Negócios

Toyota se prepara para lucro estagnado depois de bonança

Impulso em exportações que a companhia e outras montadoras japonesas ganharam com a acentuada depreciação do iene nos últimos 18 meses perde força

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2014 às 09h23.

Tóquio - A Toyota Motor alertou que os lucros podem cair neste ano fiscal à medida que o impulso em exportações que a companhia e outras montadoras japonesas ganharam com a acentuada depreciação do iene nos últimos 18 meses perde força.

Para o presidente Akio Toyoda, a "calmaria" no horizonte impõe um desafio diferente ante os principais eventos que marcaram os seus cinco anos no cargo, como os grandes recalls de 2010, o tsunami de 2011 no Japão e o boicote aos produtos japoneses por consumidores chineses após uma disputa territorial no final de 2012.

A maior montadora do mundo em vendas disse nesta quinta-feira que espera que o lucro líquido caia 2,4 por cento para 1,78 trilhão de ienes (17,5 bilhões de dólares) no ano fiscal até março de 2015. A cifra fica bem abaixo dos 2,03 trilhões de ienes estimados por 24 analistas em pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S.

Embora a Toyota tipicamente divulgue previsões conservadoras, a queda é uma inversão acentuada de uma quase duplicação do lucro líquido no exercício encerrado em 31 de março, a um recorde de 1,82 trilhão de ienes, num resultado impulsionado pelas exportações.

Toyoda disse a jornalistas em Tóquio que os lucros deste ano podem cair com a empresa enfrentando um mercado japonês de automóveis em encolhimento, atingido por um aumento de impostos de vendas em abril, e por um hiato no lançamentos de veículos.

No futuro, disse o executivo, ele quer que a Toyota possa desenvolver um crescimento estável a longo prazo em vez de oscilar entre extremos de lucro, como no ano passado, ou de perda depois de grandes recalls ou desastres naturais.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaEmpresasEmpresas japonesasIndústriaLucroMontadorasToyota

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame