Programa vai capacitar hotéis e pousadas de pequeno porte
Convênio do Sebrae com a ABIH prevê ações nas cidades sedes da Copa do Mundo e outros 20 destinos
Da Redação
Publicado em 10 de janeiro de 2011 às 14h20.
Rio de Janeiro - Um convênio entre o Sebrae e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) garantirá recursos da ordem de R$ 3,3 milhões para o Programa de Qualificação dos Pequenos Meios de Hospedagem. O recurso será aplicado nas 12 cidades sede da Copa do Mundo e em outros 20 destinos indutores, que serão beneficiados com o aumento de visitantes em função do Mundial.
O programa de capacitação, com apoio das unidades locais do Sebrae e da ABIH, já foi lançado em Recife, Belo Horizonte e Cuiabá. A previsão é que até março deste ano, alcance as demais cidades sede e em abril, comece o curso in loco.
Marketing, competitividade, sustentabilidade e temas ligados à inovação de gestão são alguns dos pontos que serão abordados no programa destinados a gestores, coordenadores e colabores de empresas hoteleiras. Para o aumento da competitividade também estão previstas novas estratégias de comercialização como uma Central de Negócios e incentivos previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas empresas, tendo como viés importante o destaque às vantagens da formalização.
Estratégias de atração e atendimento aos turistas foram os temas mais citados pelas mais de 10 mil pessoas que visitaram o blog do projeto Pequenos e Notáveis. Acesso ao crédito, estratégias de comunicação e relacionamento com o cliente e gestão de hotéis e pousadas também foram outros pontos considerados importantes por empresários e profissionais do setor.
Segundo as estimativas do Ministério do Turismo (MTur), o Brasil receberá cerca de 500 mil turistas estrangeiros para o Mundial de 2014. Esse evento representa uma valiosa oportunidade para os micro e pequenos empreendimentos.
“Nossa meta é fornecer aos pequenos meios de hospedagem diversos mecanismos para o desenvolvimento do turismo competitivo e sustentável. Queremos também promover a utilização de ferramentas de gestão a partir das 32 oficinas que serão realizadas”, destaca o presidente ABIH, Álvaro Bezerra de Mello.