O que a empresa deve avaliar antes de tomar um empréstimo?
Empresário deve entender as diferenças entre linhas de crédito de curto e longo prazo, diz consultor
Da Redação
Publicado em 4 de janeiro de 2011 às 08h24.
Quais os fatores que a empresa deve pesar antes de tomar um empréstimo?
Respondido porMárcio Iavelberg, especialista em finanças
Uma das principais coisas que o empresário precisa saber sobre esse tema é que existem linhas de financiamento de curto prazo para necessidades de curto prazo e linhas de crédito de longo prazo para necessidades e investimentos de igual período.
Portanto, se a empresa precisa de um financiamento para suprir uma falta de caixa por poucos dias, poderia recorrer a um desconto de cheques ou antecipação de recebíveis de cartão de crédito. Ou ainda, recorrer a um Capital de Giro (empréstimo parcelado).
Se busca investir em máquinas, equipamento ou instalação física, que são investimentos de longo prazo, deveria buscar uma linha como BNDES, onde teria carência e um longo período para pagar, numa taxa bastante atrativa.
Outro fator importante a se prestar atenção é o nível de reciprocidade entre a empresa e o banco onde mantém sua movimentação financeira. Quanto mais receita a empresa dá para o banco, como: folha de pagamento, cobrança, aplicações, etc., maior é o poder de barganha para conseguir linhas de crédito com juros mais baixos. Nesse caso, torna-se necessário concentrar as operações em poucos bancos.
Márcio Iavelberg é sócio da Blue Numbers Consultoria Empresarial, especializada em PMEs. É administrador, com MBA em Finanças e especialização em Direito Tributário.
Envie suas dúvidas sobre finanças para examecanalpme@abril.com.br .
Envie suas dúvidas sobre finanças para examecanalpme@abril.com.br .