10 cursos para empreendedores no exterior
Confira o que algumas das melhores universidades dos Estados Unidos oferecem para empresários e pequenas empresas
Da Redação
Publicado em 12 de setembro de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h28.
São Paulo – Ter a oportunidade de aprimorar os conhecimentos em outro país e estar em contato com mais empreendedores e ideias é extremamente valioso para novos empresários. Seja em uma pequena empresa ou startup , a formação acadêmica pode ser o adicional que o negócio precisa para decolar. Confira nas próximas páginas os detalhes de alguns programas de empreendedorismo nas melhores universidades dos Estados Unidos neste campo.
Esta universidade é considerada a melhor na área de empreendedorismo por pelo menos 20 anos. Com várias opções de cursos, desde de curta duração até MBA, o maior valor da Babson College está fora da sala de aula. A escola tem mais de 90 organizações e clubes para que os alunos possam trocar experiências. Um dos cursos de curta duração disponível é o Entrepreneur’s Boot Camp: A Deep Dive for New Ventures, que dura uma semana e explora assuntos ligados especialmente a startups. A próxima turma está prevista para acontecer em janeiro de 2014 e o investimento varia de 4,6 mil a 6,7 mil dólares, incluindo acomodação, materiais, refeições e, no caso do valor mais alto, há a possibilidade de ter consultoria com membros da universidade.
A Harvard Business School é uma das escolas de negócios mais desejadas do mundo. Responsável pela formação de boa parte dos CEOs e empreendedores de sucesso do mundo, a faculdade oferece cursos rápidos, além de programas completos. Um deles é o Leading Your Small Business Through Its Lifecycle, um programa de uma semana que ensina a lidar com os ciclos de vida da empresa. Tem investimento de 7,750 dólares.
A Wharton School, escola de negócios da Universidade da Pensilvânia, oferece vários cursos rápidos em áreas como estratégia, liderança e finanças. Uma das opções, com foco em inovação, é o Innovation for Growth: Strategies and Best Practices, que fala sobre boa estratégias para fazer a empresa crescer inovando. Há uma turma prevista para novembro deste ano e outra para junho de 2014; o investimento é de 8 mil dólares.
A Baylor University é uma das melhores faculdades de empreendedorismo dos Estados Unidos. A universidade oferece vários cursos na área, a maioria de longa duração. Coordenado pelo John F. Baugh Center for Entrepreneurship & Free Enterprise, o programa principal de empreendedorismo inclui competições de novos negócios. Entre as disciplinas optativas, é possível escolher áreas como franquias e negócios familiares.
Segundo a universidade, 100% dos alunos terminam o programa no Wolff Center for Entrepreneurship e compram ou começam um novo negócio. A formação em empreendedorismo dura 4 semestres e aborda temas como custos e receitas, capital, plano de negócio e implementação.
Também entre as universidades mais conceituadas do mundo, Stanford oferece, entre os cursos de Educação Executiva, um curso específico para mulheres. O Executive Program For Women Leaders acontece durante uma semana, em maio de 2014, e tem investimento de 11 mil dólares. As alunas aprendem sobre negociação, técnicas efetivas de comunicação e networking.
Outra universidade bastante consagrada internacionalmente que oferece cursos para empreendedores é o MIT, através da Sloan School of Business. O Entrepreneurship Development Program dura uma semana, com turma aberta para janeiro, e aborda temas como criação de valor e marketing para empreendedores. O investimento é de 9,9 mil dólares.
Oferecidos pela Ross School of Business, os cursos de empreendedorismo em Michigan podem atrair especialmente os empreendedores ligados a tecnologia. O programa The Michigan Master of Entrepreneurship exige que os empreendedores comprovem fluência em inglês. O curso é uma parceria entre a escola de negócios e a de engenharia da universidade.
O Lloyd Greif Center for Entrepreneurial Studies, em Los Angeles, oferece um dos mais antigos programas de empreendedorismo do país. Entre os cursos de educação executiva está o Management Development Program, que acontece entre janeiro e março de 2014 e tem investimento de 3,6 mil dólares. O curso aborda temas como finanças, estratégia, liderança e operações.
A Booth School of Business, escola de negócios da Universidade de Chicago, oferece vários cursos de MBA para empreendedores e alguns programas mais curtos em áreas como finanças, marketing e gestão.