o McDonald's reabrirá, mas a empresa vai "monitorar de perto a situação".

O fechamento do McDonald's é um momento-chave em meio à guerra porque, como um dos símbolos do capitalismo americano, a rede não funcionava nos territórios da antiga União Soviética (do qual faziam parte tanto a Rússia quanto a Ucrânia).

Quando a primeira unidade foi aberta em Moscou, em 1990, filas de 30 mil pessoas se formaram, marcando de vez o fim da Guerra Fria e o período de decadência econômica e política da antiga URSS.

Consumidores soviéticos fazem fila na abertura do primeiro McDonald's da URSS, em janeiro de 1990 (VITALY ARMAND / AFP/Getty Images)

O McDonald's chegou à Rússia em janeiro de 1990, meses depois da queda do muro de Berlim, em 1989. A primeira unidade, no entanto, foi iniciativa do braço canadense do McDonald's na época, e não da sede nos Estados Unidos.

Debandada de empresas na Rússia

Desde o começo da guerra na Ucrânia, grandes empresas com sede em países ocidentais têm sido pressionadas a parar de operar na Rússia.  Mais de 100 empresas de diversos setores, do consumo à indústria, energia e tecnologia, já anunciaram o encerramento das atividades na Rússia ou o fim de novos investimentos.

No setor de alimentação, além do McDonald's, a rede de cafeterias Starbucks também anunciou o encerramento das operações na Rússia, assim como a fabricante de bebidas Coca-Cola.

A guerra começou oficialmente em 24 de fevereiro com ataque a cidades como a capital Kiev, embora um conflito na fronteira com a Rússia no leste do país já existisse desde 2014.

Nos dias que se seguiram, além dos boicotes voluntários das companhias, os governos ocidentais anunciaram uma série de sanções que também impactam as operações.

A maioria das sanções até agora é financeira, e há ainda a proibição, por parte dos EUA, de importação de petróleo e gás russos.

LEIA MAIS

 

Acompanhe tudo sobre:Fast foodMcDonald'sRússiaUcrânia

Mais de Pop

O que é Corpus Christi? Entenda o significado e a origem do feriado

Lançamentos da Netflix em junho de 2024: veja os filmes e as séries

Festa Junina em SP 2024: confira datas e locais das melhores quermesses da cidade

'The Bear': veja o novo trailer da 3ª temporada, que estreia em junho

Mais na Exame