NPS: o melhor método de satisfação de clientes para aplicar no seu negócio
Esta métrica simples é amplamente utilizada por empresas para medir o nível de satisfação e fidelidade dos clientes; saiba como aplicar no seu negócio
Copywriter
Publicado em 20 de abril de 2022 às 17h58.
Última atualização em 24 de setembro de 2024 às 18h01.
Fazer uma empresa crescer certamente não é tarefa fácil. E, no ímpeto de conquistar mais clientes e aumentar o faturamento, muitas companhias acabam deixando a desejar no quesito satisfação dos clientes. O problema é que, quando isso acontece, mesmo com a entrada de novos investimentos, esses negócios correm o risco de continuar com números estagnados -- ou até de desmoronar de vez.
Isso porque, atualmente, estamos vivendo a era do mercado que mais tem focado no cliente como uma das suas prioridades - o chamado Marketing 4.0, onde a tecnologia se faz fortemente presente e assume o posto mais relevante e assertivo na conexão entre marcas e consumidores.
Nesse cenário, conseguir criar bons relacionamentos com os consumidores é essencial para que, mais do que clientes, eles se tornem verdadeiros parceiros e promotores da marca – ou seja, pessoas que realmente acreditam, defendem e recomendam o seu negócio.
Para ajudar empreendedores nessa missão, a EXAME Empreenda , newsletter semanal e gratuita sobre empreendedorismo da EXAME, indicou aos leitores a aplicação de uma metodologia simples, útil e cada vez mais conhecida: o NPS (sigla em inglês para Net Promoter Score ).
Na última edição da Empreenda , que chegou na caixa de entrada dos assinantes na manhã desta quarta-feira, 20 de abril, o tema apareceu em formato de dica dentro da sessão “indicação da semana”, que apresentou aos assinantes o livro “Vencendo com Propósito: Como o NPS Pode Levar Sua Empresa a Um Novo Patamar de Sucesso”. Escrita por Fred Reichheld, o “pai” do sistema NPS, a obra se propõe a explicar como as empresas devem mirar a felicidade para atingir a satisfação dos clientes e, por consequência, o sucesso.
Mas, afinal, o que é NPS e como ele é utilizado?
Estamos falando de um método de pesquisa de satisfação que visa a metrificar o nível de fidelidade dos consumidores de uma empresa e identificar tanto os promotores (aqueles que a indicariam para amigos e familiares) quanto os possíveis detratores (que tiveram uma experiência negativa e que, portanto, não pretendem recomendá-la para outras pessoas) da marca. Assim, é possível aprimorar a qualidade do produto e a experiência do cliente.
Para isso, o indicativo usa como base a chamada “pergunta definitiva”:
Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa/produto/serviço a um amigo ou familiar?
Com base nas respostas, é possível classificar os clientes nas seguintes categorias, de acordo com as pontuações atribuídas:
- Notas 9 ou 10: promotores
- Notas 7 ou 8: neutros
- Notas 0 a 6: detratores
Saiba mais sobre a Newsletter EXAME Empreenda
Lançada no início de fevereiro, a Empreenda reúne as notícias mais relevantes e atuais sobre o universo empreendedor, além de trazer dicas de gestão, análises de cases de sucesso, insights valiosos e indicações de cursos, filmes e livros relacionados ao tema. Para receber o conteúdo gratuitamente em sua caixa de e-mail, basta fazer o seu cadastro gratuitamente clicando aqui .
Veja o que mais foi destaque na Empreenda desta semana:
- Inspiração: com investimento de R$800, jovem empreendedora criou hamburgueria que fatura mais de R$50 milhões;
- Vendas digitais: as dicas de dois especialistas em marketing para se destacar nas redes sociais;
- Ranking EXAME Negócios em Expansão: prazo para inscrever sua empresa gratuitamente no ranking está chegando ao fim;
- Case de sucesso: a história da Cansei de Ser Gato, e-commerce de produtos para gatos adquirido pela Petz em junho do ano passado;
- Fala, MC: a importância do aprendizado contínuo para os empreendedores.
A Empreenda é enviada aos assinantes às quartas-feiras pela manhã. Quer receber a próxima edição e ficar por dentro de todas as novidades do universo empreendedor?
Clique aqui para assinar a EXAME Empreenda de forma gratuita!