Exame Logo

Após veggie burger sangrento, startup planeja "peixe impossível"

Impossible Foods, que tem Bill Gates e Google como investidores, agora quer salvar os oceanos

(Lekcej/Thinkstock)

Vanessa Barbosa

Publicado em 30 de setembro de 2017 às 07h27.

Última atualização em 6 de maio de 2019 às 18h52.

São Paulo - Nunca a humanidade consumiu tanto peixe como nos dias de hoje. Mas esse apetite tem um custo alto para o meio ambiente.Mais de 90% dos estoques pesqueiros do mundo já se encontram superexplorados, segundo dados da organização da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO), incluindo espécies populares, como atum e sardinha.

A pressão sobre os oceanos globais, associada à expectativa de aumento de 17% na produção do setor até 2025, demanda medidas de manejo que garantam a sustentabilidade dos estoques, inclusive em atividades de aquacultura. Mas uma startup do Vale do Silício quer  ir além—muito além disso.

Veja também

Fabricante do "hambúrguer vegano sangrento" conhecido como "Impossible Burger" ("Hambúrguer Impossível"), a americana Impossible Foods agora quer salvar os oceanos. A startup está trabalhando em uma alternativa de carne de "peixe" feita a partir de vegetais.

"Queremos substituir completamente os animais por uma tecnologia de produção de alimentos até 2035", afirmou em uma entrevista coletiva na terça-feira o fundador e CEO da Impossible Foods, Patrick Brown, que é bioquímico pela Universidade de Stanford.

Ainda não se sabe quando o "peixe" alternativo chegará aos mercados ou que tipos de espécies serão replicadas. Mas se depender dos consumidores, a exaustão desse novo estoque é garantida.

De acordo com a empresa de pesquisa Markets and Markets, a demanda por substitutos de proteína animal é projetada para chegar a 5,9 bilhões de dólares até 2022, com uma taxa de crescimento anual de 6,6% a contar de 2016.

A meta da startup não se restringe aos seres marinhos. "Estamos trabalhando na produção de todos os alimentos que derivam de animais", disse Brown.

Soa utópico? Pois a empresa já recebeu cerca de US$ 250 milhões em investimentos, vindos de múltiplas fontes, desde gigantes como Bill Gates, Vinod Khosla e Google a fundos de investimentos, como UBS e Viking Ventures.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisCarnes e derivadosFoodtechsImpossible FoodsInovaçãoMeio ambienteOceanosStartups

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame