As definições de empreendedorismo por 15 empreendedores
Veja o que empresários bem sucedidos pensam sobre o que é ser empreendedor
Da Redação
Publicado em 22 de agosto de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h29.
Afinal, o que é empreender? Quais são as características que tornam uma pessoa empreendedora ? Como essas são perguntas que permitem várias possibilidades, preparamos uma lista com as respostas de grandes representantes do empreendedorismo de alto impacto no Brasil, que lançam uma luz sobre essa questão. Confira o que pensam alguns dos maiores empreendedores do país:
“Empreendedor não deve ter sonho, tem que ter meta. Ele não é um cara que briga, faz negócios. Brigar é coisa de namorados.”, diz Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração da BRF.
“Empreender é enxergar uma oportunidade, ou uma boa ideia, e assumir o risco de botá-la em prática, executá-la. E o Brasil precisa disso, pois a vontade do brasileiro de tomar riscos ficou reprimida nos últimos 20 anos", define Eike Batista, CEO do Grupo EBX.
“Empreender é gostar de encrenca. Sair na chuva e se molhar, ajoelhar e rezar", indica Wellington Nogueira, um dos fundadores do projeto Doutores da Alegria.
“Empreender é acreditar no impossível. Se você quer empreender e está perseguindo uma ideia, não conheço nenhuma palavra que possa provocar e trazer mais sucesso, realização e felicidade do que a palavra impossível", afirma Romero Rodrigues, um dos fundadores do BuscaPé.
"O empreendedor é apaixonado por uma ideia e corre atrás dela. Ele tem que ter brilho nos olhos e vontade de fazer, mesmo que seja a segunda, terceira, quarta iniciativa", definePedro Passos, membro do Conselho de Administração da Natura.
“Empreendedores de verdade são aqueles que vencem em um ambiente hostil”, diz Salim Mattar, presidente do conselho de administração da Localiza.
“Empreender é insistir. É ter muita gana, muita vontade de fazer acontecer, não se cansar e acreditar nesse sonho. Deveria ser a primeira opção de emprego para todas as pessoas”, opina Rodrigo Azevedo, criador do site Comunique-se.
“Empreender é justamente acreditar que não existe limitador algum para você fazer aquilo que sonha. E, para ter força, você precisa se inspirar em coisas que superou no passado”, conta Diego Martins, da Acesso Digital.
“Empreender é correr risco, é liberdade, é autonomia, é desafio e é demais. É saber que, seja no negócio, na família ou em uma empresa, você não fica na zona de conforto. É buscar outro desafio não só nos negócios, mas na vida”, conta Ricardo Buckup, diretor geral da B2 Agência.
“Empreender é curtir muito encontrar uma solução para algo que está te importunando. Se essa for uma solução que você bolou, não copiou, ela é o grande incentivador do espírito empreendedor”, indica Bento Koike, fundador da Tecsis.
“O empreendedor não tem vergonha de tentar e ter atrevimento para querer coisas maiores. Ele sabe que o ‘não’ ele já tem garantido”, diz Wilson Poit, empreendedor da Poit Energia.
“Empreender é fácil. Continuar empreendendo é que é difícil. É simples ter uma iniciativa inovadora. Agora, quebrou? Vai de novo. Quebrou novamente? Tenta de novo. É aí que sobra só quem aguentar mais paulada. Empreender é aguentar paulada”, define Wagner Furtado, Cash Monitor.
“Empreender é ter vontade de realizar. É você não ficar contente em apenas ter ideias, e sim de colocá-las em prática”, explica Valério Dornelles, da Tecno Logys.
“Empreender é acreditar no seu sonho, fazer com que mais pessoas acreditem nele e transformar tudo isso num sonho de um monte de gente. Sozinho fica pequeno. Tem que ser em time”, diz Arnold Correia, da Atmo Digital.
“Empreendedor é quem tem um sonho apaixonante, uma fé inabalável, e se joga de cabeça”, afirma Rodrigo Teles, ex-diretor-geral da Endeavor Brasil e diretor da Fundação Estudar.