Brasília - Estão abertas as inscrições para a edição 2015 do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil. Promovida pelo Sebrae , pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e pelo Grupo Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a iniciativa reconhece conceitos inovadores e boas práticas de gestão em diversos setores da economia.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho pelo site ou em pontos de atendimento do Sebrae espalhados pelo país.
As empresas participantes são avaliadas pela qualidade da gestão e a capacidade inovadora por meio de um questionário de autoavaliação, tendo como base o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da FNQ. Mais do que indicar o amadurecimento dos negócios, o prêmio pretende incentivar a prática de análise de mercado e a visualização de possíveis oportunidades em diferentes nichos.
Todos os empreendimentos inscritos recebem, gratuitamente, um relatório personalizado com pontos fortes e oportunidades de melhoria na gestão. Com base nesse diagnóstico, o Sebrae também indica soluções e cursos. Assim, os empresários têm a perspectiva de aumentar a competitividade e melhorar seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua empresa e do Brasil.
O volume de organizações interessadas em 2014 foi recorde. Mais de 50,9 mil completaram o processo de avaliação, reforçando a continuidade na busca pela excelência da gestão. Ao todo, mais de 650 mil empresas já foram impactadas diretamente pelo prêmio, desde seu início, em 2002.
Como participar
Estão aptas a concorrer empresas com, pelo menos, um ano fiscal e receita bruta anual até R$ 3,6 milhões. Composto por oito categorias (indústria, comércio, agronegócio, turismo, TI, saúde, educação e serviços, além dos destaques em responsabilidade social e em inovação), o MPE Brasil funciona, ano após ano, como incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras, reconhecendo a importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência e qualidade.
Para participar é preciso preencher o questionário de autoavaliação, uma metodologia padronizada nacionalmente. Após concluir o processo, as organizações com melhor desempenho recebem uma visita de avaliadores capacitados e são submetidas a uma banca técnica.
Os empreendimentos reconhecidos em seus estados concorrem à etapa nacional com negócios de todo o Brasil. As vencedoras nacionais participam de uma capacitação internacional, uma missão empresarial nacional, além de serem reconhecidas como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelência mundiais.
São Paulo - A
internet é amiga tanto do
empreendedor que está começando quanto daquele que já tem o seu negócio. Pesquisar as
startups que já existem, conhecer possíveis
investidores e
sócios , simplificar os projetos e se motivar: tudo isso pode ser feito por meio de ferramentas online. E sem pagar um centavo. Listamos aqui 10 recursos gratuitos (ou que possuem alguma modalidade sem custo) que todo empreendedor deveria conhecer e adotar para sua vida ou para sua empresa.
2. Para o empreendedor que quer fazer networking onde vive: Meetup 2 /12(Reprodução/Instagram/@meetup)
3. Para o empreendedor que vai viajar: Startuptravels 3 /12(Reprodução)
Está com a passagem comprada para algum destino e quer aproveitar para conhecer outros empreendedores? O
Startuptravels pode ajudar. O site permite que usuários cadastrem perfis e coloquem as datas de suas próximas viagens. Ao buscar pelo destino escolhido (
como, por exemplo, São Paulo ), uma lista de empreendedores para contatar aparece, como em uma rede social. Já dá para combinar encontros pela própria rede, antes mesmo de viajar. Esses encontros são documentados
no blog do Startuptravels, que também oferece guias de várias cidades, com uma lista de aceleradoras, incubadoras, eventos e usuários "embaixadores".
4. Para o empreendedor que procura um investidor-anjo: AngelList 4 /12(Reprodução/Twitter/@AngelList)
O
AngelList permite que o empreendedor cadastre sua startup e procure possíveis investidores-anjo, seja para enviar uma mensagem ou apenas para acompanhar seus passos. O site tem uma página que registra
todos os acordos feitos, incluindo os feitos com o buscador DuckDuckGo e com o serviço de transporte Uber, além das startups que são tendência. O AngelList também permite a postagem ou a procura de vagas de emprego em startups.
5. Para o empreendedor que quer conhecer seus contatos: Rapportive 5 /12(opacity/Flickr e Nan Palmero/Flickr)
O
Rapportive é para aqueles empreendedores que gostariam de se conectar, no ato, com as pessoas com que trocam e-mails. O serviço é uma extensão feita pelo LinkedIn que exporta os perfis da rede social para o Gmail. Se a pessoa que enviar um e-mail tiver um perfil no LinkedIn, ele aparecerá junto com seu nome. Assim, o empreendedor poderá ver na hora informações do perfil como cargos profissionais e um botão para adicionar o contato no LinkedIn. Voltado para o networking, o Rapportive pode ser instalado nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.
6. Para o empreendedor que não quer se perder em um mar de textos: Evernote 6 /12(John Larson/Flickr)
O
Evernote é um daqueles serviços conhecidos, que existem há anos, mas que continuam sempre úteis. Com interface simples, ele permite que o usuário faça anotações em vários formatos - texto, imagens e áudios, por exemplo. Essas notas podem ser sincronizadas com diferentes aparelhos e compartilhadas. O recurso está disponível para computador, como aplicativo para smartphones (
Android e
iOS ) e em breve
até para o Apple Watch.
7. Para o empreendedor que está cansado do e-mail: Asana 7 /12(Reprodução)
O
Asana é para os empreendedores que não aguentam mais uma caixa de e-mails lotada. O serviço permite que as atividades da empresa possam ser organizadas em uma interface simples. Diferentes projetos podem ter suas tarefas distribuídas para cada um dos membros adicionados. Essas tarefas podem ser organizadas por data de entrega, e cada uma tem sua caixa de mensagens particular. Nessa mesma interface, o calendário mostra o planejamento de cada dia e permite definir metas para cada período. Assim, projetos que renderiam vários e-mails são resolvidos em uma só tela. Além de poder ser usado no computador, o Asana tem um aplicativo para
Android e
iOS.
8. Para o empreendedor que quer organizar seu projeto de forma atraente: Trello 8 /12(Trello/Reprodução)
O
Trello permite organizar várias listas de uma forma organizada e estilosa. Cada coluna é montada na forma de "cartões", que podem ser movidos (de uma lista chamada "em progresso" para "concluído", por exemplo). Cada conjunto de listas pode ser salvo para o próprio usuário ou compartilhado com um grupo. O site também permite postar comentários e subir arquivos de serviços como o Google Drive e Dropbox. O Trello está disponível no computador e para
Android e
iOS.
9. Para o empreendedor que precisa de um pouco de distração para criar: Coffitivity 9 /12(graphicnoi/Thinkstock)
Às vezes, um pouquinho de distração pode ser a chave para ter uma ideia genial ou encontrar a solução de um problema. Foi com essa proposta, comprovada por
um estudo da Universidade de Chicago, que surgiu o
Coffitivity. O site simula os barulhos presentes em uma cafeteria, para que a criatividade do usuário aflore com essa leve distração. O empreendedor pode ter a experiência desse som ambiente enquanto usa o computador ou enquanto anda por aí com o celular (com os aplicativos para
Android e
iOS ).
10. Para o empreendedor que quer ouvir conselhos em qualquer lugar: Rocketship.fm 10 /12(Reprodução)
Precisa de alguma inspiração ou acha que alguma parte da sua empresa pode melhorar? O
Rocketship reúne áudios de temas como "levantar investimentos", "desenvolvimento de produtos", "conquistar clientes" e "estratégia de vendas".
Dá para ouvir o podcast pelo próprio site ou baixar os áudios
pelo iTunes de graça (todos em inglês) e sair escutando por aí. O
blog do site também disponibiliza dicas para empreendedores, mas em formato de artigo.
Assinando o Rocketship, o empreendedor recebe duas vezes por mês uma seleção de podcasts e artigos.
11. Para o empreendedor que prefere se inspirar por vídeos: StartupTalks 11 /12(Reprodução)
O
StartupTalks reúne uma coleção de vídeos para o empreendedor se motivar.
Há entrevistas e palestras com fundadores de startups como Uber e Airbnb, além de personalidades como Elon Musk (da Tesla) e Sean Parker (co-fundador do Napster). Os conteúdos podem ser buscados tanto por
tags quanto por temas, como negócios, design, engenharia e marketing. O Startuptalks também tem uma newsletter, para que o empreendedor possa receber uma seleção de vídeos por e-mail.
12. Veja agora 8 TED Talks para se inspirar 12 /12(Thinkstock)