20 franquias que exigem investimento de até R$ 25 mil
Conheça as marcas e os negócios que custam até 25 mil reais para investir
Da Redação
Publicado em 27 de novembro de 2014 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h57.
São Paulo – Hoje, existem mais de 2 mil opções de franquias no mercado. Para o empreendedor que não tem muito capital disponível, as marcas com baixo investimento são as mais atrativas. Com ajuda da Associação Brasileira de Franchising (ABF), EXAME.com listou 20 redes de franquias baratas com investimento até 25 mil reais para lojas. Vale lembrar que este valor não inclui ponto comercial e é recomendado ter alguma reserva adicional para capital de giro.
A franquia Auto Brasil oferece serviços automotivos, como assistência, bloqueadores veiculares e seguros. Com investimento inicial de 5,2 mil reais, a franquia pode ser montada em casa. Hoje, tem 30 unidades em operação e estima que o prazo de retorno seja de seis a 12 meses.
A empresa do Rio Grande do Sul comercializa máquinas para decorar unhas, com desenhos e apliques. Criada em 2008, a rede atrai empreendedores de beleza e manicures que querem aprimorar a atividade. A franquia é uma das mais baratas do país, com investimento inicial de 6 mil reais. A rede tem 170 unidades.
A rede, que faz parte do grupo ID Holding, oferece programas de intercâmbio com acompanhamento de guias especializados. A unidade pode ser montada em casa e exige investimento inicial de 9,5 mil reais. Empreendedores que gostem de turismo têm preferência.
A empresa presta serviços de lavagem de carros em domicílio. Geralmente, o próprio franqueado assume todas as atividades do negócio ou tem apenas um funcionário. Hoje, a rede, criada em São Paulo, tem 48 unidades. O investimento é de 9,9 mil reais.
Inaugurada em 2010, a rede é especializada em fotodepilação, um método baseado na tecnologia de luz pulsada. No formato delivery, em que o franqueado atende os clientes a domicílio, a franquia tem investimento inicial de 9,9 mil reais. Hoje, são 34 unidades da marca em operação.
A rede, do mesmo dono da marca Igui, oferece serviços de limpeza para piscinas. O investimento inicial é de 9,9 mil reais. Hoje, são 162 franqueados operando este tipo de negócio. O retorno do capital é calculado entre três e seis meses de operação.
A Gigatron é especializada em softwares e serviços para empresas. O investimento inicial é de 5 mil a 10 mil reais, com retorno previsto entre três e 18 meses. A rede tem 48 unidades, a maioria franqueada.
A franquia oferece serviços de publicidade em embalagens de pão. O franqueado é responsável pela captação e venda de anúncios e, para operar, deve investir de 9,5 mil a 11,5 mil reais. O retorno acontece em até quatro meses.
A rede de Santa Catarina oferece aulas de reforço escolar online para alunos do ensino médio ou cursos preparatórios. O investimento inicial é de 12 mil reais.
A franquia é especializada em treinamentos e consultoria para profissionais e empresários de pequenas empresas. O investimento inicial é de 13,5 mil reais
Fundada em 2009, a Mr. Kids é uma franquia especializada em máquinas de venda de doces e brinquedos. O investimento inicial para ser franqueado da marca é de 19 mil reais e a taxa de franquia custa oito mil reais. O prazo de retorno do investimento é de 15 meses.
A matriz da RH Franquia Online fica em Curitiba, no Paraná, e a rede oferece serviços de gestão de recursos humanos online. O investimento médio inicial é de 18,5 mil reais e o prazo de retorno do capital investido é de três a seis meses.
A Atual Sistemas opera no mercado de software comercial e gestão administrativa desde 2000. Para ser franqueado da marca é preciso ter habilidade e conhecimento de técnicas de gestão integrada – ERP. O investimento médio inicial para abrir uma franquia da marca é de 20 mil reais.
Fundada em 2009, a Multiply Consultoria começou a expandir o negócio por meio do franchising em 2013. Especializada em consultoria e treinamento empresarial para micro e pequenos empresas, a rede tem 28 unidades franqueadas. Para abrir uma franquia é preciso investir a partir de 20 mil reais.
A Flyworld, rede de franquias de agência de viagens, foi fundada em 1997 e começou a expandir por meio de franquias em 2013. Hoje, tem 18 unidades. O investimento inicial varia de 10,5 mil reais a 21,8 mil reais. O retorno do capital investido acontece em até 12 meses.
A Zets é uma franquia de e-commerce e atua no segmento de comunicação, informática e eletrônicos. Os franqueados ganham com comissões sobre vendas. O investimento inicial para virar franqueado da marca é de 20 mil reais.
Fundada em 2010, a Divulgapão é uma rede especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão. Para ter uma franquia da marca, o investimento médio varia de 18 mil a 24 mil reais. O prazo de retorno do capital investido é de seis a oito meses.
A Amabilità é uma rede de franquia que atua no segmento de estética facial e corporal por meio de atendimento domiciliar. Os franqueados trabalham no sistema home based e o investimento inicial é de 24, 9 mil reais. O retorno acontece em até 12 meses.
Criado há 23 anos, o Criar é uma rede de franquias especializada no ensino de Língua Portuguesa voltado para ensino fundamental, ensino médio, pré-vestibular e concursos. O investimento inicial para ser franqueado da marca é de 25 mil reais.
Fundada em 2009, a Bagnews começou a expansão por meio de franquias em 2012 e é especializada em publicidade em embalagens, como sacos de pão, sacolas e caixas de pizza. Hoje, conta com 44 unidades franqueadas e uma unidade no exterior. O investimento inicial é de 25 mil reais.