16 franquias que buscam empreendedores no Nordeste
Veja algumas marcas que têm planos de expansão focados em cidades da região Nordeste do país
Da Redação
Publicado em 5 de dezembro de 2013 às 08h29.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h22.
São Paulo – A região Nordeste está chamando a atenção das franquias . De acordo com um levantamento do Grupo BITTENCOURT sobre franquias na região, Salvador, Recife e Fortaleza estão entre as dez primeiras no ranking de distribuição de unidades franqueadas por cidade. “A população vem desenvolvendo um novo potencial de consumo”, afirma Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo BITTENCOURT. Segundo ela, as marcas mais consolidadas já atuam na região, mas ainda é uma tendência o interesse das marcas menores pelas cidades nordestinas. O levantamento também mostra que a região Nordeste está em situação de quase igualdade com a Sul em percentual de unidades franqueadas. Veja algumas marcas focadas em expandir os negócios para os estados nordestinos e com oportunidades para novos empreendedores.
A Anjos Colchões é uma divisão do Grupo Anjos do Brasil e foi fundada em 1990, no Paraná. A rede conta com fábricas próprias em São Paulo e na Bahia, que foram inauguradas neste ano; a marca tem uma no Paraná também. A primeira franquia inaugurada no Nordeste foi em Alagoas. O investimento inicial para abrir uma loja da marca é de 65 mil reais e o retorno do capital investido acontece em até 18 meses.
A rede tem 84 franquias no Brasil e 15 estão localizadas na região Nordeste. Para o ano que vem, a expectativa da marca é de triplicar esse número, chegando a pelo menos 45 unidades franqueadas. Para abrir um quiosque da marca é preciso desembolsar a partir de 84 mil reais. A taxa de franquia custa 28 mil reais e o prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses.
O Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC) é uma rede de cursos profissionalizantes e está presente na região Nordeste nas praças de Fortaleza, Messejana, Juazeiro do Norte, São Luís, Salvador, Maceió, Natal, Recife, Petrolina, Aracaju, João Pessoa. As cidades nordestinas de Jequié (BA), Sobral (CE) e Caxias (MA) são algumas que a rede tem interesse em expandir. No ano que vem, a expectativa é de inaugurar de 40 a 50 novas escolas no país. O investimento inicial necessário para abrir uma franquia é de 150 mil reais e a previsão de retorno é estimada entre 14 a 20 meses.
A rede de escolas de idiomas fez um mapeamento que identificou 156 cidades do nordeste brasileiro com potencial para receber novas unidades. Até o final do ano que vem, o CNA pretende abrir mais 100 unidades no país; hoje a rede tem 552 unidades em operação. É preciso desembolsar a partir de 200 mil reais para abrir uma escola da marca. A taxa de franquia custa desde 20 mil reais e o retorno do capital investido acontece em até 24 meses.
A Divino Fogão é especializada em comida rápida e conta com 163 unidades em operação no Brasil. Na região Nordeste, a rede tem 23 restaurantes e a previsão é de um crescimento de 40% no ano que vem. O investimento inicial é de 600 mil reais e a taxa de franquia custa 100 mil reais. O prazo de retorno do capital investido é de 36 meses.
Fundada em 2008, a rede de cursos profissionalizantes tem 95 unidades, sendo que destas, 12 estão localizadas na região nordeste. Para 2014, a expectativa é de inaugurar 20 unidades no nordeste do país. João Pessoa, Fortaleza, Arapíraca, Sobral e Jaboatão dos Guararapes são as cidades de maior interesse. Para abrir uma franquia da marca necessário um investimento inicial de 18 mil reais e o prazo de retorno do capital investido é de 12 a 24 meses.
A marca atua no segmento de acessórios de conforto e bem-estar e possui franqueados no Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Para o primeiro semestre do ano que vem, a rede está em busca de um franqueado em Maceió. Em Salvador e João Pessoa, a FOM aguarda oportunidade de ponto. O investimento inicial para abrir uma loja da marca é de 300 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses.
A rede de microfranquias de limpeza comercial foi fundada no Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2011. Em Salvador, a marca tem seis franquias com faturamento anual de 2,5 milhões de reais. De acordo com Renato Ticoulat Neto, diretor de novos negócios da Jan-Pro, a previsão para o ano que vem é de abrir mais seis unidades em Salvador, 10 unidades em Recife, uma unidade em Sergipe, uma em Fortaleza e uma em Aracaju. Para ser franqueado da marca, o investimento inicial é de 15 mil reais. O retorno do capital investido acontece em seis meses.
Atualmente, a marca tem 29 lojas operando nos estados do Nordeste. Nos últimos 12 meses, a rede inaugurou praticamente uma loja a cada bimestre na região e para 2014 a expectativa é de continuar crescendo. O investimento inicial para abrir uma franquia é de 250 mil reais. A previsão de retorno do capital investido é de 36 a 48 meses.
A Mahogany tem o Nordeste como um dos principais focos para expansão, pois a região representa 32% do faturamento da marca. A rede tem mais de 150 lojas no país e, em setembro deste ano, adotou o modelo de vendas por catálogos. Para abrir um quiosque da marca é preciso desembolsar a partir de 80 mil reais.
A rede de franquias especializada em milk-shakes conta com 193 lojas no Brasil, sendo que destas, 103 estão localizadas na região Nordeste. Até o final de 2014, a marca pretende inaugurar mais 37 unidades. O investimento inicial de uma franquia é de 120 mil reais e a taxa de franquia custa 30 mil reais. O retorno do capital investido acontece em 18 meses.
Especializada em cursos profissionalizantes, a On Byte Formação Profissional trabalha com dois modelos de negócio, o tradicional e o compact. A rede tem 92 unidades em operação, sendo que 19 estão localizadas na região Nordeste. Na primeira quinzena de janeiro do ano que vem, serão inauguradas as primeiras microfranquias na cidades de Barreiras (BA), Itajuípe (BA) e Freixeiras (PE). O investimento inicial para ser franqueado da marca é de 32 mil reais.
A marca tem 15 lojas na região Nordeste e está de olho nas principais cidades do interior da região como Feira de Santana, Campina Grande, Arapiraca e Juazeiro do Norte para expandir. Para abrir uma loja é preciso ter uma área mínima de 50 metros quadrados e desembolsar a partir de 350 mil reais.
Fundada em 1991, a marca é especializada no tingimento e customização de roupas. De acordo com Ramon Guedes, gerente de operações da rede, a loja Restaura Jeans que mais fatura no Brasil é a de Salvador. Até o final de 2014, a marca espera abrir mais 60 franquias nos estados nordestinos. O investimento inicial para abrir uma unidade é de 100 mil reais e o retorno do capital investido acontece em 24 meses.