Pop

Cratera encontrada na África pode ter ligação com extinção dos dinossauros; entenda

Cratera possui 66 milhões de anos, quase o mesmo período em que ocorreu a chuva de asteroide

Asteroide teria 400 m de largura, aproximadamente a altura do Empire State Building, em Nova York (Tribune News/Getty Images)

Asteroide teria 400 m de largura, aproximadamente a altura do Empire State Building, em Nova York (Tribune News/Getty Images)

Uma cratera encontrada na região da Guiné Bissau, costa da África Ocidental, pode ter ligação com asteroides responsáveis pela extinção dos dinossauros. Escondida sob 3000 pés (900 metros), a origem do buraco ainda é desconhecida pelos cientistas.

De acordo com a revista Live Science, a cratera ainda não foi estudada a fundo, mas os cientistas pretendem perfurar a estrutura para encontrar minerais chocados por calor. Caso seja encontrado alguns destes artefatos, irá confirmar que a origem foi realmente de asteroide.

O cientista David King, em entrevista para Live Science, disse que a forma da cratera aponta para uma origem extraterrestre. King é cientista principal do Instituto Lunar e Planetário que não esteve envolvido no estudo atual, mas foi um dos descobridores do local.

Os pesquisadores apelidaram a estrutura de cratera Nadir em homenagem a um monte submarino próximo.

Impacto

Os estudos iniciais indicam que o asteroide teria 400 m de largura, aproximadamente a altura do Empire State Building, em Nova York. Ele teria atingido o leito do oceano com potência de 5.000 megatons de TNT, o equivalente a uma bola de fogo com 10 km de largura. O impacto do asteroide atingiu pelo menos 2 km, ocasionando ondas que podem ter chegado a 100 km de altura.

Com base nas camadas de rocha dentro e ao redor da cratera, a equipe descobriu que ela possui cerca de 66 milhões de ano, ou seja, quase o mesmo período em que ocorreu a chuva de asteroide. Uma cratera chamada Chicxulub, localizada na Península de Yucatán, também foi criada no mesmo período e as suspeitas são as mesmas.

Veja também: 

Deepfake mostra pesquisa falsa na voz de Renata Vasconcellos, do Jornal Nacional

“Wandinha”: Netflix exibe teaser da série que faz referência à Família Addams

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAsteroidesDinossauros

Mais de Pop

'Velhos Bandidos': Fernanda Montenegro e Bruna Marquezine estrelam em novo filme; veja o que esperar

Arqueólogos descobrem túmulo de 'criança vampira' em antigo palácio na Europa

Poeta Armando Freitas Filho morre no Rio de Janeiro, aos 84 anos

Oasis vem ao Brasil em 2025 para show em São Paulo, diz revista britânica