loja cheia de clientes (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 3 de outubro de 2014 às 09h12.
Como deve ser o marketing em uma empresa que acabou de ser lançada
Respondido por Silvio Passarelli, especialista em marketing
Fui durante muitos anos consultor empresarial de pequenas empresas e acompanhei o lançamento de mais de mil empresas e o problema era recorrente.
Como o plano de negócios era imperfeito e os investimentos subestimados, quando chegava a hora do funcionamento os recursos já haviam sido consumidos, não restando uma verba compatível para a contratação dos serviços de marketing.
E os resultados não fugiam do esperado. Sem marketing, a nova empresa se arrastava pelo mercado e, em muitas oportunidades, acabava encerrando precocemente as atividades.
Para isso não acontecer com o seu negócio, veja algumas dicas:
1. Defina com clareza o público-alvo para evitar dispersões.
2. Efetue uma rigorosa segmentação geográfica para definir com clareza a base de atuação do negócio.
3. Efetue um plano de marketing para um horizonte temporal de pelo menos um ano onde estejam registradas as principais ações a serem empreendidas.
4. Reserve uma verba para comunicação (publicidade, relações públicas, eventos, promoções, entre outras ações).
5. Monitore e avalie as ações de marketing. Não deixe para o final a medição do índice de acerto. As melhores medidas para a avaliação de um plano de marketing são: volume de vendas, participação no mercado e prestígio da marca.
6. Estabeleça uma estratégia de preços adequada ao lançamento e que proporcione rápido crescimento da participação no mercado.
Vale lembrar que é preciso ser cuidadoso nas ações, já que empresas nascentes exigem atenção, carinho e paciência.
Silvio Passarelli é diretor da Faculdade de Administração e da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).