PME

Como fisgar mais clientes para o seu negócio

Chamar a atenção não é suficiente e ter uma mensagem relevante é fundamental

Homens conversando (Getty Images)

Homens conversando (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2013 às 09h48.

Priorizar nos meus resultados Google

Como fisgar mais clientes para o seu negócio?

Respondido por Millor Machado, sócio-fundador da rede social Empreendemia

Dentro dos vários modelos de marketing, o que acho mais útil para prestadores de serviço é o AIDA. Esse modelo basicamente diz que o cliente passa por essas etapas na hora de comprar algo: Atenção (ficar sabendo), Interesse (buscar informações gerais), Desejo (buscar informações específicas) e Ação (a compra em si).

Um dos erros mais comuns que vejo em prestadores de serviço é focar apenas na 1a etapa, chamar atenção. Pensando só nisso, dificilmente se consegue gerar interesse o suficiente para avançar o cliente nas outras etapas da compra.

No caso, o maior problema de tentar chamar a atenção a qualquer custo é que todos querem fazer isso, normalmente usando métodos muito parecidos. O cliente interpreta todo esse barulho como um grande ruído e não presta atenção em nada.

Em compensação, se algo soa ligeiramente diferente, isso aumenta muito a chance do cliente prestar atenção e, consequentemente, se interessar.

Por exemplo, imagine que você está no Maracanã lotado e uma pessoa tenta chamar sua atenção gritando bem alto o nome do jogador que todos estão gritando. Ela pode até chamar sua atenção, mas dificilmente você se interessará em saber mais sobre o que ela tem a dizer.

Em compensação, se você ouve seu nome no meio da multidão, o som pode até ser mais baixo, mas muito provavelmente você buscará a origem daquilo, querendo saber mais. Personalização faz toda a diferença.

Em um exemplo mais prático, digamos que você vende serviços de consultoria que podem servir tanto para agências de publicidade quanto pet-shops. Ao invés de criar o mesmo anúncio e simplesmente atingir o maior número de pessoas, tente criar um anúncio do tipo “Consultoria para agências de publicidade” e mandar só para esse público e assim por diante.

O retorno dessa personalização será muito maior do que atirar para todos os lados.

Acompanhe tudo sobre:Pequenas empresasdicas-para-seu-negociodicas-de-empreendedorismoCabeça de empreendedor

Mais de PME

Brasileiras conquistam metade dos prêmios no BRICS Women's Startup Contest