Negócios

Vale participará de produção de coque na China

Parcerias em fábrica de coque e em mina de carvão coqueificável marcam primeiros investimentos da companhia na China

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) fechou uma parceria para a produção de coque metalúrgico na China. O primeiro investimento da CVRD no país alançará cerca de 27 milhões de dólares, o que lhe garantirá participação de 25% no capital da Shandong Yankuang International Coking. A fábrica entrará em operação em 2006, com capacidade anual de dois milhões de toneladas de coque e 200 mil toneladas de metanol como subproduto. A planta será construída em parceria com o Yankuang Group, produtor de carvão da China, e com a Itochu Corporation, trading japonesa.

Além de explorar o mercado chinês, o investimento garantirá à CVRD a exclusividade de vendas, no Brasil, de parte da produção da nova fábrica. Segundo a companhia, a parceria com as empresas asiáticas permitirá a junção de várias competências. A CVRD e a Itochu oferecerão suas experiências em marketing, comercialização e financiamento de projetos. A Yankuang acrescentará a disponibilidade de recursos minerais, tecnologia e infra-estrutura.

A nova planta será instalada na província chinesa de Shandong. Trata-se de uma fábrica de coque da Kaiserstuhl, localizada na Alemanha. A unidade foi adquirida pela Yankuang e será desmontada, transportada até a China e reconstruída. A Yankuang também será responsável pelo fornecimento do carvão que sustentará o funcionamento da fábrica.

A CVRD também assinou contrato com a Yankuang com vistas ao desenvolvimento da mina de carvão coqueificável de Zhaolou, também localizada em Shandong. A mina tem capacidade de fornecer três milhões de toneladas anuais de carvão. A CVRD aguarda a conclusão dos estudos de viabilidade da mina, mas sua participação neste projeto será, também, de 25%.

Segundo a CVRD, além de garantir acesso ao mercado chinês, as parcerias também permitirão a diversificação do portfólio de produtos da mineradora, hoje composto por minério de ferro, pelotas, minério de manganês e ferro ligas. O coque é um dos principais insumos das siderúrgicas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ele já vendeu sorvete, DVDs de anime e sex toys, mas os R$ 40 milhões só vieram com aulas de inglês

Ele abriu uma loja da Cacau Show no interior do Pará. Hoje, fatura R$ 29 milhões com 23 unidades

Os planos da ArcelorMittal para bater sua meta de descarbonização

CPFL energia e a construção do pilar de governança no ESG

Mais na Exame