Qual é a melhor forma de atrair clientes para minha loja?
Antes de qualquer ação tenha certeza de que não existem falhas no seu composto de marketing
Da Redação
Publicado em 27 de janeiro de 2011 às 08h49.
Tenho uma loja de roupas femininas e acessórios. Qual é a melhor forma de atrair o cliente? (Pergunta enviada por Edilene Silva)
Respondido porDaniela Khauaja,especialista em marketing
São Paulo - Para atrair o cliente, é importante começar fazendo uma reflexão sobre quem é seu cliente. Você de fato o conhece? Se sua empresa conhecer as necessidades e os desejos de seus clientes e tiver um posicionamento apropriado para atendê-los, será mais fácil atraí-los.
No caso de um varejo, é imprescindível refletir sobre a localização de sua loja e se ela é adequada para o seu público-alvo. Conheço um caso de uma marca de roupas femininas do Bom Retiro, no Centro de São Paulo, que tinha ótimos resultados, mas fracassou nos Jardins, área nobre da cidade. O seu posicionamento era inadequado para o público de um bairro mais rico.
Além da localização, repense o mix de produtos, o nível dos serviços oferecidos e o preço. Se possível, faça uma pesquisa de mercado com seus clientes atuais para saber quais pontos você pode melhorar.
Quando se sentir seguro com relação a tudo isso, você pode usar algumas técnicas para atrair os clientes. Atenção: não adianta tentar atraí-los se houver falhas no seu composto de marketing.
Em varejo, vale a pena investir em visual merchandising, que inclui a organização da loja e da vitrine para expor os produtos. Há ótimas agências especializadas no assunto. Duas marcas norte-americanas têm feito muito sucesso e podem ser benchmarking: Abercrombie & Fitch e Forever 21.
Muitas marcas no varejo conseguem atrair clientes despertando os 5 sentidos. Portanto, pense no tipo de música pode ser tocada na loja, nos padrões de cor que poderão transmitir a emoção adequada à sua marca, nas imagens no ambiente que permitirão ao consumidor identificar a loja, o aroma, o toque e até mesmo se servir alimentos e bebidas podem afetar o comportamento do seu consumidor.