Exame Logo

Dia do Doador de Sangue: quem pode doar e como funciona?

A data foi criada pela Assembleia Mundial da Saúde como uma forma de agradecer os doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue

A nurse injects a syringe of ozone into an IV bag full of the patients blood. Once all the ozone is in the blood will be dripped back into the patient intravenously. (James Mutter/Getty Images)
Luiza Vilela

Repórter de entretenimento e redatora da Homepage

Publicado em 14 de junho de 2024 às 05h28.

Em 14 de junho comemora-se o Dia Mundial doDoador de Sangue, uma homenagem a todos aqueles que, por meio da doação, salvaram vidas — e funciona também como um incentivo para novos doadores.

Embora a necessidade de sangue seguro seja universal, os hemocentros das cidades brasileiras enfrentam dificuldades para encontrar novos doadores. Dados do Ministério da Saúde informam que globalmente, 42% do sangue doado é coletado em países de alta renda, que abrigam apenas 16% da população mundial.

Veja também

No Brasil, somente 1,4% da população é doadora regular de sangue;um número bastante baixo para a quantidade de pessoas que necessitam da doação. Para se ter ideia, o sangue doado pode ajudar em tratamentos e intervenções urgentes, pode salvar vidas em emergências envolvendo acidentes e hemorragias, apoia procedimentos médicos e cirúrgicos complexos e pode auxiliar nos cuidados maternos e neonatais.

Origem do Dia Mundial do Doador de Sangue

A escolha da data chegou em 2005, na Assembleia Mundial da Saúde, como uma forma de agradecer os doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue. O dia 14 vem em homenagem ao aniversário de Karl Landsteiner, que descobriu o fator Rh no sangue (positivo ou negativo) e as variações existentes entre os tipos sanguíneos (A, B, AB e O).

Quem pode doar sangue?

Por aqui, muitas vezes a falta de doadores acontece por desinformação: muitos brasileiros desconhecem os pré-requisitos para poder doar sangue, ou têm medo do processo. E a verdade é que o processo é bem tranquilo e quase todo mundo pode ser doador.

Segundo o Ministério da Saúde,podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 aos, com no mínimo 50kg, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos.

Quem não pode doar sangue?

A Fundação Pró Sangue, do maior hemocentro de São Paulo, traz os seguintes impedimentos de doação:

Requisitos temporários para não doação de sangue

O que precisa fazer para doar sangue?

Os pré-requisitos listados pelo Ministério da Saúde são:

  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
    Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
  • Não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação;

Quantas vezes posso doar sangue?

Para homens, é possível doar sangue de 2 em 2 meses, não ultrapassando o máximo de 4 doações ao ano. Para mulheres, o intervalo é de 3 em 3 meses, sendo no máximo 3 doações anuais.

Acompanhe tudo sobre:Saúde no BrasilSetor de saúdeDoações

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Pop

Mais na Exame