Como conquistar mais clientes?
Esse é o dilema do advogado Fernando de Araújo, de Minas Gerais. Leia a sua pergunta e a resposta dada por Afonso Cozzi, Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
"Sou diretor executivo de um escritório de direito tributário. Boa parte do nosso faturamento vem de poucos - mas relevantes - clientes. Se um deles deixar o escritório, entretanto, enfrentaremos problemas. Uma vez que o Estatuto da Advocacia proíbe propaganda, como agir diante do desafio de atrair mais clientes?"
Fernando de Araújo, Belo Horizonte, MG.
Prezado Fernando,
A dependência de poucos clientes realmente é um risco a médio e longo prazos. É importante que você comece imediatamente um trabalho de aumento de clientes, como você mesmo sugere.
Há estratégias diferentes para isso. Uma vez que não temos a oportunidade de uma conversa detalhada, posso dar algumas orientações gerais. Arrisco a sugestão de elaboração de um plano de ação, com os seguintes passos:
- Invista algum tempo para conhecer o perfil de seus atuais clientes e os serviços que eles compram. Levante e organize informações como: tipos de demandas, necessidades que são atendidas pela sua equipe, soluções técnicas, tipos de propostas e contratos.
- Dimensione sua capacidade para atender a mais clientes. Verifique os investimentos necessários para essa ampliação. Considere os investimentos em aumento de equipe técnica, instalações, entre outros.
- Procure replicar os seus clientes, ou seja, busque outros clientes com o mesmo perfil dos atuais. Dê prioridade a visitas de prospecção. Fortaleça sua rede de contatos, com parcerias, newsletter do escritório, artigos jurídicos, participação em seminários, participação em associações empresariais.
Bom trabalho e sucesso nos negócios.
Um abraço,
Afonso Cozzi
Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral