PME

Programa financiado pelo BID ensina responsabilidade social às pequenas e médias

Grandes empresas, como Extra, Belgo e Camargo Corrêa, estão envolvidas no projeto, que tem um orçamento de 2,6 milhões de dólares

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O Instituto Ethos está organizando um programa para ensinar práticas responsáveis a pequenas e médias empresas. Financiado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) e pelas próprias grandes empresas envolvidas, o programa conta com um orçamento de 2,6 milhões de dólares. A idéia é que oito grandes corporações orientem pequenas e médias empresas de suas cadeias de fornecedores a respeito da responsabilidade social.

Os setores envolvidos no programa são petróleo e gás, energia elétrica, varejo, construção civil, mineração, siderurgia, açúcar e álcool. A Belgo, na área de siderurgia, a rede de varejo Extra e a construtora Camargo Corrêa são algumas das empresas participantes. O projeto dura três anos. "Em alguns setores, como agronegócios e construção civil, é mais difícil fazer valer a responsabilidade social", diz Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos. "Mas esperamos bons resultados em todas as áreas." Young defende que a atuação socialmente responsável não desvia a empresa de seu principal objetivo -- dar lucro. "Pelo contrário, a longo prazo, traz rendimentos diretos e aumenta a competitividade e a chance de sobrevivência", diz. Segundo ele, seria um instrumento de gestão eficaz e acessível também às pequenas e médias empresas. A seguir, alguns trechos da entrevista que Young concedeu para o portal de EXAME PME:

Como uma empresa pode ser socialmente responsável?

A gestão socialmente responsável passa por quatro fases. A primeira é a implementação de uma administração ética e transparente. A segunda é a adoção dessa postura em relação aos parceiros - distribuidores, fornecedores e mercados. Depois, deve-se causar bons impactos na comunidade, com ações sociais. E, por fim, gerar ações que sejam indutoras de políticas públicas.

As pequenas e médias empresas devem - ou conseguem - chegar até que fase?

Existe um mito de que a pequena empresa é coitadinha, sem recursos. As pequenas e médias empresas têm uma dimensão restrita de negócios, mas isso não significa que, em sua própria escala, elas não podem alcançar a responsabilidade social em todas as etapas. Há incontáveis exemplos neste sentido. Em Brasília, o dono de um açougue de bairro resolveu colocar uma biblioteca em sua loja. Clientes passaram a doar livros, e a pegá-los emprestado também. A empresa gastou pouquíssimo, e logo ficou conhecida na comunidade, serviu escolas e adicionou valor na relação com seu consumidor.

Qual a relação entre responsabilidade social por parte das empresas e o desenvolvimento de um país?

Na conferência do BID no ano passado, o professor James Austen, de Harvard, mostrou que as principais vantagens competitivas da Coréia, Tailândia e Vietnã vinham de investimentos em educação e do suporte à criança e ao adolescente. O lucro não virá sem o desenvolvimento da sociedade. Se os negócios precisam dar lucro, também é preciso elevar padrões econômicos e culturais da sociedade.

Mas, na prática, é possível calcular este tipo de ganho?

Nos últimos dois anos, as ações da Natura valorizaram 234%. De 10 grandes consultorias de mercado, 6 aconselham a compra dos papéis da empresa. Em parte isso aconteceu porque a Natura, ao praticar responsabilidade social, tem gerado valor. Suas práticas de boa governança, a publicação de balanços sociais, o fato de a empresa não usar nada que possa produzir poluição fazem da Natura uma empresa diferenciada.

Que tipo de investimento inicial as pequenas e médias empresas devem fazer?

A responsabilidade social é tão acessível quanto as tradicionais ferramentas tradicionais de gestão. As pequenas e médias podem usar os indicadores Ethos, que são gratuitos, e estão no nosso site [clique aqui para visitar os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social]. Lá, é possível saber em que patamar de desenvolvimento sustentável uma empresa se encontra, quando comparado a um banco de dados de quase 600 empresas. É um começo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame