Exame Logo

5 empreendedores de sucesso indicam livros que marcaram suas vidas

Por trás de negócios de êxito, como Cacau Show, CVC, Habib´s, Nobel e Wizard, empresários indicam leituras para quem quer ter uma empresa e sucesso

Alexandre Tadeu da Costa, Cacau Show (Alexandre Battibugli/EXAME)
DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2011 às 06h24.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h31.

Com apenas 17 anos, Alexandre Tadeu da Costa ingressou no ramo dos chocolates, criando uma das redes de franquias mais bem-sucedidas do Brasil, a Cacau Show. “Qual é a tua obra?”, (Mario Sergio Cortella) é uma das leituras recomendadas por ele a quem quer empreender. “É uma lição de vida. Com ele, me aprofundei ainda mais nas questões de liderança, tema muito importante para um empreendedor, e na questão da inovação, ou seja, a capacidade de se reinventar a cada dificuldade encontrada no caminho”, destaca. Para entender melhor o consumidor, Costa recomenda “Desejos Contemporâneos” (Beth Furtado), que trata de questões atuais da sociedade, como o consumo frenético, e “Luxo for All” (José Luiz Tejon, Roberto Panzarini e Victor Megido), para entender a nova classe média e seus desejos. Para fechar sua lista, o empreendedor recomenda ainda “Made in America” (Sam Walton e John Huey) e “Onward” (Howard Schultz e Joanne Gordon) , que contam a história de duas grandes norte-americanas – Walmat e Starbucks, respectivamente –, retratando os desafios de construir um negócio de sucesso.
  • 2. Guilherme Paulus, CVC

    2 /5(Divulgação)

  • Veja também

    Fundador da CVC, Guilherme Paulus leu a primeira edição de “O Maior Vendedor do Mundo”, (Og Mandino),  que conta a história de Hafid, um pobre guardador de camelos que alcança a riqueza, há mais de 10 anos. O empreendedor adotou como lema a máxima do livro: superar os feitos dos concorrentes é bom, mas superar os próprios feitos é tudo. “É preciso saber combinar amor e paixão pelo que se faz a um sistema eficaz de vendas, para ter saúde física e mental admirável, além de poder e riqueza” diz. A biografia de Lee Iacocca, filho de imigrantes italianos que se tornou presidente da Ford, também foi uma importante influência para o empreendedor. Em “Lee Iacocca, Uma Autobiografia” (Lee Iacocca), o empresário conta como superou o baque de ser demitido depois de se dedicar 32 anos à companhia. Em seguida, assumiu a presidência da Chrysler, que logo enfrentaria uma dura crise. “Mesmo em face de todos esses problemas, ele não desistiu de vencer. A derrota nunca foi uma alternativa na sua vida” destaca Paulus. “Além disso, o livro mostra que as pessoas que chegaram num posto muito elevado são seres humanos, que também passaram por dificuldades e cometeram erros”, ele acrescenta.
  • 3. Carlos Wizard Martins, Grupo Multi

    3 /5(Raul Junior, Você S/A)

  • Para Carlos Wizard Martins, fundador da escola Wizard, que já adquiriu dez redes de ensino concorrentes ao longo da sua trajetória, o livro “A Universidade de Sucesso” (Og Mandino) é uma referência fundamental para quem quer se tornar um empreendedor bem-sucedido. “Em minha opinião, ele possui a maior coletânea de tópicos de diversas áreas do conhecimento que um empreendedor terá que lidar em seu dia a dia”, destaca. “O homem mais rico da Babilônia” (George S. Clason) é outra referência importante para o empreendedor. “Este livro fascinante prende a atenção do leitor por conter dicas sábias, milenares e, ao mesmo tempo, contemporâneas de como lidar com o dinheiro. Trata-se de uma literatura clássica para quem deseja dominar o planejamento financeiro pessoal ou empresarial. Ele é tão válido para o milionário como para quem ganha um salário mínimo por mês”, recomenda. “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes” (Stephen R. Covey), já mencionado por Sérgio Milano Benclowicz, também aparece na lista de Martins. “É valioso por apresentar soluções nas esferas pessoal, familiar, empresarial, física e espiritual. É um livro para ser lido e relido várias vezes”, destaca.
  • 4. Sérgio Milano Benclowicz, Nobel

    4 /5(Divulgação)

    O livro “A Meta” (Jeff Cox) ajudou o empreendedor Sérgio Milano Benclowicz, herdeiro e diretor da rede de livrarias Nobel, a aprender a lidar com as adversidades do dia a dia de um negócio. “Graças ao livro, pude evitar muitos problemas e encurtar caminhos”, conta. No romance, o autor trata dos princípios de funcionamento de uma indústria, questionando como seria possível solucionar problemas como atrasos na produção e baixa receita.  Outra obra que influenciou a trajetória de Benclowicz foi “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes” (Stephen R. Covey). “Me ensinou a importância do foco e de começar com o objetivo final em mente”, diz. O best seller mostra como é possível melhorar o desempenho no trabalho e conquistar satisfação pessoal adotando um certo conjunto de princípios no dia a dia.
  • 5. Alberto Saraiva, Habib’s

    5 /5

    Filho de imigrantes portugueses, Alberto Saraiva abandonou a faculdade de Medicina para assumir a padaria do pai. Depois de se aventurar em botecos, cantinas, pizzarias e pastelarias, criou uma das redes de fast food mais bem-sucedidas do país, o Habib’s. Um livro que marcou a trajetória do empreendedor foi “O sucesso não ocorre por acaso” (Lair Ribeiro), que argumenta que o êxito, seja nos negócios ou em qualquer aspecto da vida, não é resultado da sorte, mas sim de estar preparado para enxergar e agarrar as oportunidades. “Esse livro marcou tanto a minha vida que trouxe o Lair para falar para os meus funcionários na primeira oportunidade que tive”, conta. Outra obra que influenciou o empreendedor foi “O Maior Vendedor do Mundo” (Og Mandino), que também apareceu na lista de Guilherme Paulus, fundador da CVC. Os dois empresários não estão sozinhos: gigantes como Coca-Cola e Volkswagen compraram milhares de exemplares do livro para distribuir aos seus funcionários.
  • Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoPequenas empresas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame