PME

As propostas de Marina, Dilma e Aécio para pequenas empresas

Veja o que os principais candidatos à presidência da república estão dizendo sobre pequenas empresas, empreendedorismo e inovação

Montagem Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves (Montagem/EXAME.com)

Montagem Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves (Montagem/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2014 às 09h32.

São Paulo – Faltam pouco mais de dez dias para o primeiro turno das eleições 2014. Em meio a reviravoltas e debates, os principais candidatos apresentam suas ideias mais na TV do que em programas oficiais de governo. Entre os vários setores que tentam convencer, as pequenas empresas não poderiam ficar de fora.

De acordo com dados do IBGE de 2012, mais de 23 milhões de pessoas são consideradas empreendedoras, trabalhando por conta própria ou como empresário. Hoje, além de micro e pequenas empresas, existe a figura do Microempreendedor Individual, que permitiu que milhares de pessoas vivessem do empreendedorismo de forma legalizada.

As propostas para diminuir a burocracia, incentivar a inovação e melhorar o ambiente de negócios do país são algumas das apresentadas. Veja algumas das propostas que Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), os três candidatos à presidência da república mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais.

Aécio Neves (PSDB)

O candidato do PSDB promete apoiar as universidades públicas e instituições de pesquisa. Para ele, o ensino de tecnologia deve incentivar o empreendedorismo e a solução de problemas do país. Em seu governo, pretende ainda apoiar incubadoras de empresas ligadas a universidades e ampliar as políticas públicas que estimulem o empreendedorismo. 

Aécio defende ainda a simplificação da carga tributária para pequenas empresas como uma de suas primeiras ações como presidente eleito. "Temos que conseguir melhores condições de competitividade focadas no micro e no pequeno empresário, que são os que mais empregam na economia brasileira”, disse durante compromisso de campanha. 

Dilma Rousseff (PT)

Na área de inovação, Dilma fala sobre “adotar políticas industrial, científica, tecnológica e agrícola para reduzir os custos de investimento e produção”. 

Uma das principais bandeiras eleitorais da candidata petista tem sido a ampliação do Simples Nacional. A ideia é criar uma “rampa de transição”, para que as empresas possam crescer sem precisar abandonar o regime simplificado de uma vez. “Isso vai permitir que empresas estejam mais robustas quando tiverem que enfrentar outros sistemas tributários”, disse.

Marina Silva (PSB)

A candidata Marina Silva, do PSB, prometeu ampliar os investimentos públicos em inovação, chegando a representar cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, a candidata prometeu aumentar os estímulos para a criação de parques científicos e tecnológicos atraindo mais investimento privado, tanto nacional quanto internacional.

Em seu programa de governo, Marina cita o empreendedorismo como meio de desenvolvimento tanto de jovens quanto de mulheres. “O empreendedorismo pode ser o caminho de saída de programas sociais e de conquista de melhores condições de vida”, diz o programa. A candidata fala ainda em criar incubadoras em parceria com os municípios e estimular os programas de microempreendimentos.

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesCelebridadesDilma RousseffEleiçõesEleições 2014Marina SilvaPequenas empresasPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame