PME

5 habilidades básicas para você ser um bom chefe

A maioria das pessoas que estão em cargos de liderança não tem as habilidades necessárias para ser um bom chefe e um bom líder.


	Liderança: as habilidades necessárias para ser um bom chefe
 (Thinkstock)

Liderança: as habilidades necessárias para ser um bom chefe (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2015 às 12h32.

As principais características de um bom chefe
Escrito por Alexandre Rangel, especialista em gestão de pessoas

Gosto de uma anedota sobre executivos de empresas, pessoas que são chefes e lideram pessoas. Certa vez, em uma parada militar em comemoração ao Dia da Independência, passou um grupo de executivos de empresas. Eram homens de paletó e gravata, com maletas do tipo 007, que marchavam a passos firmes. Estranhando aquelas pessoas, o presidente da República perguntou ao chefe das Forças Armadas: “Quem são essas pessoas? Por que estão no desfile?” E o general respondeu: “São executivos de empresas!” “Mas por que estão em uma parada militar?” insistiu o presidente. “Ah, o senhor não imagina o poder de destruição delas!”, explicou o general.

É uma anedota que tem um fundo de verdade. A maioria das pessoas que estão em cargos de liderança não tem as habilidades necessárias para ser um bom chefe e um bom líder. 

O proprietário de uma pequena ou média empresa pode ser um excelente técnico e empreendedor, mas nem sempre tem as habilidades para gerir a equipe. Confunde o seu papel de “dono” e “proprietário” e, com isso, não exercita o que é mais importante: liderar as pessoas de forma que as inspire e as faça colaborar de forma comprometida e motivada.

Com base na minha experiência como coach de proprietários de empresas, diretores e gerentes, listei as cinco principais características de um bom chefe:

1. Habilidade para estabelecer objetivos para a equipe e criar metas. Bons chefes sabem da importância de ter um norte para a equipe, pois a falta de orientação causa confusão entre o grupo. Comunicam claramente os objetivos e as metas. Trabalham com foco, definindo poucos e importantes indicadores e acompanham os resultados sistematicamente. Sabem que, para planejar, é preciso estabelecer objetivos. Senão, não há o que planejar.

2. Habilidade para planejar. Valorizam o planejamento e sabem como envolver as pessoas nesse processo. Seguem o ciclo básico do gerenciamento: planejar, fazer, comparar e corrigir e, assim, transformam os planos em rotina, sem deixar que as ideias fiquem apenas no papel e sejam guardadas em uma gaveta ou prateleira.

3. Habilidade para desenvolver os colaboradores. Assumem o papel de treinadores de sua equipe e sabem da importância do feedback no desenvolvimento profissional, pois a falta dele acarreta dúvida nos colaboradores.

4. Habilidade para manter a equipe motivada. Procuram entender o que motiva as pessoas e sabem que não é só dinheiro que gera motivação; conhecem a importância do tratamento pessoal nas relações e reconhecem a inutilidade da bronca. Mais importante: procuram atender às três necessidades básicas das pessoas: ser ouvidas, ser reconhecidas e ter o direito de errar na tentativa de acertar.

5. Abertura para mudanças. Estimulam novas ideias. Usam uma pergunta poderosa: “O que você vai fazer DE DIFERENTE nesta semana para ajudar você mesmo a alcançar seus objetivos?”.

Acredito fortemente que um chefe que tenha essas habilidades, sem dúvida alguma, será um gestor muito bem-sucedido.

Alexandre Rangel é sócio-fundador da Alliance Coaching.

Acompanhe tudo sobre:Chefesdicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negociogestao-de-negociosLiderança

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame