Exame Logo

Como medir o resultado das ações de marketing do negócio?

Você já deve ter ouvido a famosa e verdadeira frase “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. E esse lema vale para as ações de marketing também.

Mesa com ícones de redes sociais (Thinkstock)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2016 às 15h00.

Como medir os resultados de minhas ações de marketing?
Escrito por Mônica Lobenschuss, especialista em marketing digital

Você já deve ter ouvido a famosa e verdadeira frase “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. E esse lema vale para as ações de marketing também, é claro. Afinal, como saber os resultados de cada iniciativa e onde vale a pena investir mais ou menos?

Para começar a medir, o primeiro passo é listas todas as ações de marketing que realiza. Nesse levantamento devem entrar todos esforços realizados. Para facilitar o seu controle, criamos uma lista principal:

• Site
• Redes sociais
• Publicidade no Google (Adwords)
• Publicidade no Facebook (FaceAds)
• Banners em sites
• Campanhas de e-mail marketing
• Brindes
• Ações de relacionamento (almoços, eventos etc.)
• Publicidade

Depois de registrar todas as ações de marketing que faz, agora vale a pena refletir bastante sobre o que realmente deseja e precisa para a sua marca: mais vendas? Mais reputação? Tornar a empresa mais conhecida?

Quando responder essas perguntas, ficará bem fácil definir o que medir, que são os indicadores de desempenho ou, como também são chamados no mercado, os KPI´s (Key Performance Indicator, indicador-chave de desempenho).

Você pode medir, por exemplo, o crescimento da sua audiência nas redes sociais , por meio das pessoas curtindo a página e compartilhando o seu conteúdo. Entre as principais métricas, no entanto, está a taxa de conversão em relação ao investimento realizado. Isso quer dizer: analisar quanto você gastou e quanto essa iniciativa rendeu em vendas.

Outro ponto estratégico a ser medido é o número de leads (potenciais clientes) trazidos por cada canal de marketing (site, redes sociais, anúncios etc.). Ou seja, quantas pessoas interessadas chegaram à sua empresa naquele dia, semana ou mês por meio de cada um desses pontos.

Para conseguir rastrear esses números há uma série de ferramentas de monitoramento no mercado, inclusive com versões gratuitas. Se você não tem várias ações acontecendo ao mesmo tempo, sugiro fazer um teste. A cada mês pode colocar no ar uma ideia e acompanhar as vendas no período. É um jeito simples de saber o que está funcionando mais e de investir cada centavo da melhor forma.

E uma dica importante aqui: o que dá o melhor resultado hoje pode não ser sinônimo de sucesso em alguns meses. O mercado está em constante transformação e é preciso medir suas ações pelo menos mês a mês para tomar as melhores decisões! Boas vendas!

Mônica Lobenschuss é fundadora da franquia de mídias sociais Social Lounge.

Envie suas dúvidas sobre marketing e redes sociais parapme-exame@abril.com.br.

São Paulo – Você, empreendedor, já sentiu como se seu dia não tivesse rendido nada? Ou ainda teve a sensação de que trabalha, trabalha, mas está sempre correndo para apagar o próximo incêndio? Se sim, talvez sua rotina precise de uma dose a mais de produtividade . A parte boa é que isso não significa trabalhar mais. Pelo contrário: é justamente saber usar de forma mais inteligente o próprio tempo . No livro “Produtividade para quem quer tempo”, o coach Geronimo Theml explica seu método para ajudar pessoas ocupadas como você a produzir mais sem aumentar sua carga de trabalho. O método é especialmente útil para quem tem ou quer abrir o próprio negócio. Theml explica que ele mesmo passou a estudar o assunto enquanto se desdobrava entre um emprego público e a luta para colocar de pé a sua própria empresa de coaching. Ficou interessado? Então navegue pelas fotos acima e veja doze dicas para você ser mais produtivo e conseguir realizar seus sonhos sem ter que trabalhar mais. Se você quiser ver mais sobre o tema: “Produtividade para quem quer tempo”
Geronimo Theml
Editora Gente
R$ 29,90
  • 2. 1 – Ocupar-se não é produzir

    2 /14(Thinkstock)

  • Veja também

    Parte do livro apresenta o que Theml chama de “verdades libertadoras sobre produtividade”. A primeira delas é: “ocupar-se não é produzir”. A ideia aqui é observar suas atividades diárias para verificar se você está ocupando o seu tempo com questões menores, como pagar contas, ou responder e-mails, em vez de focar a maior parte da sua atenção ao que realmente importa para você – como o seu negócio. “Produzir é você fazer o que é necessário na direção da realização dos seus sonhos (...). O resto é se ocupar”, diz o livro. Para ajudá-lo a produzir mais, o autor propõe que você programe alarmes no celular com a pergunta: “Neste exato momento você está se ocupando ou produzindo?”
  • 3. 2 – As tarefas nunca vão terminar

    3 /14(Thinkstock)

  • Outra “verdade” elencada por Theml é que as tarefas nunca terminam. A máxima pode parecer assustadora à primeira vista, mas o autor garante que é algo libertador. “É preciso aceitar que não importa quanto você trabalhe, quanto produza, nunca haverá o dia em que você dirá: ‘Nossa, terminei meu dia e não tem nenhuma ligação para retornar, nenhum Whatsapp para responder, nenhum e-mail para olhar, nenhuma conta a pagar (...)” Assim, cada vez que sentir que seu dia terminou e ficaram muitas pendências, lembre-se que as tarefas nunca terminam. Com esse pensamento, sua frustração diminuirá consideravelmente, garante o autor.
  • 4. 3 – Não se torne agenda dos outros

    4 /14(Jupiterimages/Thinkstock)

    A terceira verdade elencada por Theml é a seguinte: “Se você não tem agenda, acaba virando a agenda dos outros”. A ideia é que, se você não estabelece suas próprias prioridades, acaba se dispersando com as necessidades alheias e perde o foco. “Quando alguém manda uma mensagem para você, essa pessoa está fazendo isso no horário que você gostaria de receber ou no momento em que ela gostaria de mandar? A resposta é óbvia, no momento em que ela gostaria, claro, e, como você não tem agenda, acabou de virar agenda dos outros”, afirma o autor. Para combater esse problema, e aumentar sua produtividade, Theml recomenda desabilitar notificações de celular para mensagens e e-mails, por exemplo, e estabelecer um horário na sua agenda para se dedicar a responder a esse tipo de demanda.
  • 5. 4 – Ter uma direção é mais importante do que andar rápido

    5 /14(Thinkstock)

    Quando temos um objetivo ambicioso, como ter um negócio de sucesso, é comum ficarmos desanimados ao vermos que ainda estamos muito distantes de alcançar nossa meta. Enxergar essa distância pode causar ansiedade e desespero. “A verdade é que não podemos nos avaliar por quanto falta para chegar ao Ponto B, mas por quanto já nos afastamos do Ponto A”, afirma o coach. Para ele, o caminho para o sucesso é mais como uma maratona do que uma corrida de 100 metros. Sendo assim, sempre que se sentir angustiado com o tanto que ainda falta para alcançar seu objetivo, elenque para si mesmo tudo o que você já avançou neste caminho.
  • 6. 5 – Ladrão de energia

    6 /14(ThinkStock)

    Se os quatro primeiros tópicos foram batizados de “verdades libertadoras sobre produtividade” pelo coach Geronimo Theml, os próximos são chamados pelo autor de “verdades transformadoras”. E a primeira delas é que “o maior ladrão de energia é pensar em algo no momento em que você não o faz”. Neste ponto, Theml fala sobre a “síndrome do ‘tem que’”: “Essa síndrome consiste em falar daquilo que tem que ser feito, mas em um momento em que a tarefa não pode ser realizada”, explica. Isso gera ansiedade e perda de foco no que está de fato acontecendo no momento presente. Para ajudá-lo a se livrar dessa “síndrome”, o autor propõe que você defina um “depósito de ‘tem que’”, um caderno ou arquivo em que você possa anotar todas as tarefas que aparecem para você na hora errada. Assim, você não esquece do que precisa fazer, mas poderá olhar para aquilo em um momento mais produtivo.
  • 7. 6 – Não trate exceção como regra

    7 /14(Thinkstock)

    Outra questão levantada por Theml é relacionada às exceções, ou seja, às tarefas que aparecem em nossa agenda de maneira inesperada. Para que essas situações não atrapalhem sua rotina e sua produtividade, o conselho do coach é que você estabeleça um horário em sua agenda semanal para esse tipo de compromisso. Se você tem um horário pouco flexível no trabalho, este momento pode ser a hora do almoço, por exemplo. Este é o período que você usa para ir ao médico, levar o carro para a revisão etc. (no caso de exceções minimamente agendáveis).  Se você conseguir respeitar esse horário, as exceções deixarão de atrapalhar sua rotina. E, caso não apareça nada naquele dia, você terá até um tempinho livre!
  • 8. 7 – Não coloque empecilhos para sua felicidade

    8 /14(Thinkstock)

    A sétima verdade estabelecida por Theml é a seguinte: “Felicidade não é uma linha de chegada. Ela é o próprio caminho”. Isso quer dizer que, por mais que você queira atingir seus objetivos, não deve acreditar que só será feliz quando largar seu emprego para abrir seu negócio, ou quando finalmente comprar sua casa dos sonhos. “O que não pode acontecer é a pessoa se distrair do momento presente, deixando de perceber cada pequeno milagre que acontece todos os dias à nossa frente porque está concentrada em algo sobre o futuro”, diz o autor. Para se manter presente, o autor sugere praticar a meditação e simplesmente parar em alguns momentos para prestar atenção ao seu redor.
  • 9. 8 – Se fosse fácil, todos fariam

    9 /14(Sergey Nivens/Thinkstock)

    O caminho em direção à realização de um sonho é cheio de obstáculos, que podem desanimar o futuro empreendedor. Mas não precisa ser assim. O autor conta que, antes, sempre que encontrava dificuldades para avançar, pensava “Tá vendo que não dá?”. Até que ele resolveu mudar essa chave e aceitar que, sim, atingir seu objetivo era algo difícil mesmo. “Passei a enxergar que os obstáculos eram naturais e que era óbvio que eles apareceriam até porque, ‘se fosse fácil, todo mundo faria’”, lembra o autor. Pensando assim, você consegue motivar a si mesmo quando as coisas parecerem impossíveis.
  • 10. 9 – Clareza eficaz

    10 /14(Thinkstock)

    Após elencar as verdades da produtividade, o autor fala sobre os pilares que vão ajudá-lo a chegar ao seu objetivo. O primeiro deles é a “clareza eficaz”. Afinal, se você não tem uma meta clara, como chegará até lá? O primeiro passo então é definir seu propósito de vida, seja montar um negócio, comprar uma casa ou viajar. No livro, Theml propõe um passo a passo elaborado para que você consiga estabelecer essa meta e visualizar uma fotografia do que deseja, unindo questões pessoais, profissionais e financeiras.
  • 11. 10 – Produtividade inteligente

    11 /14(Thinkstock)

    Agora que você já tem clareza do que quer, e já está ciente das “verdades” sobre a produtividade, chegou a hora de realmente organizar seu tempo da melhor forma possível. Para isso, o autor propõe um método minucioso, em que você poderá elencar os papéis que exerce em seu atual momento de vida para então estabelecer prioridades semanais e diárias para a sua agenda. Todo o passo a passo está descrito no livro. Uma das várias dicas do coach é agrupar tarefas semelhantes num único momento da semana. Por exemplo, em vez de parar a cada meia hora para checar e-mails, estabeleça um horário do dia para fazer apenas isso. Ou, se todos os dias você precisa realizar a mesma tarefa, verifique se não é possível fazer esse trabalho todo num dia só.
  • 12. 11 – Mentalidade vencedora

    12 /14(Thinkstock)

    O terceiro pilar para ser uma pessoa produtiva é ter uma mentalidade vencedora, diz o coach. Para realizar seu sonho de forma produtiva, é preciso vencer diversos obstáculos. E essas barreiras podem se agigantar até parecer intransponíveis se sua mente estiver contra você. “Se prestar bastante atenção, você perceberá que existe uma voz dentro de você, uma voz que tende a ser bem crítica (...) que costuma dizer coisas do tipo: ‘não vai dar’”, afirma o autor. Para se livrar desta voz, que o coach batizou de “Zeca Urubu”, Theml recomenda criar uma frase interna para ser usada sempre que você perceber a presença desta voz o puxando para baixo. Outra dica é buscar sempre três alternativas para resolver um problema ou imprevisto. Assim, você começa a se livrar do sentimento de que está “sem saída”.
  • 13. 12 – Energia

    13 /14(Thinkstock)

    Para conseguir produzir mais é preciso ter energia, tanto física quanto mental. Este é o quarto pilar da produtividade, segundo o coach. Um dos conselhos de Theml para ter mais energia é manter sempre uma postura corporal altiva e firme. Nada de ficar com os ombros encolhidos. Outra dica é respeitar suas horas de sono. Já para ter energia mental, uma das recomendações de Theml é ficar atento aos seus momentos de decisão. “É fundamental que você economize decisões desnecessárias ao longo do dia, para que, no momento de tomar as decisões mais relevantes, o cérebro não esteja cansado”, diz. Uma dica é já escolher a roupa que você vai usar na noite anterior.
  • 14. Quer outras dicas para produzir mais? Veja o que fazem estes CEOs

    14 /14(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioEmpresasestrategias-de-marketingInternetRedes sociais
    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame