Mais opções (Paper Boat Creative / Getty Images)
Da Redação
Publicado em 30 de maio de 2014 às 12h00.
Como divulgar o produto da sua empresa da melhor maneira
Escrito por Paula Calil, especialista em marketing
Quando tratamos da divulgação de um produto ou de uma marca, estamos falando de comunicação. A comunicação é a forma como o empreendedor irá informar ao mercado sobre seu produto, sua marca ou qualquer outro assunto relacionado ao seu negócio. Para isso, há um mix de ferramentas de comunicação que poderão alavancar os negócios de sua pequena empresa.
É preciso aproveitar a oportunidade dos pontos de contatos com seu cliente para transmitir a mensagem adequada a ele. Anúncio de revista, embalagem de produto, folhetos, feiras de negócios, campanhas de incentivos e de promoção, sites, spots em rádio, são algumas possibilidades.
Entretanto, para aproveitar esses pontos de contatos, você precisa conhecer bem seu consumidor para saber como irá se dirigir a ele. Isto equivale dizer que não há uma maneira padrão de se dirigir a todos. Por isso, dependendo das características do consumidor e do produto a mensagem assume um formato diferente.
Atento ao público a quem você pretende divulgar seu produto analise também a situação envolvida. Por exemplo, se o seu produto será vendido em supermercados, sua embalagem deverá ser uma peça de comunicação instantânea, do tipo olhou, gostou e comprou. Observe o papel importante de comunicação de uma embalagem!
Se você atua na indústria da moda esportiva, como poderá dar visibilidade à sua marca? Participando de feiras desse setor, adotando a linguagem de comunicação da mesma faixa etária e perfil do consumidor para que ele entenda e se identifique com a proposta de valor de sua marca e produto.
Como você pode observar, a comunicação varia conforme a situação e o público que você pretende atingir. Esteja atento aos públicos influenciadores da compra de seu produto. Um exemplo disso é o público infantil que influencia os pais a comprarem os brinquedos ou alimentos que tanto gostam.
Isso quer dizer que se você tem um produto infantil terá que trabalhar sua comunicação com dois públicos: o infantil, para mostrar como é legal seu produto, e os pais, para informá-los dos benefícios educativos ou nutricionais.
Paula Calil é professora de Planejamento Estratégico de Marketing e coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM/SP.