Exame Logo

16 dicas para ser um empreendedor menos estressado

Empresários contam como conseguem driblar o estresse do dia-a-dia

Menos estresse (Dreamstime)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2013 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h29.

São Paulo – Muitas tarefas e compromissos, trânsito, contas a pagar. A rotina dos empreendedores é ideal para levar ao estresse . O fato é que estudos já comprovaram que este comportamento afeta a produtividade e, na pior das hipóteses, a própria saúde. Para evitar que o estresse domine sua rotina, ouvimos o que 16 empresários que comandam pequenas ou médias empresas fazem para driblar o estresse do dia-a-dia.
  • 2. Abandone o carro

    2 /19(Divulgação)

  • Veja também

    Alexandre Lafer Frankel, fundador e CEO da incorporadora Vitacon, descobriu que um dos maiores causadores de estresse na sua vida era o carro. Há 10 anos, ele deixou o veículo de lado e adotou outras maneiras de se locomover na cidade: a pé, de metrô, de ônibus, de bicicleta, de táxi ou de carona. "Sempre há boas opções de transporte disponíveis se você estiver aberto a todas elas”, diz.  O novo hábito mudou tanto sua vida que no ano passado sua experiência virou o livro "Como Viver em São Paulo sem Carro". Frankel garante que ganha pelo menos três horas por dia por não usar mais o carro. Esse hábito se reflete também no negócio. O empresário se especializou em empreendimentos próximos a estações de metrô ou corredores de ônibus e com infraestrutura para bicicletas.
  • 3. Supere-se

    3 /19(Divulgação)

  • Ana Elisa Alvares Corrêa de Siqueira, do Grupo Santa Celina, usa o esporte e a superação para acalmar os ânimos. Ela faz corrida de aventura em equipe. “Hoje, o meu foco são provas mais longas, de 300 a 600 quilômetros”, diz. Para ela, a disciplina e o tempo dedicado a ela mesma ajudam a espantar o estresse. “As provas permitem que você, depois de 130 horas ininterruptas, em que você dormiu apenas 10 horas, faça uma nova leitura das coisas e dos problemas que te afetam”, afirma.
  • 4. Fuja da cidade

    4 /19(Divulgação)

    Ivani Calarezi, fundadora e presidente da Amor aos Pedaços, diz que quando o estresse aperta a melhor saída é cozinhar ou viajar. “Quando me estresso com partes mais burocráticas da empresa, aproveito para relaxar no final de semana no sítio, onde cozinho para os meus filhos e amigos”, conta.
  • 5. Desconecte-se

    5 /19(Divulgação)

    Luiz Gustavo Spila, diretor da Spiltag, empresa de embalagens PET para cosméticos, têm mais de uma forma de driblar o estresse de todo dia. “Pratico pilates duas vezes por semana, que escolhi porque trabalha o corpo e a mente, por meio da concentração e respiração”, conta. Além disso, ele tem um momento próprio todo dia para organizar a mente. “Todos os dias pela noite tomo uma taça de vinho, esse momento chamo de retrospecto, coloco as ideias no lugar, tenho novos insights e renovo minhas energias para o dia seguinte”, conta.
  • 6. Respire fundo

    6 /19(Divulgação)

    Luciano Kalil, do SitePX, usa a yoga e suas técnicas de respiração para aliviar a tensão do negócio. “Duas vezes por semana pratico yoga. É como se as baterias do corpo se carregassem durante a aula. Como é uma prática que trabalha muito a respiração e o conhecimento do corpo, depois de um tempo você se sente mais integrado e calmo”, indica.
  • 7. Tenha uma coleção

    7 /19(Divulgação)

    Colecionar itens pode ser uma maneira de se concentrar em outras tarefas e desligar-se da empresa. Marcelo Ponzoni, fundador da agência Rae,MP, descobriu isso da maneira mais extrema. Depois de vários anos de correria, acabou com duas úlceras. “Num dia fatídico, meus braços adormeceram, minha boca secou e o momento sinalizou a hora de brecar e rever tudo. Iniciei uma coleção de motos antigas, somente dos anos 70. Ficava pelo menos de um ano a um ano e meio na reforma de cada modelo que garimpava em garagens antigas”, diz.
  • 8. Exercite-se

    8 /19(Divulgação)

    Jorgito Donadelli, da marca de calçados masculinos que leva seu nome, diz que o exercício físico é capaz de transformar as pessoas. “Eu amo correr. Muitas vezes eu chego em casa estressado e, antes de qualquer coisa, já aviso a esposa que preciso dos meus 30 minutos de esteira. Volto outra pessoa”, diz. Além disso, esse é o momento em que ele costuma ter boa parte de suas boas ideias.
  • 9. Coloque a mão na massa

    9 /19(Divulgação)

    O empreendedor com perfil mais operacional acaba, cedo ou tarde, migrando para a área de gestão. Com isso, ele pode se afastar daquilo que realmente o motivou e deixar de colocar a mão na massa. Para Daniel Fernandes, presidente da Fernandes Arquitetos Associados, voltar a atuar como arquiteto e não apenas como gestor afasta o estresse. “Já não dá mais para passar o dia fazendo aquilo que mais gosto, projetar. Poder dedicar algumas horas exclusivamente ao exercício de projetar é o que realmente me ajuda a aliviar o estresse. É fundamental para continuar motivado”, diz.
  • 10. Reaprenda a brincar

    10 /19(Divulgação)

    Ivo Machado, da empresa de segurança na internet TrustSign, acredita que fazer algo que se gosta pelo menos uma vez ao dia ajuda a aliviar a tensão. Além de usar o skate para ir ao trabalho, ele fala da importância de aproveitar a família. “Se você tem filhos, volte à infância e brinque com eles. É a melhor coisa do mundo, e isso só será possível se você não se importar com o que os outros pensarão de ver você brincando pra valer”, diz.
  • 11. Encontre os amigos

    11 /19(Divulgação)

    André Bronstein, sócio-fundador da Mídia em Foco, tem nos encontros com os amigos uma forma de desestressar. Ele se reúne toda semana “religiosamente” para jogar pocker. “Pensar de forma estratégica e ainda arriscar jogadas são manobras que acabam sendo bem vindas no cargo de sócio”, diz.
  • 12. Dê um tempo

    12 /19(Divulgação)

    Sair do ambiente que está causando estresse é a dica de Florian Hagenbuch, CEO da Printi. “Quando o estresse aperta, o importante é deixar o ambiente estressante de lado. Dar uma volta no bairro para tomar um ar fresco faz milagres. Geralmente, gosto de ir à padaria e comprar uma Coca-Cola. Além de me relaxar, me dá uma carga de cafeína, o que em uma startup nunca faz falta”, diz.
  • 13. Faça sua própria cerveja

    13 /19(Divulgação)

    A ideia pode parecer inusitada, mas para Felipe Fioravante, sócio do iFood, funciona muito bem. “Uma forma de evitar o estresse é produzir minha própria cerveja no período noturno. Compro o malte, água, lúpulo e fermento. Tento fazer isso ao menos uma ou duas vezes por semana. Acaba sendo um hobby que recarrega as energias para o dia seguinte no trabalho”, conta.
  • 14. Aprenda algo novo

    14 /19(Divulgação)

    Bruno Gagliardi, do Centro Britânico Idiomas, usa a música para se desligar da rotina estressante da rede de franquias. “Faço aula de música. Me relaxa e acalma. Meu foco é o violão e a bateria, nada melhor para me deixar pronto para mais um dia de trabalho”, conta.
  • 15. Tente aumentar o volume

    15 /19(Divulgação)

    Bruno Deux, sócio-fundador da agência AMO, gosta de ouvir rock no último volume para espantar a tensão. “Pode parecer que vai aumentar o estresse, mas garanto que funciona: escuto o disco "And Justice for All", do Metallica, no fone de ouvido. Alto, bem alto. A batida e a sonoridade são muito organizadas e dá uma paz interior”, opina.
  • 16. Concentre-se em outra coisa

    16 /19(Divulgação)

    Parar de pensar um pouco no trabalho e se concentrar em outras tarefas, principalmente manuais, podem ser boas opções para lidar com a tensão. Marisa Peraro, sócia-diretora da Pró-corpo Estética, aprendeu a relaxar cozinhando. “Quando eu preciso relaxar, nada melhor do que cozinhar. No meu caso não é qualquer coisa, preciso fazer cupcakes. Já teve situações em que levei bandejas e bandejas de doce para o pessoal do escritório porque passei a madrugada cozinhando para aliviar o estresse”, diz.
  • 17. Viva a natureza

    17 /19(Divulgação)

    Evandro Oliveira, diretor da rede de franquias AcquaZero, usa seu tempo livre para fazer trilhas de moto. “Minha válvula de escape é fazer trilha de moto nas horas vagas, e já pratico há 12 anos para aliviar as cargas que carregamos em nosso dia-a-dia de trabalho”, diz. Em contato com a natureza, o empresário recarrega as energias para melhorar o negócio.
  • 18. Procure aventura

    18 /19(Divulgação)

    Reinaldo Varela, fundador e presidente da rede de restaurantes Divino Fogão, descobriu no rally sua melhor maneira para aliviar o estresse. Ele já participou de mais de 300 corridas, como Rally dos Sertões e Rally Dakar, e coleciona 108 vitórias. Para ele, a velocidade ajuda a acalmar.
  • 19. Agora, leia mais sobre empreendedorismo

    19 /19(Reprodução)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoEstressePequenas empresas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame