PME

São Paulo tem tradição em negócios inovadores

A cidade, que comemora 458 anos hoje, é celeiro de empreendedores

Trânsito na avenida Paulista (Wikimedia Commons)

Trânsito na avenida Paulista (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2012 às 10h41.

São Paulo - A maior cidade da América Latina completa 458 anos nesta quarta-feira (25). A capital dos paulistas concentra 15% do Produto Interno Bruto (PIB) e 6% da população do país. São Paulo tem o empreendedorismo como uma de suas marcas. São 631.118 micro e pequenas empresas (MPE), 35% do segmento no estado, segundo dados do Sebrae em São Paulo.

A Casa Eurico e o Empório Chiapetta são dois exemplos de sucesso. As duas empresas foram criadas há mais de 70 anos na cidade. Para seus proprietários, além de fazer diferente todos os dias, dar ouvidos às demandas dos clientes e consumidores faz toda a diferença no caminho do sucesso.

A Casa Eurico foi fundada por Erich Rosenthal, em 1938. A neta do seu Eurico, como ficou conhecido, conta que aprendeu com o avô a ouvir os clientes. “Ele começou vendendo sapatos para funcionários de fábricas que se estalaram no bairro de Moema, na maioria alemães. Em 1942, recebeu um lote de sapatos com numeração grande e viu ali uma oportunidade de se especializar”, conta.

A Casa Eurico é conhecida em toda São Paulo como a “loja dos pés grandes”. Qualidade, variedade e atendimento são os pontos fortes, mas Nídia lembra que para se manter no mercado foi preciso também inovar. Em 2003, a empresa abriu outra unidade na rua Oscar Freire e depois criou uma loja virtual. Em 2010, lançaram uma nova marca: Eurico Max, de olho no público mais jovem e arrojado.

“Nossa preocupação é evoluir sem perder as características que fizeram do nosso negócio um sucesso. Compramos apenas de empresas nacionais e que possuam qualidade. Não temos a intenção de ter franquias ou ir para shoppings centers. Passamos por vários planos econômicos e pelo crescimento do bairro e da cidade. Somos uma loja moderna que está há mais de 70 anos no mercado”, orgulha-se Nídia.

Tradição
Código de barras, vendas pela internet, criação de produtos próprios e tecnologia são inovações que os proprietários do Empório Chiapetta viram surgir em quase 80 anos de existência. Leonardo Chiapetta, proprietário do negócio que está no Mercado Municipal de São Paulo desde 1933, conta que aprendeu com as gerações anteriores da família a tornar a loja atrativa para ao longo do tempo. “Temos os tradicionais produtos, como o bacalhau, os vinhos, os azeites e as frutas secas, mas também temos itens para os novos restaurantes e clientes”, garante.

A evolução da empresa está simbolizada na logomarca. O logotipo foi ligeiramente modificado, respeitando a história da empresa. “Temos uma loja virtual e abrimos uma loja no Shopping Eldorado. É uma empresa com características modernas, mas que preserva a tradição e a marca da família”, diz.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEmpreendedoresEmpreendedorismoMetrópoles globaisPequenas empresassao-paulo

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame