Negócios

Vale planeja aumento de 70% na produção de aço no Brasil

A mineradora apresentou um projeto de 11,4 bilhões de dólares, pelo qual vai construir três siderúrgicas, com capacidade total de 24 milhões de toneladas de aço por ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Companhia Vale do Rio Doce planeja implantar três usinas siderúrgicas no Maranhão até 2010, com capacidade total de produção de 24 milhões de toneladas por ano. O volume representa um acréscimo de 70% à atual capacidade instalada de todas as siderúrgicas do país, que soma 34 milhões de toneladas. O projeto foi apresentado, nesta quinta-feira (23/9), a Carlos Lessa e Darc Costa, respectivamente, presidente e vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, também participou da apresentação. O valor total do projeto é de 11,4 bilhões de dólares. O empreendimento será implantado em duas etapas. Na primeira, as três usinas terão capacidade para produzir 4 milhões de toneladas anuais cada uma. Até o final da década, porém, uma ampliação das plantas elevará capacidade individual para 8 milhões de toneladas. A produção será destinada à exportação e deve atingir 9 bilhões de dólares por ano.

Cerca de 50 mil empregos serão gerados pelo projeto. Para suprir essa demanda, serão realizados investimentos na qualificação profissional dos trabalhadores da Amazônia e do Nordeste, a fim de que possam estar aptos a atuar no pólo siderúrgico.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame