PME

Com que frequência o plano de negócios deve ser atualizado?

Especialista afirma que vale a pena revisar sempre que o empreendedor vai apresentar o plano a um novo investidor

Gerente geral de marketing e vendas (Thinkstock)

Gerente geral de marketing e vendas (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2015 às 10h23.

Com que frequência o plano de negócios deve ser atualizado?
Respondido por Eduardo Vilas Boas, especialista em plano de negócio

O ambiente de negócios está em constante mudança. As previsões econômicas mudam, novos concorrentes aparecem no mercado, o negócio começa a operar e descobre-se que a realidade é um pouco diferente do que havia sido planejado. Por isso os empreendedores ficam confusos, sem saber quando devem atualizar o seu plano de negócios.

O plano deve ser atualizado todas as vezes que alguma premissa importante é alterada. Mas o que são premissas? Premissas são aquelas informações que o empreendedor definiu como verdadeiras e que serviram de base para elaborar toda a projeção financeira do plano de negócios.

Imagine que o plano de negócios foi elaborado considerando que o mercado de atuação irá crescer 3% ao ano. Um novo relatório setorial é divulgado alterando a expectativa de crescimento para 5% ao ano. Nesse caso o plano deve ser atualizado com a nova informação. O mesmo vale para uma mudança no valor do câmbio ou caso a empresa identifique que irá precisar de um investimento extra, que não estava esperando, por exemplo.

Quando o negócio começa a operar, novas informações podem alterar o plano, que foi feito baseado em uma expectativa. O empreendedor irá conhecer informações reais do negócio, os custos reais e a demanda. Diante dessas novas informações, que demonstram a sua realidade, ele pode atualizar o plano de negócios com informações reais. Isso inclusive irá aumentar a credibilidade do plano, já que não será baseado apenas em expectativas, mas em realidades.

Caso nenhum novo fato aconteça, a cada seis meses o empreendedor pode revisitar o seu plano de negócios e analisar se existem novas informações que podem alterar suas premissas, sejam informações internas ou externas à empresa.

Também vale a pena revisar se existem novas informações sempre que o empreendedor vai apresentar o plano a um novo investidor. Isso não quer dizer que ele não precisa estar atento constantemente e atualizar o plano caso novos fatos apareçam. 

Eduardo Vilas Boas é empreendedor, doutor em administração de empresas pela FEA/USP, sócio da Empreende e criador do site Empreende.vc.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioPequenas empresasplanos-de-negocios

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame