L’Occitane aposta em farmácias para crescer no Brasil
Rede pretende firmar parcerias com cerca de 500 farmácias para disponibilizar seus produtos em uma área reservada
Da Redação
Publicado em 2 de março de 2011 às 17h00.
São Paulo - A marca francesa de cosméticos L’Occitane está disposta a fincar bandeira no Brasil, adotando como estratégia a ampliação da rede de lojas próprias combinada à instalação de pontos de venda em farmácias e perfumarias locais.
A marca está presente no Brasil desde 1995 por meio de distribuidores, mas desde o ano passado a matriz decidiu investir no mercado brasileiro, adquirindo o controle da subsidiária local.
Como parte do reforço à operação local, a rede pretende firmar parcerias com cerca de 500 farmácias para disponibilizar seus produtos em uma área reservada. “Vamos nos concentrar nos melhores pontos de venda”, conta Benjamin Beaufils, diretor comercial da L’Occitane no Brasil.
A rede já atua neste modelo em cerca de 30 pontos comerciais, mas pretende ampliar consideravelmente o número de parceiros credenciados nos próximos três anos. “Embora estejamos ampliando também o número de lojas próprias, esta é uma maneira eficaz de aumentar a cobertura”, destaca o executivo.
A marca deve entrar em 2011 com 70 lojas funcionando no País. A meta é chegar a 140 lojas no prazo de três anos, com foco na abertura de unidades próprias.
O comércio eletrônico é outra frente em que a rede decidiu investir. Inaugurada há duas semanas, a loja virtual da marca já atende todo o Estado de São Paulo e deve passar a atender todo o País a partir de fevereiro do 2010.
O mercado brasileiro já é o quinto maior em receita para marca – tendo faturado 109 milhões de reais no último ano fiscal –, mas deve crescer ainda mais em importância, chegando pelo menos às terceira posição no ranking em três anos, segundo Beaufils.