Nesta empresa, o bolão da Copa 2018 é levado muito a sério
“Nosso principal objetivo era que todos pudessem participar do bolão, até quem não costuma acompanhar futebol”, diz desenvolvedor
Karin Salomão
Publicado em 27 de junho de 2018 às 06h00.
Última atualização em 27 de junho de 2018 às 06h00.
São Paulo – Organizar o bolão da firma durante a Copa do Mundo 2018 não é um trabalho fácil. São dezenas de jogos para acompanhar e calcular as apostas feitas por todos os integrantes.
Para facilitar a brincadeira e ainda aumentar o engajamento da equipe, uma companhia de Maringá, PR, promoveu um concurso entre os funcionários para decidir quem desenvolvia o melhor sistema de bolão.
A DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá, convidou seus 320 funcionários para participarem da competição. Cinco equipes de até seis pessoas foram montadas e um grupo de avaliadores formado por integrantes dos comitês de análise, técnico, de testes e qualidade apontou a plataforma vencedora.
O time vencedor foi o Direct Bet One, que criou um jogo semelhante ao Super Trunfo. Há cartas com as informações completas de cada seleção: pontos fortes e fracos, destaques, performances em outras competições, entre outros dados.
“Nas nossas reuniões, surgiram mais de 40 ideias que filtramos para entender o que poderia funcionar melhor”, diz Regis Rannieri, desenvolvedor da companhia. “Nosso principal objetivo era que todos pudessem participar, até quem não costuma acompanhar futebol”.
A equipe vencedora usou o conceito de MVP, sigla para Minimum Viable Product (ou Produto Mínimo Viável, na tradução ao português), um conceito criado por startups. Os desenvolvedores criam uma ideia simples, mas bem estruturada e que pode ser ampliada e implementada em outros cenários.
O sistema não será usado apenas para organizar os palpites do bolão interno. Ele também poderá se tornar um dos produtos comercializados pela companhia.
Estimular o engajamento dos funcionários em torno de projetos de tecnologia não é novidade. No último Natal, criaram uma árvore tecnológica para decorar o espaço do escritório. Os colaboradores mandavam feedbacks e recados aos outros em um sistema interno e, ao passado pela árvore, o funcionário ativava os sensores e recebia as mensagens.
A companhia, que possui clientes no Brasil e nos Estados Unidos, também possui escritórios em Presidente Prudente-SP e Campo Grande-MS. Entre seus principais clientes, estão a CNA, Livraria Cultura, Saraiva, Onofre, Bradesco, Itaú, Netshoes e BicBanco.