PME

5 dicas do Magazine Luiza para os empreendedores

Luiza Helena Trajano falou hoje aos empreendedores no 3º Curso Exame PME

Luiza Helena Trajano, Magazine Luiza (Reprodução)

Luiza Helena Trajano, Magazine Luiza (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2012 às 11h47.

São Paulo – A empresária e presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, conta que tem horror de dar conselhos, mas que pode dar dicas aos novos empreendedores. Em um vídeo gravado especialmente para o 3º Curso Exame PME – Luiza não pode comparecer pessoalmente ao evento, na capital paulista -, ela falou sobre a vantagem de empreender hoje no Brasil, a importância de acreditar no negócio e a missão que deve guiar os donos de pequenas empresas.

A empresária lembrou do poder de consumo da classe C e de como ainda há muitos mercados a serem explorados no país. “Vocês estão tendo muita sorte, porque estão vivendo em momento memorável do Brasil. Nós convivemos com mais de 18 moedas, dívidas terríveis e moratórias. A gente está aprendendo a viver no Brasil sem crise”, disse. 

Veja a seguir as dicas da empresária para os novos empreendedores.

1. Comece

“Dê o primeiro passo, faça e vá aprendendo junto com a sua equipe e com as pessoas. Medo todos nós temos. Eu também tenho medo. Mas o medo termina quando a gente tem coragem de assumir e dar o primeiro passo.”

2. Desenvolva-se

“Pense na causa, da causa, da causa em tudo que for fazer. Envolva o máximo de pessoas possível no seu projeto. Como diz o Peter Drucker, faça perguntas e desenvolva a sua capacidade de aprender. Tenha capacidade de aprender nos livros, nos cursos e com as pessoas.”


3. Pense grande (com os pés no chão)

“Trace objetivos. Quando a gente traça uma meta pequenininha, muitas vezes não consegue. Sonhe grande e aja conforme o bolso. A gente tem mania de pensar pobre e traçar coisas pequenas. E pobreza atrai pobreza. Tenha metas ousadas, mas com o pé no chão.”

4. Faça mais com menos

“Una-se a clientes, funcionários e parceiros para fazer mais com menos. A gente só vai conseguir fazer mais com menos sem ser uma competição predatória se nos unirmos. O nosso desafio é ganhar, não ter vergonha de ganhar e ter uma missão maior é que contribuir com o desenvolvimento da humanidade. A gente só faz isso se acreditar que cada um de nós é diferente.”

5. Acredite

“Acredite no seu negócio. Se você não acreditar, quem vai acreditar? Nós crescemos 28% nos últimos anos. Eu cuido de cada cliente como se fosse o primeiro e nossa luta agora é cuidar de cada loja como se fosse a primeira. Porque a gente tem que pensar global, mas agir localmente.” 

Acompanhe tudo sobre:ComércioEmpresasEmpresas brasileirasluiza-helena-trajanoMagazine LuizaVarejo

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar