PME

Os funcionários gastam menos

O engenheiro Rodolfo Reis, de 28 anos, criou seu perfil no Twitter para, como os mais de 50 milhões de usuários da ferramenta, saber o que andam dizendo por aí e panfletear a internet com opiniões sobre um pouco de tudo. Em pouco tempo ele achou uma utilidade bem objetiva para essa mistura de miniblog […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O engenheiro Rodolfo Reis, de 28 anos, criou seu perfil no Twitter para, como os mais de 50 milhões de usuários da ferramenta, saber o que andam dizendo por aí e panfletear a internet com opiniões sobre um pouco de tudo. Em pouco tempo ele achou uma utilidade bem objetiva para essa mistura de miniblog e rede social na qual se disparam textos de até 140 caracteres -- reduzir os gastos com telefonia móvel na Inovy, empresa especializada em instalar sistemas de transmissão de vídeo e voz pela internet fundada por ele e pelo engenheiro Luiz Castilho, de 28 anos, na cidade mineira de Poços de Caldas. "Já conseguimos reduzir a conta em 30%", diz ele.

Tudo começou quando, em maio, Reis ficou inconformado com os 4 000 reais que vieram na conta dos cinco smartphones usados pelos dois sócios e alguns vendedores. "Boa parte eram ligações breves e mensagens de texto trocadas entre nós mesmos", diz Reis. Se ao menos uma parte dessa comunicação interna fosse feita de graça pela internet, pensou Reis, daria para economizar um bocado, uma vez que o plano com a operadora de telefonia permite acesso ilimitado à rede.

Com seus textos minúsculos e recursos que vão pouco além do essencial, o Twitter poderia servir -- bastaria a cada um usar o smartphone para entrar na sua página e verificar se um colega deixou algum recado. Cada um da equipe criou uma nova página no Twitter só para isso. Depois, ativaram um recurso que deixa as mensagens visíveis apenas a membros autorizados. Agora, sempre que Reis entra no Twitter, ele encontra ali uma espécie de mural de recados. "Foi tudo muito simples", diz Reis. (Cecília Abbatti)

Inovy, Fornecedora de TI, Poços de Caldas, MG
Faturamento: 1,2 milhão de reais(1)
Ferramenta: Twitter
Uso comum nos negócios: Divulgar notícias sobre produtos
O que a Inovy faz: Orienta os funcionários a deixar recados no Twitter para cortar custos com ligações
Resultado: A despesa com telefonia móvel diminuiu 30%
(1) Previsão para 2009

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame