Negócios

Vale transportará grãos por ferrovias no Norte e Nordeste

São Paulo - A Vale assinou contrato de 25 anos com a Ceagro Agronegócios para transporte e embarque marítimo de 240 mil toneladas de grãos por ano, pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Ferrovia Norte Sul (FNS), segundo comunicado divulgado hoje pela Vale à imprensa. A Ceagro Agronegócios atua na compra e venda de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - A Vale assinou contrato de 25 anos com a Ceagro Agronegócios para transporte e embarque marítimo de 240 mil toneladas de grãos por ano, pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Ferrovia Norte Sul (FNS), segundo comunicado divulgado hoje pela Vale à imprensa. A Ceagro Agronegócios atua na compra e venda de grãos e insumos. Para a operação, a Ceagro alugará 30 vagões graneleiros da Ferrolease, empresa que oferece serviços de aluguel de equipamentos ferroviários. Os grãos serão transportados na rota Porto Franco (TO) e Colinas do Tocantins (TO) para São Luís (MA), onde serão embarcados no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira.

O corredor logístico formado pelas ferrovias Carajás e Norte Sul atenderá os clientes das regiões do Maranhão, Piauí e Tocantins, além de fomentar a produção de grãos em outros estados brasileiros, como Bahia e Mato Grosso, segundo a Vale. "Este contrato demonstra a confiança dos clientes em nosso corredor logístico no Norte e Nordeste do País, como nova alternativa competitiva para o escoamento de grãos dessas regiões", afirmou o diretor de Comercialização de Logística da Vale, Marcello Spinelli, por meio de nota.

Segundo o presidente da Ferrolease, Estefano Vaine Júnior, esta forma de contrato é inédita no Brasil. "Este é o primeiro contrato de locação com 25 anos que temos dentro do segmento ferroviário no Brasil", disse em comunicado. Em 2009, a Estrada de Ferro Carajás e a Ferrovia Norte Sul deverão transportar cerca de 1,7 milhão de toneladas de grãos.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ela apostou em IA para fazer refeições corporativas e faturar R$ 700 milhões ainda este ano

La Guapa agora é franquia: rede de empanadas de Paola Carosella busca investidores franqueados

Depois da corrida, Vulcabras avança por outros esportes. Próximo passo: futebol

Dez mais ricos do mundo perdem US$ 35,5 bilhões em 24h com derretimento de ações tech; Bezos lidera

Mais na Exame