Exame Logo

Tim Cook quis doar seu fígado a Steve Jobs, mas ele rejeitou

Nova biografia irá revelar que sucessor de Jobs tentou, sem sucesso, salvar sua vida

Tim Cook e Steve Jobs: fundador da Apple recusou o fígado do amigo, segundo biografia (Getty Images)

Daniela Barbosa

Publicado em 13 de março de 2015 às 11h57.

São Paulo - Uma nova biografia sobre a trajetória de Steve Jobs será lançada até o fim do mês nos Estados Unidos e promete trazer detalhes de como Tim Cook , sucessor do empresário no comando da Apple , tentou salvar sua vida.

Um trecho do livro, “Becoming Steve Jobs: The Evolution of a Reckless Upstart into a Visionary Leader”, ainda sem tradução para o português, conseguido com exclusividade pela revista Fast Company, revelou que Cook tentou doar parte de seu fígado a Jobs, mas ele não aceitou a oferta.

De acordo com a publicação, no início de 2009, época em que Jobs enfrentava uma das piores fases da doença, Cook viu que o amigo precisava de um transplante de fígado e buscou informações de como ajudá-lo.

O executivo descobriu que tinha o mesmo tipo sanguíneo que Jobs e que poderia dar parte de seu fígado a ele sem comprometer sua saúde.

Porém, segundo Cook, Jobs disse não.

"Ele me cortou as pernas, quase antes das palavras saírem da minha boca. Não, disse ele. Eu nunca vou deixar você fazer isso”, segundo depoimento de Cook no livro.

Ainda de acordo com o executivo, Jobs gritou poucas vezes com ele durante os 13 anos de convivência e essa foi uma delas.

São Paulo - O fotojornalista Doug Menuez lançou recentemente um livro fotográfico sobre Steve Jobs, o cofundador da Apple Computers. Nesta semana, Menuez divulgou algumas imagens inéditas que estão presentes no "Fearless Genius" ("Gênio Destemido") disponível na Amazon em formato de e-book. Em 1985, Menuez ficou sabendo da saída de Jobs da Apple e pediu a ele permissão para documentar sua vida a partir de então. Confira a seguir as imagens de Jobs entre 1985 e 1991, fotografadas por Menuez.
  • 2. Fremont, California —1986

    2 /7(Reprodução)

  • Veja também

    O dia em que Ross Perot deu 20 milhões de dólares a Jobs. Já sabendo a importância do ambiente para uma apresentação, Jobs impressionou Perot com um almoço nada convencional junto com a diretoria da NeXT em um galpão abandonado.
  • 3. Fremont, California — 1987

    3 /7(Reprodução)

  • Jobs voltando de uma visita à fabrica nova. Menuez diz que apesar de ser rude e crítico, cofundador da Apple era alegre e tinha uma energia contagiante. O fotógrafo destaca que este era um momento raro.
  • 4. Santa Cruz, California, — 1987

    4 /7(Reprodução)

    Jobs vê o protótipo do próximo computador da NeXT junto com Ken Haven, diretor de engenharia mecânica, à época. A empresa escolheu usar magnésio por sua leveza e resistência, mas isso gerou custos e atrasou o produto.
  • 5. Menlo Park, California — 1987

    5 /7(Reprodução)

    Na foto, Jobs estava em um raro momento de descontração. Mas o fotógrafo afirma que ele "fingia ser humano", porque isso, na verdade, era apenas uma atuação para que sua equipe relaxasse.
  • 6. Santa Cruz, California — 1987

    6 /7(Reprodução)

    Jobs pensando. O fotógrafo conta que apesar do destino infeliz da NeXT, o executivo nunca desistiu de suas ideias. As inovações criadas na NeXT o levaram para a volta triunfal para a Apple.
  • 7. Veja também:

    7 /7(Monica Schipper/Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaPersonalidadesSteve JobsTecnologia da informaçãoTim Cook

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame