Caixa disponibiliza nova linha de crédito para pequenas empresas
Esta semana, o banco público passou a operar a linha do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito, criada pela MP 975/2020
Carolina Ingizza
Publicado em 25 de agosto de 2020 às 15h32.
Última atualização em 25 de agosto de 2020 às 15h33.
A Caixa Econômica Federal está disponibilizando uma nova linha de crédito para pequenas e médias empresas afetadas pela crise causada pelo novo coronavírus . Desde segunda-feira, 24, o banco oferece a linha de crédito para capital de giro estabelecida pelo Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC), fruto da Medida Provisória 975/2020.
As linhas são para empresas com faturamento entre 360.000 e 300 milhões de reais ao ano. O crédito é garantido pelo Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) e poderá ser pago em até 60 meses, com carência de 9 a 12 meses. Os juros são de 0,63% ao mês para pequenas empresas e a partir de 0,53% para médias.
“A Caixa vai assumir, mais uma vez, o seu papel de instituição protagonista das políticas de crédito para empresas de pequeno e médio porte, apoiando aqueles que estão fazendo o Brasil retomar as atividades econômicas”, disse o presidente do banco, Pedro Guimarães.A Taxa de Abertura de Crédito (TAC) foi zerada pela instituição financeira.
Como solicitar
Empresas com faturamento de até 30 milhões de reais em 2019 podem solicitar o crédito diretamente nas agências da Caixa ou no site do banco. As médias empresas, com faturamento acima de 30 milhões, precisam ir diretamente a uma das agências para que os documentos e demais trâmites de contratação sejam feitos.
O FGI irá garantir até 80% do valor emprestado, mas os sócios das empresas podem usar garantias próprias adicionais. O empréstimo poderá ser usado para adquirir máquinas e equipamentos; custear despesas operacionais, como pagamento de salário de empregados; e compra de matérias-primas, mercadorias, entre outros.
O valor mínimo do crédito é 15.000 reais e o máximo é 10 milhões — a quantia é definida com base na avaliação de crédito de cada cliente.