Exame Logo

Qual é o time ideal para uma empresa nascente?

Para garantir o sucesso da sua startup, o empreendedor precisa de uma equipe coesa, com perfis complementares e produtiva

Equipe ideal (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2010 às 09h41.


Qual é o perfil da equipe ideal para uma startup?

Respondido porYuri Gitahy, especialista em startups

São Paulo - O time é uma das coisas mais importantes para uma startup, e a única receita para o sucesso é que ele seja ao mesmo tempo complementar, coeso e produtivo.

Por complementar, entenda que dificilmente o empreendedor é capaz de realizar sua ideia sozinho. Assim, pessoas de perfis diferentes precisam se juntar para que o projeto saia - por exemplo, um para cuidar do protótipo, outro para melhoria do modelo de negócios e um terceiro para captação de recursos financeiros.

Veja também

O time deve ser coeso porque o ambiente de uma startup é caracterizado por pressão constante, e existe uma tênue linha entre a sobrevivência e a morte do que ainda é um projeto de empresa. Algumas startups ficam congeladas por anos a fio, sofrendo o impacto da rotatividade de pessoas no time até que finalmente o projeto seja terminado.

Além disso, se um membro do time não tem o mesmo comprometimento que você com a visão de futuro da empresa, faça uma auto-análise para garantir que a culpa não seja sua (ou seja, não é o membro do time que está errado, é você quem está errando na proposta e venda da sua visão ao time).

A última característica importante de um time é a produtividade. Isso combina não só experiência e  conhecimento técnico, mas também fazer mais com menos: uma startup que não faz o máximo que pode no menor período de tempo possível está com sua sentença de morte assinada. Deve-se focar ao máximo na eficiência das atividades e entregar o produto o mais cedo possível, ou mudar sua estratégia na mesma velocidade caso ela se mostre ineficiente.

Uma última dica: o empreendedor também faz parte do time, e precisa tanto dele quanto o time precisa de um líder. Liderança é a palavra chave no começo do projeto, e essa responsabilidade recai sobre os ombros do empreendedor.

Yuri Gitahy é investidor-anjo, conselheiro de empresas de tecnologia e fundador da Aceleradora, que apoia startups com gestão e capital semente

Envie suas dúvidas sobre startups paraexamecanalpme@abril.com.br.


Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioEmpreendedoresEmpreendedorismoPequenas empresas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame