10 hábitos que podem atrapalhar o sucesso de empreendedores
Veja uma lista de atitudes que podem interferir no sucesso de uma pequena empresa ou startup
Da Redação
Publicado em 12 de março de 2015 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h48.
São Paulo – O comportamento do empreendedor pode definir o sucesso ou o fracasso da empresa. Por isso, é preciso prestar atenção em algumas atitudes que podem interferir negativamente na vida e no negócio de um pequeno empresário. Com a ajuda de Maria Rita Spina, diretora executiva da Anjos do Brasil, Conrado Adolpho, especialista em negócio digital, Luiz Guilherme Manzano, diretor da área de Apoio aos Empreendedores da Endeavor, e Fernando Rivera, CSO da Start You Up, EXAME.com listou os principais maus hábitos dos empreendedores.
Ter uma rotina produtiva é essencial na vida de qualquer empreendedor. “Uma das coisas que interferem na produtividade é a centralização, o empreendedor não delegar funções e buscar estar presente em todos os momentos da empresa”, afirma Maria Rita.
Ter foco ajuda a nortear as decisões dos pequenos empresários. “Se ele não sabe onde quer chegar, ele não sabe como planejar o seu negócio. Ter um objetivo claro é super importante”, explica Adolpho. Para Rivera, nenhum negócio tem sucesso sem o acompanhamento e a atenção do empreendedor.
Excesso de otimismo por parte do empreendedor pode interferir negativamente na administração do negócio. “Faz mal para o negócio porque ele sempre vai achar que será a exceção. Encare todos os problemas e tenha como base números e fatos”, recomenda Adolpho. “O otimismo excessivo atrapalha no planejamento de tempo e energia necessários às atividades”, completa Maria Rita.
Empreendedores de sucesso sempre estão em busca de oportunidades para desenvolver sua empresa. Por isso, é preciso refletir quando recusar determinadas oportunidades passa a ser um hábito. “É a questão de ter medo de deixar de ser sustentável e perder a noção do tamanho do negócio”, afirma Adolpho.
Criticar o mercado, os concorrentes e até mesmo os clientes não deveria ser um hábito de pequenos empresários. Para Adolpho, a crítica excessiva faz com que o empreendedor não consiga olhar para os próprios problemas. “O empresário tem que assumir a responsabilidade e terceirizar o problema não ajuda em nada”, diz.
Muitas vezes, empreendedores se fecham e esquecem de ouvir as pessoas importantes para sua empresa. “Ele tem que ouvir todo mundo, fornecedor, investidor e cliente. Sejam críticas, problemas ou sugestões”, afirma Manzano. Para Rivera, escutar conselhos de mentores é essencial e pode ajudar a melhorar o negócio. “Eles sabem muito bem administrar seu financeiro, implementar práticas eficazes de marketing e como também encantar clientes”, ensina.
Saber lidar com as emoções em momentos críticos é indispensável para quem deseja ter sucesso como empreendedor. “É preciso ter cabeça fria para analisar o cenário. Caso contrário, você acaba sucumbindo à pressão”, afirma Adolpho.
Falta de tempo não deveria ser desculpa para empresários deixarem de ir a workshops, palestras ou feiras. “Um dos grandes obstáculos de uma aceleradora é fazer o empreendedor entender que precisa se preparar para desenvolver uma visão de 360 graus sobre seu negócio”, afirma Rivera. O primeiro passo é descobrir quais habilidades ele precisa desenvolver.
O empresário não deve deixar que o negócio controle sua vida. Especialistas afirmam que é preciso ter um plano de negócio e um plano de vida. Empreendedores devem reservar um tempo para ficar com a família, administrar a empresa e para cuidar da própria saúde.
Ter uma equipe unida e motivada é essencial para o sucesso de qualquer tipo de negócio. Entretanto, muitos empreendedores ainda não percebem que é preciso acompanhar de perto os seus colaboradores. “As pessoas que estão por trás de todos os processos da empresa. Cuidar do marketing, das vendas e não cuidar da gestão das pessoas é um erro”, afirma Manzano.
Mais lidas
Mais de PME
Mais na Exame
Future of MoneyBitcoin tem pior semana desde a eleição de Donald Trump