Exame Logo

35 dicas para ter um negócio próprio antes de chegar aos 30

Conselhos dados por jovens empreendedores abrangem desde os primeiros passos da empresa até como lidar com os obstáculos no meio do caminho.

Começando a empreender (Thinkstock)

Mariana Fonseca

Publicado em 21 de setembro de 2015 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h31.

São Paulo - Querer ter o próprio negócio é o sonho da maioria dos jovens : 71% deles gostariam de empreender e 40% transformará esse sonho em realidade nos próximos cinco anos, segundo pesquisa feita no ano passado. Ser um jovem empreendedor possui pontos positivos e negativos. Ao mesmo tempo em que os recém-chegados ao mundo dos negócios conhecem bem a internet e têm mais espaço para errar, eles também possuem menor experiência profissional e menos dinheiro guardado. Por isso, EXAME.com buscou conselhos de quem já vivenciou essa mesma situação: empreendedores que abriram sua empresa quando tinham até 30 anos de idade. Os conselhos vão desde como desenvolver a ideia de negócio e criar coragem para largar o emprego até como enfrentar os percalços do dia a dia de ser dono de um negócio próprio. Navegue pelas fotos acima e veja 35 dicas desses empreendedores.
  • 2. Aproveite o momento em que você se encontra

    2 /37(Divulgação)

  • Veja também

    O Pedido é um negócio especializado em ajudar no planejamento e na condução de pedidos de casamentos únicos. As sócias Bruna Brito e Thaís Martarello abriram a empresa em abril de 2014, quando tinham 28 anos. Elas contam que usaram as próprias reservas para abrir o negócio. Como ser um jovem empreendedor? Segundo Bruna, é preciso aproveitar esse momento da vida, propício para abrir um negócio. "Acredito que seja a melhor época da vida para se arriscar neste tipo de empreitada, pois temos energia e disposição para o desafio. Aqui, nós trabalhamos no mínimo 12 horas por dia", conta. "A maioria ainda não possui responsabilidades com filhos e a própria família, o que torna mais fácil se arriscar".
  • 3. Pratique o autoconhecimento

    3 /37(Divulgação)

  • Danilo Roselli (no canto direito da foto, de camisa branca) fundou a Ideation Brasil, empresa que fomenta o empreendedorismo universitário, no ano passado, como parte de um projeto extra-classe durante um intercâmbio. O empreendedor tem 22 anos e o primeiro apoio financeiro foi da própria universidade. O outro sócio, Alexandre Muller, tem 23 anos. Como ser um jovem empreendedor? O ponto de partida é traçar seu perfil empreendedor. "Acredito que o primeiro passo é compreender sua motivação em abrir um negócio, identificando suas áreas de interesse, experiências prévias, conhecimentos que possui e as pessoas que conhece que poderiam lhe ajudar".
  • 4. Pense no que você ama fazer

    4 /37(Arthur Seixas/Divulgação)

    Em 2006, Rony Meisler fundou a Reserva, marca de moda masculina com ar descontraído. O empreendedor, que então tinha 25 anos, conta que começou a fazer o caixa do negócio revendendo as roupas para lojas multimarcas, segmento que ainda hoje é importante para o negócio. Como ser um jovem empreendedor? Segundo o empreendedor, uma boa ideia é transformar seu hobby em negócio. "Gosta de jogar futebol? Pense em montar um negócio com ele. Gosta de maquiagem? Pense num negócio de beleza. Num ambiente difícil de negócios como o Brasil, o amor pelo o que se faz é o grande motivo para insistirmos no negócio nos momentos de dificuldade, que serão inúmeros".
  • 5. Tenha uma motivação para além dos ganhos financeiros

    5 /37(Divulgação)

    Israel Salmen e Ofli Guimarães fundaram o Méliuz quando tinham 24 e 28 anos, respectivamente. A empresa, criada em 2012, é um programa de fidelidade em que o usuário recebe dinheiro de volta após compras em grandes e-commerces. Ainda em planejamento, o serviço recebeu um investimento anjo, o que possibilitou tirar a ideia do papel. Como ser um jovem empreendedor? Sua motivação deve ser algo maior que o dinheiro, afirma Guimarães. "Não espere dinheiro no curto prazo, por melhor que seja seu negócio. Se você quer fazer algo realmente grande, o dinheiro pode demorar a chegar até você".
  • 6. Ouça menos seus parentes e mais a sua própria vontade

    6 /37(Divulgação)

    Gustavo Paulillo fundou o Agendor, aplicativo que ajuda a organizar e aumentar as vendas, em 2012, quando tinha 24 anos de idade. O empreendedor conta que juntou recursos de trabalhos anteriores ou para se aprimorar profissionalmente ou para abrir um negócio. No fim, escolheu a segunda opção. Como ser um jovem empreendedor? "Não tenha medo de ser criticado pelos seus pais, amigos e parentes quando tomar a decisão de largar o emprego. Tudo isso aconteceu comigo e, se fosse por eles, talvez não estaria onde estou hoje. O principal é confiar na sua ideia e não deixar que ninguém tire essa ideia de você".
  • 7. Corra riscos

    7 /37(Marcos Belusci/Divulgação)

    Gustavo Jacob é sócio do Circuito do Rock, movimento que estimula o estilo musical Rock 'n' Roll em Belo Horizonte (Minas Gerais). Tudo começou quando, aos 28 anos, ele e um amigo compraram um bar ao lado da faculdade, que fechou por má gestão. Hoje, são três estabelecimentos: o Jack Rock Bar, que foi esse primeiro empreendimento, o Lord Pub e o Circus Rock Bar. Como ser um jovem empreendedor? "Todo empreendedor tem que correr riscos. Funciona como no mercado financeiro, no qual as pessoas investem em ações através de análises e tendências: você nunca tem certeza de que terá sucesso com aquela aposta", afirma Jacob. "O risco também se torna o seu grande aliado, pois é nele que encontramos as grandes oportunidades".
  • 8. Use seu conhecimento em internet a seu favor

    8 /37(Divulgação)

    Gustavo Caetano tinha 24 anos quando criou a SambaTech, distribuidora de vídeos online inaugurada em 2004. O negócio começou vendendo jogos para celular e um aporte fez com que a empresa crescesse e alcançasse novos ramos. Como ser um jovem empreendedor? O empreendedor novo tem a vantagem de ter nascido em uma época digitalizada. Esse conhecimento pode ajudar na hora de montar uma empresa. "A internet oferece diversas informações e ferramentas que possibilitam inovar e experimentar novos negócios, com possibilidade de crescimento acelerado e com um baixo custo inicial", explica Caetano.
  • 9. Abra sua empresa o quanto antes e aprenda

    9 /37(Divulgação)

    Greta Paz é sócia-diretora da MPQuatro, startup especializada em conteúdo e estratégia de vídeo para o YouTube. A empreendedor co-fundou a empresa aos 22 anos, no ano passado, com o sócio Miguel Luz. O investimento inicial foi pequeno, com um aporte de parentes para pagar despesas básicas e trabalhar nas produções audiovisuais tendo caixa. Como ser um jovem empreendedor? "Quando somos jovens, achamos que precisamos aprender muito antes de empreender. Entretanto, não vale a pena esperar", recomenda Greta. "Errar antes dos 30 é muito melhor do que errar depois. Além disso, posso dizer que em nenhuma outra empresa eu estaria aprendendo tanto quanto estou aprendendo na MPQuatro".
  • 10. Entenda que crise é também oportunidade

    10 /37(Gustavo Costa/Divulgação)

    Guilherme Wroclawski tinha 26 anos quando fundou o Save Me, um portal de ofertas inaugurado em 2010. No ano seguinte, abriu outro negócio, o Moda It, que agrega conteúdos de e-commerces de moda. Hoje, as duas empresas pertencem ao Buscapé Company e Wroclawski dirige as marcas. Como ser um jovem empreendedor? Crise não é desculpa para ter medo de empreender, diz o fundador. Pelo contrário. "Para mim, os obstáculos são as maiores fontes de inovação e diferenciação que existem no processo de construção de um novo negócio, pois eles nos forçam a encontrar soluções criativas", afirma. "Meu conselho aos jovens diante do momento que enfrentamos é usar os obstáculos para repensarem a proposta de valor do novo negócio e com isso inovarem em suas soluções para os clientes".
  • 11. Tenha a inovação no seu DNA

    11 /37(Divulgação)

    Francisco Forbes criou aos 24 anos de idade a Seed, empresa que trabalha com tecnologia para análise do perfil de clientes no varejo físico. O negócio, inaugurado no ano passado, contou com investimentos-anjo e também aportes de fundos. Como ser um jovem empreendedor? O empresário deve estar a frente do seu tempo e se desapegar de princípios fixos, diz Forbes. "Assim, ele consegue determinar as mudanças de direção mais adequadas frente às movimentações do seu mercado", afirma. "Gerenciar a pressão e encontrar soluções criativas para os obstáculos mais diversos é justamente o que diferencia um empresário de um empregado e o que faz parte do dia a dia de quem tem o próprio negócio".
  • 12. Assuma as rédeas da sua empresa

    12 /37(Divulgação)

    O alemão Stefan Rehm co-fundou a Intelipost no ano passado, aos 27 anos. A empresa é focada no gerenciamento da logística de empresas físicas e online. O empreendedor veio ao Brasil para abrir o escritório do fundo de investimentos Project-A e, após a criação de diversas empresas, convenceu o fundo a aportar na Intelipost. Como ser um jovem empreendedor? A regra é trabalhar muito e focar nos seus próximos passos, sem ficar esperando respostas dos outros. "As pessoas nunca vão fazer nada para você, mesmo que digam isso. Você terá que correr atrás de tudo para ter o sucesso".
  • 13. Esqueça parecer com seus colegas trainees

    13 /37(Divulgação)

    Luis Lourenço fundou a Plug CRM, plataforma que otimiza e organiza vendas de PMEs, no ano passado, aos 23 anos. Ele conta que poupou dinheiro desde seu primeiro estágio, com 18 anos. Depois, para conseguir desenvolver o negócio, foi necessário que houvesse sócios capitalizados com know-how no ramo de tecnologia e infraestrutura disponível para começar o negócio. Como ser um jovem empreendedor? "Seus amigos trainees em grandes empresas parecerão mais bem sucedidos; você passará a se vestir, comer e dormir mal, e por muitas vezes pensará em desistir", sentencia o empreendedor. "Mas, a cada novo cliente que você ganha, é também um motivo a mais para esquecer tudo isso".
  • 14. Abandone o sonho de um mundo empresarial perfeito

    14 /37(Gabriel Oliveira/Divulgação)

    Helio Tatsuo tinha 28 anos quando fundou a Hoken, empresa de purificadores de água de 1997. Três anos depois, a marca entrou para o franchising. O empreendedor conta que havia comprado uma fábrica de filtros aos 24 anos, após várias experiências na área de vendas, mas que vendeu sua parte com divergências com os sócios. Depois, fundou sua empresa no ramo, a Hoken. Como ser um jovem empreendedor? "É normal, quando jovem, sonhar com um mundo perfeito onde tudo dá certo em nossas empresas. Na prática é bem diferente. Nesse ponto, muitos desistem", afirma Tatsuo. "É a partir daí que separamos os empreendedores de verdade dos que apenas aspiram, como sonhadores, a ter um negócio próprio".
  • 15. Seja o seu primeiro crítico

    15 /37(Divulgação)

    Raimundo Lima Junior abriu o Dieta Bistrô em 2011, site que oferece um cardápio personalizado de alimentação saudável. Na época, ele tinha 28 anos. O negócio foi fundado com as economias feitas ao longo da carreira do empreendedor como executivo em multinacionais. Como ser um jovem empreendedor? "Seja autocrítico com a sua ideia e busque opiniões de forma não-convencional sobre o que você deseja lançar", recomenda. "Não basta ter uma boa ideia: ela precisa representar algo duradouro na vida das pessoas".
  • 16. Pesquise bem como está seu mercado de atuação

    16 /37(Divulgação)

    Jeane Moura abriu a DNA Natural, franquia de alimentação saudável, em 2007. Na época, ela tinha 29 anos e usou os recursos que tinha adquirido ao trabalhar no comércio para adquirir o ponto comercial do negócio. "Abri o primeiro restaurante bastante endividada, mas consegui quitar no primeiro ano, apenas com o faturamento", conta. Como ser um jovem empreendedor? Jeane recomenda um exaustivo trabalho de pesquisa "Um negócio novo já é arriscado. Então, tudo que puder ser feito para diminuir o risco tem que ser feito. Conheça a praça que pretende entrar, incluindo os números do concorrente e, principalmente, estimar um faturamento pequeno inicialmente, para calcular seu resultado projetado. Com isso, pode-se prever quanto dá pra pagar de aluguel, quantos funcionários e outras prioridades".
  • 17. Foque no que você faz de melhor

    17 /37(Divulgação)

    Paulo Felipe Martins David é co-CEO fundador da Biva, uma plataforma que aproxima investidores e empresários. O negócio foi aberto no ano passado, quando Paulo tinha 25 anos, por meio das economias dos dois sócios e de aportes por um investidor anjo e por dois fundos de investimento. Como ser um jovem empreendedor? Paulo recomenda ter foco no que vai ser feito dentro do negócio. "Empresas só são bem sucedidas quando o produto que é servido é verdadeiramente bom", afirma o empreendedor.
  • 18. Mostre algum diferencial de negócio

    18 /37(Divulgação)

    Jackeline Niehues fundou a Babydeas no ano de 2012,  aos 24 anos de idade, com a proposta de trazer soluções acessíveis para cuidados cotidianos de pais e mães com seus bebês. Nestes três anos de operação, o projeto também já recebeu quatro aportes, somando 500 mil reais. Como ser um jovem empreendedor? Segundo a empreendedora, ainda que estejamos em um momento de crise, há uma quantidade maior de consumidores por conta de avanços nos últimos 15 anos. "Existe um bom espaço para empresas novas e acredito que a chave do sucesso é mostrar seu diferencial no mercado".
  • 19. Adquira experiência

    19 /37(Divulgação)

    Max Campos co-fundou o HotelQuando.com, serviço para reserva em hoteís, no ano passado, aos 23 anos de idade. O negócio contou com aportes tanto de investidores-anjo quanto de fundos de investimento. Como ser um jovem empreendedor? "Primeiro, recomendo que ganhem alguma experiência no mercado. Busquem trabalhar em grandes empresas e aprendam o máximo possível na prática. Não aconselho sair da faculdade e já se aventurar em empreender".
  • 20. Tenha um capital de giro guardado na hora de abrir a empresa

    20 /37(Divulgação)

    Jorge Torres abriu a casa de culinária asiática China House em 1995, aos 23 anos, com recursos guardados por ele e sua esposa. Hoje, o negócio é parte do franchising e Jorge é diretor de franquias da rede. Como ser um jovem empreendedor? "Analise se há capital suficiente para a abertura e para um período sem retirada, o que normalmente ocorre", aconselha o empreendedor. "Sempre deixe um capital de giro reservado, mesmo quando o negócio estiver engrenado".
  • 21. Não queira ter mais do que precisa para operar o negócio

    21 /37(Divulgação)

    Felipe Buranello tinha 25 anos quando criou a Maria Brasileira, rede especializada em serviços de limpeza, cuidados e conservação de ambientes domésticos e corporativos, em 2012. Um ano após sua criação, entrou para o sistema de franquias. Como ser um jovem empreendedor? Uma dica muito importante é iniciar de forma enxuta, segundo Buranello. "Na parte estrutural, começamos em uma sede modesta, que conseguia atender as nossas necessidades momentâneas. Quanto ao número de pessoas, praticamos no início o famoso 'poucos e bons'. Ou seja, escolhemos a dedo profissionais que já conheciam o mercado de franquias e que acreditaram no projeto".
  • 22. Procure instituições especializadas em empreender

    22 /37(Divulgação)

    Leandro Ogalha e Wellington Sousa Santos fundaram a Tboom Interactive, agência de comunicação digital, em 2008. Os empreendedores tinham, respectivamente, 27 anos e 26 anos. O maior pilar de crescimento foi a estrutura oferecida pelo trabalho prévio em outra agência, dizem os fundadores. Como ser um jovem empreendedor? Um dos conselhos que ambos dão é procurar ajuda especializada. "Nosso conselho é buscar muita informação, antes de tudo. Hoje, o Brasil possui diversas iniciativas que fomentam o empreendedorismo, seja com o Sebrae ou através de incubadoras e aceleradores de startups. Sua atuação é fundamental para orientar e capacitar o novo empreendedor".
  • 23. Arranje bons mentores

    23 /37(Divulgação)

    André Ferraz co-fundou a In Loco Media, rede de publicidade móvel, em 2011. Na época, ele tinha 19 anos de idade. Depois de dois anos de operação, o negócio recebeu um aporte do Buscapé Company. Como ser um jovem empreendedor? "É importante se cercar de pessoas talentosas e experientes, sejam elas sócios, mentores ou funcionários. Dessa forma, você vai aprender mais rápido e passar pelas dificuldades do negócio com maior facilidade".
  • 24. Monte um time dos sonhos

    24 /37(Divulgação)

    Felipe Rezende (o segundo na foto, da esquerda para a direita) co-fundou a Evobooks, empresa que desenvolve programas educacionais interativos e integrados aos currículos educacionais, com os sócios Guilherme Otranto, Gustavo Rahmilevitz e Carlos Grieco. Na época, em 2011, ele tinha 24 anos. Cada sócio usou recursos próprios e também dos mais próximos. Em seguida, vieram os investidores e os fundos. Como ser um jovem empreendedor? "Monte uma equipe que você admire, sempre buscando gente diferente e melhor do que você", aconselha Felipe. "Muitos grandes empreendedores começaram bem jovens, verdadeiros visionários, e por isso são lembrados como ícones. Mas às vezes nos esquecemos que eles chegaram ao sucesso graças às organizações que construíram, com excelentes pessoas, culturas e processos".
  • 25. Faça a lição de casa

    25 /37(Divulgação)

    Charles Simão fundou sua primeira empresa, o e-commerce de capinhas de celular Print4Me, aos 26 anos, em 2012. No ano passado, criou a Fofostore, que comercializa almofadas de emoticons. As duas companhias tiveram investimentos feitos apenas por anjos - a primeira recebeu 50 mil reais e a segunda, 200 mil reais. Como ser um jovem empreendedor? "Leia livros, faça cursos, leia artigos, converse com pessoas mais experientes e potenciais clientes, busque informações sobre o mercado e entenda bem seus clientes. Esteja preparado para o que vai fazer. Não basta ter vontade: é preciso ter conhecimento".
  • 26. Planeje e projete

    26 /37(Divulgação)

    Rubens Augusto Junior, hoje com 56 anos, é presidente da rede de pizzarias Patroni. Ele fundou a empresa em 1984, aos 25 anos. A inspiração foi criar uma pizzaria para o pai, que apresentava um quadro de depressão por estar desempregado. Para abrir o negócio, pediu dinheiro emprestado para familiares e ofereceu sociedade aos dois cunhados. Como ser um jovem empreendedor? "Todo negócio pode ter sucesso. O importante é saber fazer previsões de cenários positivos e negativos, e imaginar como agir em cada um deles", recomenda o empreendedor. "É necessário ter planejamento, e não querer abraçar o mundo logo de cara".
  • 27. Não use falta de tempo como desculpa

    27 /37(Divulgação)

    Patrick Nogueira é fundador do Baixou, startup especializada em ferramentas online que monitoram a variação de preço de milhões de produtos. O empreendedor abriu o negócio aos 27 anos, em 2011. "No inicio, foram apenas muitas horas de dedicação. Trabalhava em uma empresa das 6 às 16h. Das 16h às 22h, trabalhava no negócio. Não tivemos nenhum aporte". Como ser um jovem empreendedor? "Dediquem todo o tempo disponível na sua ideia e em tentar criá-la. Falta de tempo não é desculpa: quando se quer algo, sempre arrumamos um tempo".
  • 28. Entenda que o maior investimento é a sua dedicação

    28 /37(Divulgação)

    Bruno Yoshimura é co-fundador do Kekanto, guia online de avaliação de estabelecimentos feitas pelos próprios usuários. Na época, 2010, o empreendedor tinha 24 anos. Ele conta que largou tudo pelo negócio e passou um tempo sem receber nada por isso. "Depois de um ano, com o Kekanto já em crescimento, conseguimos atrair investidores anjos do mercado e, em seguida, fundos". Como ser um jovem empreendedor? Segundo Yoshimura, muitos empreendedores acabam desistindo antes de começar, pensando demais e atuando de menos. "Hoje, precisamos de muito menos dinheiro para dar início. Com criatividade e métodos inteligentes, o único investimento será o próprio tempo".
  • 29. Aprenda a fazer um pouco de tudo

    29 /37(Divulgação)

    Filippe Trielli tinha 29 anos quando inaugurou a Panela, que é produtora de áudio publicitário, editora, gravadora e criadora de conteúdo para produções culturais. Houve um aporte financeiro de um investidor. "Ele acreditou na nossa ideia, pois, apesar de sermos jovens, já tínhamos alguma experiência na área", conta o empreendedor, citando o sócio Daniel Galli. Como ser um jovem empreendedor? É importante ter em mente também que você não será responsável por apenas uma área da sua empresa, especialmente no começo. "Saiba que, além de fazer o que você gosta ou o que você pensa ser o foco principal da sua empresa, você também terá que se preocupar com contabilidade, legislação e a limpeza do local, por exemplo. Nem lembro quantas vezes lavamos os banheiros no início da Panela".
  • 30. Pratique a paciência e a persistência

    30 /37(Divulgação)

    Albert Deweik criou a NeoAssist em 2001, quando tinha 22 anos. A plataforma da companhia oferece a integração de todos os canais de atendimento da empresa contratante, como ligações, e-mails, vídeos e redes sociais. Como ser um jovem empreendedor? "O maior conselho que posso dar para um jovem que está pensando em abrir seu próprio negócio é ser persistente e ter paciência", afirma Deweik. "Quando somos jovens, queremos fazer as coisas acontecerem muito rápido, ganhar dinheiro muito rápido e, no mundo dos negócios, nem sempre é assim. Se você acredita no que tem na mão, seja paciente e insista. Uma hora os frutos irão aparecer".
  • 31. Saiba que virá ainda mais trabalho pela frente

    31 /37(Divulgação)

    Thoran Rodrigues tinha 28 anos quando fundou a Big Data Corp., especializada em captura e estruturação de dados em larga escala. A empresa foi aberta em 2011 exclusivamente com os recursos guardados pelo empreendedor, e depois cresceu com o próprio capital. Como ser um jovem empreendedor? Se os motivos para empreender forem coisas como "ser dono do meu próprio tempo", "não ter que responder a nenhum chefe" ou "equilibrar melhor o trabalho e a vida pessoal", a recomendação de Rodrigues é não abrir o negócio. "Ser empreendedor é um dos trabalhos mais duros e exigentes do mundo, e envolve longas horas, muito sacrifício pessoal, e ouvir muito mais 'não' do que qualquer emprego de carteira assinada por aí".
  • 32. Execute mais do que sonhe

    32 /37(Divulgação)

    Bruno Okamoto Ramos tinha 26 anos de idade quando fundou a Encontre Um Nerd, site que conecta usuários que precisam consertar seus PCs a especialistas em assistência técnica. Ele usou o dinheiro que tinha guardado e a rescisão do seu antigo emprego para montar o site. Pelos primeiros meses, viveu do seguro-desemprego. Como ser um jovem empreendedor? Sonhar é essencial, mas o mais importante é a execução, afirma Ramos. "A maioria dos empreendedores que conheço ou esperam a ideia perfeita, ou o momento perfeito ou ter o montante de dinheiro perfeito. Na verdade, isso não existe. Se o empreendedor der um pequeno passo cada dia, no final do ano ele terá dado 365 passos. Por isso, pare de planejar e corra atrás!".
  • 33. Entenda que seu negócio sempre terá de evoluir

    33 /37(Divulgação)

    Alfredo Soares é sócio e fundador da Xtech Commerce, plataforma de e-commerce e marketing para PMEs. Ele abriu a empresa no ano passado, aos 27 anos de idade. A ermpresa preferiu sustentar-se sem aportes. "No começo, foi um desafio muito grande não ter investidor e trabalhar para ganhar e reinvestir na companhia. Hoje, temos mais autonomia e uma empresa mais valorizada caso captar investidores seja uma opção", conta. Como ser um jovem empreendedor? É preciso estar preparado para se adaptar às novidades do mercado, afirma "Se você for analisar grandes cases, verá que eles sofreram alterações em suas ideias iniciais e foram lapidados de acordo com problemas, com mudanças no comportamento do consumidor ou até mesmo com a entrada de um novo concorrente. Não se assuste: isso faz parte do jogo".
  • 34. Conheça sua empresa em valores

    34 /37(Divulgação)

    David Lira tinha 27 anos de idade quando fundou a ProCompra, plataforma de intermediação de serviços. O negócio, criado no ano passado, recebeu dois aportes de fundos de investimento. Como ser um jovem empreendedor? Lira ressalta a importância das métricas para um negócio, especialmente durante épocas de crise econômica. "Os investidores estão mais cautelosos e seletivos. Portanto, é essencial que o empreendedor esteja bem fundamentado, que tenha um plano de negócios bem estruturado, que a taxa de retorno e crescimento esteja bem calculada, além de estar aberto às perguntas sobre o negócio".
  • 35. Pense mais no cliente e menos em você mesmo

    35 /37(Divulgação)

    Em 2014, Rafael Pizzotti Machado (à direita na foto) fundou o Meu Imóvel, portal de lançamentos imobiliários com foco no cliente. Na época ele tinha 23 anos. "Meu irmão e sócio continuou trabalhando em uma empresa, enquanto eu me dediquei inteiramente ao nosso negócio. Ele supria as necessidades financeiras da empresa, enquanto eu fazia o trabalho operacional", conta. Como ser um jovem empreendedor? "Foque nos problemas que as pessoas enfrentam e em como solucioná-los, e não em uma ideia que lhe pareça boa", aconselha o empreendedor. "Melhore o produto com o feedback dos usuários: por melhor que sua solução pareça para você, são seus clientes que a utilizam".
  • 36. Preste atenção em cada detalhe

    36 /37(Divulgação)

    O uruguaio Álvaro García criou o aplicativo PedidosJá aos 25 anos de idade, em 2009. A ideia de negócio surgiu de um projeto na universidade, com o colega Ariel Bruschtin. "Saímos da classe e imediatamente começamos a executar o projeto para transformar a ideia em realidade", conta o empreendedor. Como ser um jovem empreendedor? "É importante estar atento aos detalhes, porque é isso que difere um serviço do outro", recomenda Garcia. "Desde o perfeito funcionamento da plataforma online até o atendimento ao cliente: tudo é importante para que o usuário tenha uma experiência incrível".
  • 37. Se animou para abrir seu negócio? Veja como começar

    37 /37(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioEmpreendedoresEmpreendedorismoJovensPequenas empresas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame