Dinheiro: homem mostra nosta sde 50 e 100 reais (Marcos Santos/usp imagens)
Da Redação
Publicado em 13 de março de 2013 às 12h06.
São Paulo – Em janeiro deste ano, as micro e pequenas empresas (MPEs) do estado de São Paulo faturaram 40,6 bilhões de reais, de acordo com os dados da pesquisa mensal Indicadores Sebrae-SP. O crescimento foi de 0,9% em relação ao mesmo mês do ano passado: foram registrados 357 milhões de reais a mais.
De acordo com o comunicado do Sebrae-SP, o aumento ocorreu sobre uma base de comparação forte, pois em janeiro de 2012, a receita, já descontada a inflação, das MPEs teve um crescimento de 6,3% em relação a 2011.
O setor do comércio foi o que mais se destacou, com crescimento de 4,2%. Já o segmento de serviços teve queda de 1,6% no faturamento. A indústria também sofreu queda de 4,1% e foi o pior resultado do setor para um mês de janeiro, desde 2009.
A pesquisa também mostra que as MPEs da capital paulista tiveram uma alta de 5,7% no faturamento. A região do ABC registrou uma perda de 2% do faturamento em relação a janeiro de 2012.
Em fevereiro deste ano, metade dos donos das micro e pequenas empresas paulistas aposta em estabilidade no faturamento para os próximos seis meses, ante 53% do mesmo mês do ano passado. E, com relação ao nível de atividade da economia, 56% dos proprietários das empresas acreditam na manutenção.
A pesquisa Indicadores Sebrae-SP é feita mensalmente com apoio da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), com uma amostra planejada de 2.716 micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo.
Neste levantamento, as MPES são definidas como empresas de comércio e serviços com até 49 empregados e empresas da indústria de transformação com até 99 funcionários, com faturamento bruto anual de até 3,6 milhões de reais.