Exame Logo

As melhores cidades para abrir franquias de alimentação

Mapeamento mostra quais cidades têm ótimas oportunidades para franquias da área de alimentação

Melhores para fast food (McCain/Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h08.

São Paulo – As franquias de alimentação estão entre as que mais crescem e faturam, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising. Segundo um levantamento da consultoria Rizzo Franchise, algumas cidades têm mais potencial para receber franquias de fast-food e restaurantes. A pesquisa 200 melhores mercados para franquias leva em consideração nove setores diferentes (educação, livrarias, automotivo, infantil, hotelaria, construção, saúde e beleza, alimentação e acessórios pessoais) e classifica cada um como oportunidade, boa oportunidade ou ótima oportunidade. Para chegar à lista a seguir, foram selecionadas as cidades com melhor posição no ranking geral e que também aparecem com a área de alimentação classificada como "ótima oportunidade".
  • 2. São Paulo

    2 /12(Germano Lüders/EXAME.com)

  • Veja também

    Entre as dez maiores cidades do mundo, São Paulo lidera a lista de melhores cidades para franquias no país e ainda tem espaço para as redes de alimentação. Hoje, a capital paulista concentra 17,5% das unidades franqueados do país. A área de alimentação aparece em oitavo lugar entre os melhores negócios, mas ainda assim como uma ótima oportunidade.
  • 3. Rio de Janeiro

    3 /12(Getty Images)

  • Com altos investimentos para os eventos esportivos, o Rio de Janeiro tem grande potencial para franquias. Na lista geral de melhores cidades, aparecia na segunda posição. A área de alimentação aparece entre as cinco melhores oportunidades.
  • 4. Brasília

    4 /12(Divulgação/Embratur/Divulgação)

    Brasília á a terceira melhor cidade para franquias no país e concentra 2,5% das unidades do país. A área de alimentação aparece entre as melhores para investir na região.
  • 5. Belo Horizonte

    5 /12(Wikimedia Commons)

    Conhecida por seus pratos típicos, a capital mineira é também uma das melhores para abrir franquias de alimentação. No ranking das 200 cidades, apareceu em quarto lugar com ótimas oportunidades em todos os setores.
  • 6. Salvador

    6 /12(Creative Commons)

    Salvador concentra hoje apenas 2,1% das franquias brasileiras. Entre as áreas consideradas ótimas pela pesquisa, alimentação aparece entre as melhores, além de construção e itens para o mercado infantil.
  • 7. Curitiba

    7 /12(David Silverman/Getty Images)

    Curitiba é uma das cidades com maior participação no PIB brasileiro. Com oportunidades consideradas ótimas em todas as áreas pesquisadas, a cidade aparece como uma das mais promissoras para redes de alimentação.
  • 8. Porto Alegre

    8 /12(Flickr)

    Assim como Curitiba, Porto Alegre, em sétimo lugar na lista de melhores cidades, tem oportunidades consideradas ótimas em todos os setores, inclusive alimentação.
  • 9. Fortaleza

    9 /12(Luis Morais/ Viagem e Turismo)

    No top 10 de melhores cidades para franquias, Fortaleza é também um mercado potencial para franquias de alimentação. A cidade está entre as que têm ótimas oportunidades entre todos os setores pesquisados.
  • 10. Goiânia

    10 /12(Flickr/Jorge in Brazil)

    Goiânia é responsável por 0,6% do PIB nacional e está em pleno crescimento para o mercado de franquias. No levantamento, aparece com ótimas oportunidades na área de alimentação fora do lar.
  • 11. Recife

    11 /12(HEUDES REGIS/ Guia Quatro Rodas)

    Assim como outras cidades da lista, Recife aparece repleta de ótimas oportunidades. A área de alimentação está entre as melhores, segundo o estudo. Aparecem também hotelaria e acessórios pessoais.
  • 12. Agora, veja mais sobre franquias

    12 /12(Germano Lüders/EXAME)

  • Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasFast foodFranquias
    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame