PME

10 cursos online e gratuitos para inovar no seu negócio

Em épocas de crise econômica, é preciso encontrar novas soluções. Veja aulas que ensinam como ser mais criativo dentro do seu negócio.


	Inovação: alguns cursos especializados em criatividade podem ser a solução caso você esteja sem ideias para seu negócio
 (Thinkstock)

Inovação: alguns cursos especializados em criatividade podem ser a solução caso você esteja sem ideias para seu negócio (Thinkstock)

Mariana Fonseca

Mariana Fonseca

Publicado em 21 de novembro de 2015 às 07h00.

São Paulo - Em épocas de crise econômica, é preciso encontrar novas soluções. Por isso, ter uma mentalidade inovadora é algo a ser desenvolvido por todos que querem ter sucesso em seus negócios.

Caso você esteja com dificuldades para enxergar o que está ao seu redor com um olhar mais apurado, alguns cursos especializados no assunto podem ser a solução. 

Por isso, selecionamos abaixo dez aulas online e gratuitas que ensinam como ser mais criativo. Algumas das instituições que ministram os conteúdos são a Universidade de São Paulo (USP) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Confira a seguir:

1 – Abordagens para gestão da inovação radical
Instituição:
 USP (Veduca)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: cerca de três horas
Idioma: português

O curso aborda temas como o processo da inovação (incremental e radical), abordagem e técnicas para geração de ideias, seleção e pré-financiamento de inovações e gestão de incertezas. O conteúdo é composto por uma série de 11 aulas em vídeo.

2 – Como desenvolver produtos e serviços inovadores
Instituição:
MIT
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 3 horas por semana
Idioma: inglês

Inovar é preciso para a sobrevivência de um negócio. Frequentemente, porém, as empresas não sabem como inovar. O curso do MIT ensina metodologias para desenvolver inovações, fazendo uso de cases, leituras e alguns vídeos explicativos. O próprio aluno acessa o conteúdo e faz os exercícios encontrados no material.

3 – Decodificando o Vale do Silício: cultura, inovação e empreendimento
Instituição:
Pontificia Universidad Católica de Chile (Coursera)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: de 5 a 7 horas por semana
Idioma: espanhol

As aulas são destinadas aos empreendedores tecnológicos que querem globalizar seu negócio. Nelas, o aluno aprenderá que o Vale do Silício não é apenas tecnologia, e sim uma mentalidade, uma forma única de realizar ações no mundo. Ou seja, uma filosofia de inovação.

4 – Gerenciando a inovação e o empreendedorismo
Instituição:
 MIT
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 3 horas por semana
Idioma: inglês

O curso discute o básico que todo gestor precisa saber para administrar inovações tecnológicas, seja em negócios inovadores ou nos estabelecidos. As aulas examinam estratégias inovadoras como forma de diferenciação competitiva. 

5 – Inovação pelo usuário: um caminho para o empreendedorismo
Instituição:
MIT (edX)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 2 horas por semana
Idioma: inglês

A inovação não está apenas em laboratórios. Frequentemente, ela ocorre quando pessoas comuns resolvem problemas que importam para elas. É isso que o curso do MIT quer ensinar. As aulas ajudam o aluno a identificar qual dilema ele quer solucionar e como compartilhar a inovação com outras pessoas.

6 – Inovando em um universo digital
Instituição:
 Institut Mines-Télécom (Coursera)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: de 2 até 3 horas por semana
Idioma: inglês

O curso dá o suporte necessário para compreender a revolução digital atualmente em andamento. Os idealizadores das aulas afirmam que essa é uma realidade que precisa ser compreendida, em um cenário no qual startups provocam disrupção nos mercados, competem com grandes empresas e mudam a organização da economia mundial.

7 – Liderança, gestão de pessoas e do conhecimento para a inovação
Instituição:
USP (Veduca)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: cerca de duas horas
Idioma: português

O curso trabalha desde o contexto e as tendências na gestão de pessoas até sistemas estratégicos e integrados, captação e socialização, valorização de funcionários e estruturação de equipes de desenvolvimento e de inovação. O curso é composto por uma série de 11 aulas em vídeo.

8 – Reinvente-se: liberte sua criatividade
Instituição: Univeristy of Texas Health Science Center (edX)
Quando: a partir de 24 de novembro
Carga horária: de 2 a 4 horas por semana
Idioma: inglês

Como atiçar sua criatividade e reinventar sua trajetória? A especialista Roberta Ness irá explicar neste curso 5 passos para alcançar esse objetivo. Estudantes aprenderão a solucionar problemas que requerem uma abordagem inovadora, identificar uma nova forma de pensar e espalhar o que você aprendeu por meio de uma boa comunicação.

9 – Solução criativa de problemas
Instituição: University of Minnesota (Coursera)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: de 4 a 6 horas por semana
Idioma: inglês

As aulas focam no pensamento divergente: a habilidade de desenvolver diversas ideias e conceitos para a resolução de problemas. O curso ajuda a entender o papel da criatividade e da inovação no seu trabalho e fora dele. Pelos exercícios e pelas leituras, o aluno entendem o que é a criatividade e podem, então, aprimorá-la.

10 – Solução criativa de problemas e tomada de decisões
Instituição: Delft University of Technology (edX)
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 40 horas ao todo
Idioma: inglês

O curso mostra como explorar sistemas complexos, nos quais um fator pode influenciar outros. Nessas horas, é preciso analisar possíveis resoluções e decidir qual é a mais efetiva. Na prática, as aulas introduzem diversas ferramentas e métodos para a resolução de problemas.

Acompanhe tudo sobre:CriatividadeCursoscursos-onlinedicas-de-empreendedorismodicas-de-inovacao-de-pmedicas-para-seu-negocioEmpreendedoresEmpreendedorismoInovaçãoPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar