PME

Como transformar objetivos em ações concretas

Se você quer ação, você precisa de um bom plano, diz professora

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2014 às 09h24.

Como transformar objetivos em ações concretas
Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo

Quem nunca fez uma resolução de metas, pessoais ou profissionais, a cada início de ano? Resoluções podem ser extremamente importantes para ajudar-nos a atingir nossos objetivos, mas somente estabelecer uma resolução não basta e é preciso trabalhar (e muito!) para torná-los realidade.

Se você quer ação, você precisa de um bom plano de ação. O estabelecimento de metas é uma das melhores maneiras para transformar resoluções em resultados. Pesquisas apontam que quando se define metas mensuráveis para si mesmos elas se tornam muito mais fáceis de serem alcançadas.

E o mesmo se aplica no ambiente empresarial, pois empresas somente prosperam quando a partir de seus objetivos estabelecem o que precisa ser feito, quem irá fazê-lo e como isso será realizado. Uma vez que você sabe aonde você quer ir fica mais fácil descobrir o que deverá ser feito para chegar lá.

A definição de metas e objetivos nos leva a refletir e a identificar os recursos, tempo e dinheiro, que serão necessários para ter sucesso.

Portanto, para que seu negócio cresça será preciso definir metas e objetivos bem claros, saber comunicá-los a todos os envolvidos (e certificar-se que foram compreendidos), e, claro, mensurá-los.

Um bom método de gestão para ajuda-lo nesse processo é o SMART, acrônimo para os termos em inglês: Specific, Measurable, Archievable, Relevant e Time-bound. Em português é traduzido como específico, mensurável, alcançável, relevante e tempo definido. De acordo com a metodologia proposta, cada meta deve ser definida para atender os seguintes critérios:

(S) Específica: seu objetivo deve ser o que realmente você deseja alcançar. Quanto mais específico for, melhor será o foco dado a cada objetivo. Por exemplo, ao invés de definir uma meta como: “Aumentar a base de clientes” seja mais específico: “Aumentar a base de clientes em 15%”.

(M) Mensurável: Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, afirmava que "se você não pode medir você não pode gerenciar”. Portanto, é importante ter claramente definido como será medido o objetivo que se pretende atingir. Usando nosso exemplo anterior seria assim: “Aumentar a base de clientes em 15% no período de 30 dias”.

(A) Alcançável: Missão dada tem que ser missão cumprida. É muito desmotivador para qualquer equipe receber uma meta inatingível. Sonhe grande, mas seja realista. Tenha metas de acordo com a capacidade de sua empresa e mercado, considerando os recursos disponíveis.

(R) Relevante: Os objetivos devem ser relevantes em relação ao cenário atual que sua empresa está inserida.

(T) Baseada no tempo: Toda meta precisa ter um prazo muito bem definido para que seja alcançada. Por isso, é preciso ter um cronograma. Meta sem um tempo limite é fadada a fracassar. 

Cynthia Serva é coordenadora e professora do Centro de Empreendedorismo do Insper.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioEmpreendedoresPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar