PME

Como usar o Twitter para promover minha empresa?

Cerca de 70% dos usuários do Twitter seguem perfis de empresas, interessados em promoções e descontos, diz especialista

Celular com twitter (Getty Images)

Celular com twitter (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2011 às 10h17.

Como usar o Twitter para promover minha empresa?
Respondido por Leandro Kenski, especialista em marketing digital

Com mais de 100 milhões de usuários cadastrados e mais de 60 milhões de usuários ativos, o Twitter pode ser uma excelente ferramenta para empresas que desejam gerar tráfego para seu site e manter contato com seu público.

Criado para ser uma rede de informação, a ferramenta é usada por muita gente que, apesar de não publicar mensagens ou twittar, acompanha postagens dos perfis seguidos. Segundo pesquisas, cerca de 70% dos usuários do Twitter seguem perfis de empresas, interessados em promoções e descontos.

Oferecer benefícios é um grande incentivo para levar o público ao seu site. Divulgar links de produtos com preços especiais e promoções exclusivas para seguidores, estimula os cliques. Mas os twitteiros não estão atrás só de descontos. Os participantes da rede estão interessados em conteúdo relevante e informações realmente úteis.

Por isso, muito mais do que ‘falar’, publicar mensagens e links, é importante ouvir, responder e estabelecer conversas para saber o que seu público procura. Mesmo que as empresas não desejem posicionar-se dessa forma, esta rede social tem uma forte tendência a se tornar um SAC online, onde consumidores publicam suas críticas e reclamações.

Se isso acontecer com sua empresa, não se desespere! Uma crise iminente pode se tornar uma ótima oportunidade de mostrar que a empresa está disposta a ouvir seus clientes, se posicionar com transparência e usar o feedback percebido por ali para antecipar informações ou melhorar seus produtos e serviços.

Empresas que participam e interagem, aproximando-se do público, fazem muito mais sucesso e, consequentemente, recebem mais cliques, recomendações e retweets.

Se sua empresa ainda não está presente no Twitter, antes de começar a fazer postagens e interagir, é importante observar e aprender a etiqueta do ambiente. O Twitter tem uma linguagem própria, com alguns códigos que mostram a familiaridade com a rede e podem tornar um perfil muito mais popular ou fazê-lo cair no limbo. Um deles, muito útil para quem deseja ampliar o alcance de suas mensagens, são as hashtags. Palavras com o símbolo # na frente tornam-se classificadores de assuntos das mensagens, que passam a ser vistas por várias pessoas, mesmo que não sejam seguidoras do seu perfil.

No final das contas, a palavra de ordem nessa rede social para quem quer ser ouvido e atrair o público é ouvir e participar. O Twitter é um canal de mão dupla e interagir, responder, retwittar outros perfis e aproveitar assuntos dos trending topics são ações que vão fazer toda a diferença nos números do seu site.

Leandro Kenski, Media Factory

Leandro Kenski é CEO da Media Factory, agência especializada em marketing digital.

Envie suas dúvidas sobre marketing digital para examecanalpme@abril.com.br


Acompanhe tudo sobre:dicas-de-marketing-de-pmedicas-para-seu-negocioEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetPequenas empresasRedes sociaisSitesTwitter

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar