Como ser pequeno e sustentável
Saiba quais medidas podem garantir uma operação mais limpa e melhorar a imagem das pequenas empresas
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h10.
São Paulo - Um bom exemplo de que ser pequeno e sustentável é uma vantagem é o da Dry Wash . A empresa surgiu como uma rede de lava-rápidos instalada em locais convenientes, como shoppings. Mas seu maior diferencial é um sistema de lavagem a seco. "É um processo químico que fragmenta as partículas pesadas da sujeira, evitando o atrito entre o pano e a superfície a ser limpa", explica Lito Rodriguez, fundador da empresa. Além de atrair o consumidor com um método diferente, a empresa oferece um serviço sustentável, que economiza 300 litros de água por carro e ainda garante um imagem de boa conduta com o meio ambiente, que pode (e deve) ser copiada.
A história da DryWash mostra que outros empreendimentos podem tentar ter pequenas ações para melhorar o ambiente em que estão inseridas."Nós pensamos em investir em uma cultura de qualidade, que fosse desde as relações com clientes e colaboradores, até cuidados com o meio ambiente e a geração de resultados financeiros constantes, mesmo que menores", conta Lito.
"Negócio sustentável é aquele que consegue, de maneira equilibrada, alcançar um resultado econômico, agindo também harmonicamente com o meio social e ambiental", explica Sérgio Marcondes, sócio-diretor da Dialog Consultoria , especializada em sustentabilidade. Esta é uma bandeira comumente levantada pelas grandes empresas e significa ter uma atitude em que o seu lucro não prejudique o que está ao redor. Isso vale tanto para o meio ambiente quanto para o bem estar dos seus funcionários e clientes.
De acordo com Sérgio, não só é possível, como necessário que até mesmo as pequenas empresas adotem esta postura. "É fundamental que cada um olhe para si e compreenda sua relevância no contexto. As grandes empresas estão iniciando um movimento de maturidade neste sentido, mas nas pequenas ele ainda é muito incipiente", diz. "O mais importante é conhecer os impactos positivos e negativos do fato da empresa existir", reforça Roberto Gonzalez, diretor de sustentabilidade do The Media Group , empresa de comunicação financeira e sustentabilidade.
<hr> <p class="pagina">Para começar, vale a pena perguntar se a sua empresa não é agressiva ao meio ambiente. Processos que prejudiquem a natureza ou ameacem os recursos naturais devem ser reconsiderados. Assim como acontece com o meio ambiente, tudo aquilo que for nocivo à saúde das pessoas fica de fora da lista de sustentável. O modelo de negócio ideal para quem quer ser incluído nesta categoria é sempre aquele focado no médio e longo prazo. Uma manobra para ganhar mais consumidores que vai te fazer perder outros clientes não é uma boa pedida. <br><br>As empresas que conseguem assumir este compromisso recebem incentivos de alguns bancos. O Grupo Santander, por exemplo, oferece uma linha de crédito especial para quem tem uma trata os resíduos da empresa, faz uso de energia renovável ou tem boas práticas de governança corporativa. A DryWash talvez não conseguisse sair do papel sem este estímulo. "As empresas pequenas têm dificuldade de crédito barato e de longo prazo. Linhas de financiamento deste tipo para empresas com projetos sustentáveis são importantíssimos, além de deixar evidente que este caminho dá resultado e é legítimo", explica Lito. <br><br><strong>12 passos para ser uma pequena empresa sustentável</strong><br><br><strong>1.</strong> Reveja o consumo de matérias-primas e insumos<br><strong>2.</strong> Tenha equipamentos de coleta ou tratamento do lixo <br><strong>3.</strong> Adote algum tipo de medida de auxílio social. Se não puder ajudar uma comunidade, comece oferecendo melhores condições aos seus funcionários<br><strong>4. </strong>Melhore os prazos para quitação de dívidas dos seus clientes<br><strong>5.</strong> Tenha toda a sua documentação dentro da lei<br><strong>6.</strong> Ofereça um atendimento de qualidade ao seu consumidor<br><strong>7.</strong> Nunca omita possíveis riscos que o seu produto pode causar<br><strong>8.</strong> Economize papel, copinhos plásticos e água<br><strong>9.</strong> Ofereça a seus funcionários condições de trabalho adequadas e salários justos<br><strong>10.</strong> Processos independentes ajudam a resolver problemas. A empresa não deve ser uma extensão do dono<br><strong>11.</strong> Governança corporativa também é muito importante. Transparência na prestação de contas com os sócios é essencial<br><strong>12.</strong> Conheça quem são seus fornecedores e qual a procedência de seus produtos e matérias-primas<br><br>Leia mais sobre <a href="http://portalexame.com/noticias-sobre/sustentabilidade1.shtml" target="_blank"><strong>sustentabilidade</strong></a> e <a href="http://portalexame.com/pequenas-empresas/" target="_blank"><strong>pequenas empresas</strong></a>.</p>