10 cursos online e gratuitos para inovar no seu negócio
Em épocas de crise econômica, é preciso encontrar novas soluções. Veja aulas que ensinam como ser mais criativo dentro do seu negócio.
Mariana Fonseca
Publicado em 21 de novembro de 2015 às 07h00.
São Paulo - Em épocas de crise econômica, é preciso encontrar novas soluções. Por isso, ter uma mentalidade inovadora é algo a ser desenvolvido por todos que querem ter sucesso em seus negócios.
Caso você esteja com dificuldades para enxergar o que está ao seu redor com um olhar mais apurado, alguns cursos especializados no assunto podem ser a solução.
Por isso, selecionamos abaixo dez aulas online e gratuitas que ensinam como ser mais criativo . Algumas das instituições que ministram os conteúdos são a Universidade de São Paulo (USP) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Confira a seguir:
1 –Abordagens para gestão da inovação radical
Instituição: USP (Veduca)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: cerca de três horas
Idioma: português
O curso aborda temas como o processo da inovação (incremental e radical), abordagem e técnicas para geração de ideias, seleção e pré-financiamento de inovações e gestão de incertezas. O conteúdo é composto por uma série de 11 aulas em vídeo.
2 –Como desenvolver produtos e serviços inovadores
Instituição: MIT
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 3 horas por semana
Idioma: inglês
Inovar é preciso para a sobrevivência de um negócio. Frequentemente, porém, as empresas não sabem como inovar. O curso do MIT ensina metodologias para desenvolver inovações, fazendo uso de cases, leituras e alguns vídeos explicativos. O próprio aluno acessa o conteúdo e faz os exercícios encontrados no material.
3 –Decodificando o Vale do Silício: cultura, inovação e empreendimento
Instituição: Pontificia Universidad Católica de Chile (Coursera)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: de 5 a 7 horas por semana
Idioma: espanhol
As aulas são destinadas aos empreendedores tecnológicos que querem globalizar seu negócio. Nelas, o aluno aprenderá que o Vale do Silício não é apenas tecnologia, e sim uma mentalidade, uma forma única de realizar ações no mundo. Ou seja, uma filosofia de inovação.
4 –Gerenciando a inovação e o empreendedorismo
Instituição: MIT
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 3 horas por semana
Idioma: inglês
O curso discute o básico que todo gestor precisa saber para administrar inovações tecnológicas, seja em negócios inovadores ou nos estabelecidos. As aulas examinam estratégias inovadoras como forma de diferenciação competitiva.
5 –Inovação pelo usuário: um caminho para o empreendedorismo
Instituição: MIT (edX)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 2 horas por semana
Idioma: inglês
A inovação não está apenas em laboratórios. Frequentemente, ela ocorre quando pessoas comuns resolvem problemas que importam para elas. É isso que o curso do MIT quer ensinar. As aulas ajudam o aluno a identificar qual dilema ele quer solucionar e como compartilhar a inovação com outras pessoas.
6 –Inovando em um universo digital
Instituição: Institut Mines-Télécom (Coursera)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: de 2 até 3 horas por semana
Idioma: inglês
O curso dá o suporte necessário para compreender a revolução digital atualmente em andamento. Os idealizadores das aulas afirmam que essa é uma realidade que precisa ser compreendida, em um cenário no qual startups provocam disrupção nos mercados, competem com grandes empresas e mudam a organização da economia mundial.
7 –Liderança, gestão de pessoas e do conhecimento para a inovação
Instituição: USP (Veduca)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: cerca de duas horas
Idioma: português
O curso trabalha desde o contexto e as tendências na gestão de pessoas até sistemas estratégicos e integrados, captação e socialização, valorização de funcionários e estruturação de equipes de desenvolvimento e de inovação. O curso é composto por uma série de 11 aulas em vídeo.
8 – Reinvente-se: liberte sua criatividade
Instituição: Univeristy of Texas Health Science Center (edX)
Quando: a partir de 24 de novembro
Carga horária: de 2 a 4 horas por semana
Idioma: inglês
Como atiçar sua criatividade e reinventar sua trajetória? A especialista Roberta Ness irá explicar neste curso 5 passos para alcançar esse objetivo. Estudantes aprenderão a solucionar problemas que requerem uma abordagem inovadora, identificar uma nova forma de pensar e espalhar o que você aprendeu por meio de uma boa comunicação.
9 – Solução criativa de problemas
Instituição: University of Minnesota (Coursera)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: de 4 a 6 horas por semana
Idioma: inglês
As aulas focam no pensamento divergente: a habilidade de desenvolver diversas ideias e conceitos para a resolução de problemas. O curso ajuda a entender o papel da criatividade e da inovação no seu trabalho e fora dele. Pelos exercícios e pelas leituras, o aluno entendem o que é a criatividade e podem, então, aprimorá-la.
10 – Solução criativa de problemas e tomada de decisões
Instituição: Delft University of Technology (edX)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 40 horas ao todo
Idioma: inglês
O curso mostra como explorar sistemas complexos, nos quais um fator pode influenciar outros. Nessas horas, é preciso analisar possíveis resoluções e decidir qual é a mais efetiva. Na prática, as aulas introduzem diversas ferramentas e métodos para a resolução de problemas.
São Paulo – Assistir a programas de TV não é apenas uma forma de relaxar: muitos deles ensinam lições valiosas para quem é dono de um negócio próprio.
Por isso, selecionamos algumas atrações que comprovam que aprender mais sobre a arte do empreendedorismo não precisa ser uma tarefa exaustiva. Enquanto alguns episódios são transmitidos apenas pelas respectivas emissoras, outros também podem ser vistos online.
Navegue pelas fotos acima e veja dez séries de televisão que têm muito a oferecer para os que são ou desejam ser empreendedores . A lista tem desde programas focados em negócios até os conhecidos por quem nunca pensou em abrir uma empresa.
A série, produzida pela Bloomberg, traça o perfil de diversos líderes e empreendedores de sucesso. Algumas personalidades retratadas são J. K. Rowling, Jeff Bezos, Steve Jobs e Mark Zuckerberg.
Onde é transmitido: é possível assistir aos episódios tanto pelo site da Bloomberg TVquanto pelocanal do YouTube.O último episódio foi publicado em fevereiro deste ano.
“House of Cards” é uma série que dá lições de negociação para empreendedores. E em um ambiente onde tanto o pensamento estratégico quanto a força de decisão são necessários: o universo da política.
Onde é transmitido: a quarta temporada da atração já foi prometida para 2016. A série pode ser vista pelo serviço de streaming Netflix, por se tratar de uma produção original da companhia.
A série se passa nos anos 60, em Nova York, e acompanha a vida do diretor de criação Don Draper. Retratando o universo da publicidade da época e as mudanças nesse setor, o programa também mostra a vida pessoal das personagens - incluindo ambição, frustração e disputa por poder. A série fala muito sobre inovar e criar novas oportunidades de negócio.
Onde é transmitido: a série chegou ao fim em abril deste ano. No Brasil, os episódios são transmitidos pela TV Cultura e pelo canal digital e pago HBO GO. A série também pode ser vista pelo serviço Netflix.
“O Aprendiz” é a versão brasileira do programa “The Apprentice”, apresentado pelo candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump (substituído por Arnold Schwarznegger para a temporada de 2016).
Nele, os participantes passam por diversos testes de trabalho em equipe e planejamento estratégico. A competição elimina pouco a pouco os candidatos, restando apenas “o aprendiz”.
Com diversas temporadas, a versão brasileira já foi apresentada pelos empresários Roberto Justus e João Dória Júnior. O programa deixou de ter participantes anônimos e resolveu incluir celebridades, um movimento que o “The Apprentice” também realizou.
Onde é transmitido: o programa passa no canal aberto Record. A data para uma nova temporada ainda não foi definida. É possível ver alguns vídeos da temporada anterior. Na versão americana, quem transmite é o canal NBC e o programa já teve 14 temporadas (contando tanto “The Appprentice” quanto “The Celebrity Apprentice”).
Originalmente chamado “The Profit” (“O Lucro”), o programa é estrelado pelo investidor Marcus Lemonis. Ele ajuda empresas em apuros a se reerguerem - em geral, são pequenos negóciosfamiliares, geridos de forma amadora. O empresário coloca seu próprio dinheiro no negócio e passa a ser sócio dos empreendedores, identificando falhas e guiando empreendimentos para o sucesso. Veja neste link alguns dos ensinamentos de Lemonis.
Onde é transmitido: no Brasil, o programa passa no canal pago History Channel. Nos Estados Unidos, uma nova temporada será lançada no dia 28 de outubro deste ano.
Quer aprender como fazer um bom pitch da sua empresa? É isso que ensina o programa Shark Tank (em português, “Shark Tank: Negociando com Tubarões”).
Em Shark Tank, empreendedores apresentam sua ideia de negócio para cinco possíveis investidores. Esses “tubarões” criticam o projeto e podem ou não fazer uma proposta de aporte, envolvendo tanto dinheiro quanto uma participação societária na empresa. Veja algumas das melhores frases ditas pelos investidores do Shark Tank. Onde é transmitido: no Brasil, o programa começou a ser transmitido pelo canal pago TLC neste ano. A atração lançou sua sétima temporada nos Estados Unidos no mês passado.
“Silicon Valley” é uma série de comédia que mostra a história de seis programadores tentando fazer sucesso no Vale do Silício, enfrentando desafios típicos do desenvolvimento de uma ideia de negócio inovadora.
Onde é transmitido: atualmente, a terceira temporada está em produção, para ser transmitida em 2016. A série é transmitida pelo canal pago HBO, e pelo digital HBO GO.
A série de comédia “The Office” é uma espécie de pseudodocumentário sobre um braço da empresa Dunder Mifflin, que comercializa papel. A série aborda principalmente conceitos de liderança, por meio do chefe Michael Scott: o que fazer – e, principalmente, o que não fazer – na sua empresa.
Onde é transmitido: a série terminou em 2013, com nove temporadas, mas os episódios podem ser vistos pelo serviço Netflix.
O reality show “Undercover Boss” (no Brasil, “O Chefe Espião”) mostra, a cada episódio, um empresário da alta hierarquia de uma empresa tendo de secretamente trabalhar com os funcionários nas posições iniciantes do negócio. Assim, o executivo aprende realmente como é a operação do negócio que ele administra - na foto acima, vemos um episódio que envolve a rede Subway. Recentemente, o programa Fantástico (Rede Globo) fez um quadro similar, chamado "Chefe Secreto".
Onde é transmitido: ao todo, seis temporadas foram feitas. A série é transmitida pelo canal americano CBS e alguns episódios podem ser vistos no site do veículo. O Canal Viva transmitiu o reality show no Brasil há alguns anos.
O programa “Your Business” é voltado para pequenas e médias empresas. Além de mostrar exemplos desses negócios, a atração leva especialistas em negócios e investidores para aconselhar empreendedores em diversos assuntos. Na foto, um exemplo da loja de óculos Warby Parker, que começou na internet e se tornou uma referência de marca.
Onde é transmitido: o programa foi criado em 2006 e até hoje é transmitido pela rede americana MSNBC, semanalmente. É possível ver alguns vídeos, inclusive buscando por temas de interesse, no site do programa.