PME

Por que devo investir na qualificação dos meus funcionários?

O contato do cliente com a empresa é uma propagação daquilo que os funcionários vivenciam. Sem capacitação, as consequências podem ser desastrosas.

Treinamento: a única maneira de assegurar que seus produtos e serviços cheguem ao cliente com excelência é pela qualificação da equipe (Thinkstock)

Treinamento: a única maneira de assegurar que seus produtos e serviços cheguem ao cliente com excelência é pela qualificação da equipe (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de novembro de 2015 às 12h53.

Por que devo investir na qualificação dos meus funcionários?
Escrito por Sílvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching

Cada contato do cliente com a empresa cria ou destrói valor para a marca. Os funcionários são os principais responsáveis por essa experiência. Ela é uma propagação daquilo que vivenciam. Por essa razão, se não estiverem preparados, as consequências podem ser desastrosas pelo mau atendimento, serviços e produtos realizados sem excelência, e que causam a repulsa do consumidor, reclamações e prejuízos.

Na raiz desse problema está o despreparo de líderes e colaboradores. Por essa razão, a única maneira de a empresa assegurar que seus produtos e serviços cheguem ao cliente com excelência, e que seus funcionários se comportem apropriadamente, é por meio da qualificação deles.

Em primeiro lugar, é importante o empreendedor compreender que nenhum treinamento para o funcionário é superior ao exemplo do líder. Ou seja, não adianta treiná-los em como ouvir os clientes, se o gerente não ouvir seus colaboradores. Portanto, para a empresa, tão importante quanto um conjunto de treinamentos, que preparem e atualizem os funcionários em suas atribuições técnicas, é ter ações que qualifiquem seus líderes continuamente.

Além disso, não há treinamento que compense uma contratação malfeita. O empreendedor deve admitir pessoas que tenham competência não apenas para a tarefa atual, mas também para ser desenvolvidas e assumir responsabilidades futuras. Especialmente para se tornarem líderes no longo prazo.

A principal maneira de uma empresa se destacar em mercados cada vez mais competitivos é ter pessoas bem qualificadas, que façam a diferença na hora de produzir e atender os clientes, com produtos e serviços de qualidade. Profissionais bem treinados e desenvolvidos por bons líderes são capazes de compreender o negócio da empresa e alertá-la sobre as oportunidades e os riscos que ocorrem a todo instante.

O empreendedor deve ter consciência de que o maior risco que corre não é treinar seus profissionais e esses deixarem a empresa. Mas não os qualificar e eles ficarem.

Silvio Celestino é autor do livro Conversa de Elevador – Uma Fórmula de Sucesso para sua Carreira e sócio-fundador da Alliance Coaching.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioEmpreendedoresEmpreendedorismoGestão de pessoasgestao-de-negociosLiderançaPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame